22 de maio de 2016

Museus do Mundo!!! – Parte 1

Olá Amigo & Viajante!!!

Como você já deve ter percebido nós adoramos museus!!! Eles sempre fazem parte dos nossos roteiros e não é raro perdermos a noção do tempo dentro deles.

Os museus surgiram com o hábito das pessoas em colecionar simples objetos, porém hoje é possível encontrá-los tratando dos mais diferentes temas, como artes, história de países, história natural, tecnologia, entre outros. E, se por um lado, grande parte dos acervos foi fruto de apropriação irregular (roubooo!!!) realizada ao longo dos tempos, por outro, a função dos museus passou a ser crucial para o entendimento dos processos histórico e cultural da humanidade. Bem como de transmitir toda esta riqueza e conhecimento à população!!!
Galerias lotadas!!! Afff!!!
Musée du Louvre, Paris 2012





Com este post lançaremos uma série sobre os museus que conhecemos pelo mundo, destacando os fatos e as obras que mais nos emocionaram, tanto pelo seu valor histórico como por sua pura e simples beleza...
Nos acompanhe nesta primeira rodada!!!



- Louvre, Paris 2012: Indiscutivelmente o Musée du Louvre é o museu mais visitado do mundo e não poderia deixar de encabeçar nossa lista. Ele é enorme e sempre lotado de turistas, principalmente nas alas em que se encontram as obras mais famosas. Passamos um dia inteiro dentro dele e não vimos tudo. Portanto, é preciso organização para visitá-lo.
Musée du Louvre, Paris 2012



O Louvre já foi uma fortaleza militar medieval, depois transformado em palácio real e desde 1793 abriga um dos maiores acervos de arte e cultura do mundo. Cerca de 35000 obras estão expostas em 3 alas (Denon, Sully e Richelieu) e vários departamentos. Localiza-se em um dos lugares mais encantadores e agradáveis de Paris, entre a Rue de Rivoli e o Rio Sena, junto ao Jardin des Tuileries.

Nossos Destaques:
Mona Lisa (1503-1506): A mais famosa obra de Leonardo da Vinci (1452-1519) é com certeza a mais visitada do Louvre. Você disputará cada palmo de chão para chegar perto e tentar desvendar o sorriso da moça!!!
Todos querem desvendar o sorriso da Mona Lisa!!!
Musée du Louvre, Paris 2012

O sorriso da que está no quadro!!! kkkk
Mona Lisa, Musée du Louvre, Paris 2012

A Rendeira (1669-1670): Obra-prima de Johannes Vermeer (1632-1675), um dos maiores expoentes da Idade de Ouro Holandesa e mestre em representar momentos da vida cotidiana da época.
A Rendeira, Musée du Louvre
Paris 2012

Vênus de Milo (século II a.C.): Icônica representação da deusa Afrodite (autor desconhecido) encontrada na ilha de Milos, Mar Egeu, em 1820.
Vênus de Milo, Musée du Louvre
Paris 2012

Vitória de Samotrácia (190 a.C.): Figura em mármore da deusa alada Nike (também de autoria desconhecida). A estátua foi descoberta em 1863 nas ruínas do Santuário dos Grandes Deuses, na ilha grega de Samotrácia.
Vitória de Samotrácia, Musée du Louvre
Paris 2012

- National Gallery, Londres 2009: Era nossa primeira viagem à Europa e nunca tínhamos visitado um museu tão espetacular, com tantas obras de arte famosas e emblemáticas. E acredite, totalmente de graça. Sim, na terra da Rainha a maioria dos museus são gratuitos. Saímos de lá embasbacadas!!!
National Gallery, Londres 2009

A National Gallery, fundada em 1824, é um dos museus mais visitados da Europa e um dos mais conhecidos do mundo. Localiza-se na badalada Trafalgar Square, no coração de Londres, e abriga uma preciosa coleção de mais de 2300 pinturas.

Nossos destaques:
Os Guarda-Chuvas (década de 1880): Não é das pinturas mais famosas de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), mas a achamos simplesmente encantadora!!!
Os Guarda-Chuvas, National Gallery, Londres 2009
Foto: www.nationalgallery.org.uk *

Os Girassóis (1888): O que dizer desta obra que é uma das mais conhecidas de Vincent Van Gogh (1853-1890)?!?! Na verdade Van Gogh pintou uma série de Girassóis e ainda existem 4 versões do quadro espalhadas pelo mundo, além da exposta na National Gallery.
Os Girassóis, National Gallery, Londres 2009
Foto: www.nationalgallery.org.uk *

O Retrato de Arnolfini (1434): Obra magistral e intrigante do holandês Jan Van Eyck (1390-1441), com muitas teorias sobre o seu real significado.
O Retrato de Arnolfini, National Gallery
Londres 2009 - Foto: www.nationalgallery.org.uk *

O Tâmisa abaixo de Westminster (1871): Pintura da época em que Claude Monet (1840-1926) morou em Londres fugindo da guerra Franco-Prussiana.
O Tâmisa abaixo de Westminster, National Gallery
Londres 2009 - Foto: www.nationalgallery.org.uk *


- Museo Precolombino, Santiago do Chile 2008: Seu acervo contempla mais de 5000 peças de artes que demonstram a diversidade cultural de vários povos americanos antes da chegada dos espanhóis. A coleção permanente está disposta em diferentes Salas como a Mesoamérica, Intermedia, Caribe, Amazonas, Andes Centrales, Andes del Sur, entre outras.
Museo Precolombino, Santiago do Chile 2008

O Museo Chileno de Arte Precolombino está localizado no Centro Histórico de Santiago e é imperdível. Não deixe de visitá-lo!!!

Nosso destaque:
As múmias de Chinchorro (entre 7000 e 2000 anos a.C.): Encravada no deserto de Atacama, a cultura Chinchorro deixou um legado extraordinário para a humanidade. Sua insólita e sofisticada forma de preservar seus mortos resultou nas inacreditáveis múmias plásticas, mais antigas que as egípcias!!!
Múmia de Chinchorro, Museo Precolombino, Santiago do Chile 2008
Foto: www.precolombino.cl

Veja aqui e aqui mais dicas de Santiago do Chile!!!


- Galleria dell’Accademia, Florença 2014: Fundada em 1784 para proporcionar aos estudantes acesso a um grupo seleto de obras de arte que serviriam como estímulo para estudo e desenvolvimento de futuros artistas.
Galleria dell'Accademia, Florença 2014

Hoje a Galleria dell’Accademia de Belle Arti é um importante museu de Florença, dedicado à preservação de um rico conjunto de obras de arte desde o final do período gótico até o final do século XIX. Compre seu ingresso antecipadamente, pois a visita ao museu é com hora marcada.

Nosso destaque:
David (1501-1504): Uma das esculturas mais famosas de Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e considerada uma das mais significativas obras do Renascimento. O David original permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferido definitivamente para a Galleria dell'Accademia.
David, Galleria dell'Accademia
Florença 2014

David, Galleria dell'Accademia
Florença 2014

- Reina Sofia, Madri 2012: Importante museu europeu dedicado às artes moderna e contemporânea. O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia foi aberto ao público em 1992 e está localizado no antigo prédio do Hospital Geral de Madri, construído no século XVIII, bem próximo à estação Atocha.
Reina Sofia, Madri 2012

O local, além de museu, oferece várias atividades culturais relacionadas a cinema, música, literatura, dança, teatro, com muitas oficinas, seminários e conferências, tanto para adultos, como para jovens e crianças. Além de tudo isto, tem um jardim bem agradável!!!

Nossos destaques:
Guernica (1937): Obra “supermegamaster” do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). O mural, que tem mais de 7 metros de comprimento, é a representação do bombardeio ao povoado basco de Guernica Y Luno durante a Guerra Civil Espanhola. A obra, por decisão do próprio Picasso, ficou sob custódia do MOMA de Nova York até que se restabelecesse a democracia na Espanha, retornando finalmente ao país em 1981.
Guernica, Reina Sofia, Madri 2012
Foto: www.museoreinasofia.es *

Mulher, pássaro e estrela (1966-1973): Simbólica pintura do artista catalão Joan Miró (1893-1983) em homenagem a Pablo Picasso.
Mulher, Pássaro e Estrela, Reina Sofia
Madri 2012 - Foto: www.museoreinasofia.es *


- Memorial dos Judeus Mortos na Europa, Berlin 2013: Bem próximo ao Portão de Bradenburgo se encontra um dos lugares mais impactantes que já visitamos. O também chamado Memorial do Holocausto de Berlin (Denkmal für die ermordeten Juden Europas) é um espaço de 19000 Km2, com 2711 blocos escuros de diferentes alturas, distribuídos em fileiras sobre uma superfície ondulada.
Memorial dos Judeus Mortos na Europa, Berlin 2013

No subterrâneo está o Local de Informação (Ort der Information), onde estão registrados todos os judeus mortos durante a guerra que se tem conhecimento. Não é propriamente um museu, mas como nele constam alguns fatos e documentos históricos, e é um local que nos marcou muito, resolvemos incluí-lo na nossa lista. Leve um lenço e se prepare para chorar litros. É impossível não se emocionar.

Nosso destaque:
Sala dos Nomes: Nela pode-se ver e ouvir o nome de todos os judeus desaparecidos e assassinados na Europa que se tem registro, bem como suas breves biografias. Bem pesado, mas necessário.
Sala dos Nomes, Memorial dos Judeus Mortos na Europa
Berlin 2013 - Foto: www.berlin.de *

Aqui e aqui têm mais dicas de Berlin!!!


- l’Orangerie, Paris 2012: Coladinho ao Louvre está localizado este pequeno edifício, construído em 1852 para estocar as laranjas do Jardin des Tuileries, mas que hoje abriga um conteúdo inestimável. O Musée de l’Órangerie guarda, entre outras obras de artistas impressionistas, o mais espetacular conjunto de painéis do pintor francês Claude Monet... As Ninfeias (Les Nymphéas)!!!
Musée de l'Orangerie, Paris 2012

As telas gigantescas foram doadas pelo próprio artista ao governo francês. Ele indicou de que maneira elas deveriam estar expostas e a sensação que deviam causar aos visitantes. É inaceitável (!!!) que este museu seja deixado de lado na maioria dos roteiros de Paris.

Nosso destaque (não poderia deixar de ser!!!):
As Ninfeias (1895-1926): em seus últimos anos de vida Monet pintou mais de 300 obras que retratavam o jardim aquático que ficava em sua propriedade em Giverny, na Normandia. Dentre estas, mais de 40 em formato de grandes painéis. Desde sua abertura em 1927, o l’Orangerie mantém em exposição 8 Ninféias, com 1,96 metros de altura e diferentes larguras, dispostas em 2 salões ovais.
As Ninfeias, Musée l'Orangerie
Paris 2012 - Foto: http: www.musee-orangerie.fr *


- Belvedere, Viena 2015: Localizado em uma região mais afastada do centro, o Belvedere na verdade é um complexo com 2 palácios em estilo barroco (Belvedere Superior e Inferior), jardins, fontes e esculturas lindíssimos, que por si só já valem o passeio.
Museu Belvedere, Viena 2015

Desde 1905 o Belvedere Superior abriga a Galeria Austríaca, contando com a maior coleção de obras de arte de artistas austríacos dos séculos XIX e XX. Mas ela também tem no seu acervo obras de outros artistas internacionais.

Nosso destaque:
O Beijo (1907-1908): Tela mais famosa do pintor austríaco mais famoso, Gustav Klimt (1862-1918). Ele foi um dos fundadores da Secessão Vienense, o movimento de jovens artistas do final do século XIX, que era contra as normas tradicionais, artísticas e étnicas da época. Vários museus em Viena têm obras de Klimt expostas, mas queríamos ver apenas esta!!!
O Beijo, Museu Belvedere,
Viena 2015 - Foto: www.belvedere.at *

Acompanhe aqui mais dicas de Viena!!!


- MoMA, Nova York 2011: Um dos mais importantes, famosos, visitados e prestigiados museus de arte moderna e contemporânea do mundo. Se não for o mais!!! Localizado na região central de Manhattan, pertinho do Rockfeller Center, o MoMA é quase uma visita obrigatória em NYC.
MoMA, Nova York 2011

Em 1929 o Museu de Arte Moderna de Nova York foi inaugurado para ser um espaço dedicado aos novos artistas das novas correntes artísticas e para divulgá-los ao grande público novaiorquino. Hoje conserva no edifício mais de 200000 pinturas, esculturas, desenhos, modelos arquiteturais, imagens, instalações, fotografias e peças de design. Além disso contém uma livraria e arquivo com cerca de 305000 livros e ficheiros de mais de 70000 artistas. O MoMA é realmente demais!!!

Nossos destaques:
Noite Estrelada (1889): Nós adoramos esta tela!!! Uma das mais conhecidas e lindas de Vincent Van Gogh. Foi pintada enquanto esteve internado em um hospital psiquiátrico em Saint-Rémy-de-Provence.
Noite Estrelada, MoMA
Nova York 2011

As Senhoritas de Avignon (1907): Uma das obras responsáveis por revolucionar a história da arte. Com ela Pablo Picasso começa a elaborar o movimento cubista.
As Senhoritas de Avignon, MoMA
Nova York 2011

A Persistência da Memória (1931): Obra síntese do surrealismo, na qual Salvador Dalí (1904-1989) reúne elementos próprios do movimento, como o rompimento com a razão, a liberação da imaginação... Uma loucura esta tela!!!
A Persistência da Memória, MoMA
Nova York 2011

Marilyn Monroe Dourada (1962): O artista americano e principal referência da Pop Art Andy Warhol (1928-1987) pintou uma série com a diva do cinema, logo após a morte desta em 1962.
Marilyn Monroe Dourada, MoMA
Nova York 2011

É impressionante as emoções que relatos históricos, objetos arqueológicos e as diferentes formas de expressão artística podem despertar nas pessoas. Não é mesmo?!
E você Amigo & Viajante também adora “viajar” por museus?? Já visitou algum dos citados neste post e teve a possibilidade de contemplar estas obras espetaculares?! Quais as suas preferidas?!
Museo Precolombino, Santiago do Chile 2008

Aguardamos o seu comentário!!!
Até a próxima!!!

                                                         Fabrícia Hoff & Laura Santos


* Fotos não eram permitidas, mesmo sem flash, ou estávamos tão atordoadas que não nos lembramos de fotografar o interior destes museus!!!