5 de novembro de 2016

Museus do Mundo – Parte 2

Olá Amigo & Viajante!!!

Gostamos tanto de escrever o primeiro post da série sobre os museus que conhecemos pelo mundo e também sobre as obras que consideramos destaques de suas imperdíveis coleções, que já estávamos ansiosas para repetir a dose!!!
Organização e estratégia para desbravar o British Museum!!!
Londres 2009


Como muitos museus são enormes, sendo impossível conhecer todo seu acervo em um único dia, e outros até não são tão grandes, mas são muito concorridos, uma dica que consideramos importante é chegar bem cedo e se organizar. Comece adquirindo o mapa do museu (se disponível), escolhendo as obras que mais gostaria de ver e então trace um percurso dando prioridade às mais famosas e disputadas. Tours guiados ou mesmo audioguias também são uma boa opção para entender melhor o que você está vendo. 
No mais, é só aproveitar!!!


Agora confira nossa nova lista...

- British Museum, Londres 2009: Aberto em 1759, é um dos maiores e mais visitados museus do mundo, abrigando uma inacreditável coleção de mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes. Muitas destes artefatos estão armazenados nos depósitos situados nos porões do museu e somente “uma pequena” parte é exposta por vez.
British Museum, Londres 2009


No ano 2000 foi inaugurada a Queen Elizabeth II Great Court, uma remodelação do pátio central do Museu Britânico ao redor da Sala de Leituras (The Reading Room). O local, que antes era totalmente aberto, se tornou a maior praça coberta da Europa e um agradável espaço de circulação e lazer. Faça chuva (o que é bem comum em Londres) ou faça sol!!!
Great Court, British Museum
Londres 2009

Assim como muitos outros museus e galerias no Reino Unido, o Museu Britânico tem entrada gratuita. Visita praticamente obrigatória!!!

Nossos destaques:
Pedra de Rosetta (196 a.C.): Fragmento de um monólito do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição registra um decreto promulgado em três parágrafos com o mesmo texto: o superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o trecho do meio em demótico, variante escrita do egípcio tardio, e o inferior em grego antigo. Foi descoberta em 1799 na cidade de Roseta (Rashid), no delta do Nilo, e transportada para o Museu Britânico em 1802, sendo hoje seu objeto mais visitado.
Pedra de Rosetta, British Museum
Londres 2009



Monumento das Nereidas (390-380 a.C.): Parte de um grandioso mausoléu descoberto na região da atual Turquia, transportado para Londres por volta de 1840 e incrivelmente reconstruído. Entre as colunas estão as estátuas das Nereidas, ninfas do mar Mediterrâneo, mas também relacionadas à morte, conforme a mitologia grega.
Fabrícia, Laura, Daniele, Maria Izabel e as Nereidas!!! British Museum
Londres 2009



Esculturas do Partenon (século V a.C.): Chamadas de Mármores de Elgin, representam mais da metade das esculturas remanescentes da decoração do Partenon. Foram levadas de Atenas por Thomas Bruce, Lord Elgin, na época embaixador junto ao império Otomano. Hoje esta riquíssima coleção é foco de uma grande disputa entre os governos da Grécia e da Inglaterra.
Esculturas do Partenon (Mármores de Elgin), British Museum
Londres, 2009



Jogo de xadrez de Lewis (1150-1200): Encontradas na ilha de Lewis, na Escócia, as peças talhadas minuciosamente, em sua grande maioria em marfim de morsa, representam de forma muito expressiva reis, rainhas, bispos, cavaleiros, torres e peões. Das 93 peças que formam este símbolo importante da civilização europeia, 82 estão no Museu Britânico.
Jogo de xadrez de Lewis, British Museum
Londres 2009

- Musée d'Orsay, Paris 2012: Somente a beleza do prédio, que foi uma antiga estação de trem, somada à localização na margem esquerda (Rive Gauche) do Sena e a vista que temos da cidade através de suas janelas já valem a visita. Mas ainda tem muito mais!!! O Musée d’Orsay, inaugurado em dezembro de 1986, abriga as mais fantásticas obras de artistas ocidentais criadas de 1848 a 1914.
Musée d'Orsay, Paris 2012


O acervo conta com pinturas, esculturas, artes decorativas, fotografia e artes gráficas, e guarda a maior coleção de obras impressionistas do mundo, além das de mestres de outras vertentes artísticas. Manet, Monet, Renoir, Degas, Rodin, Cézanne, Van Gogh, Gauguin... Estão todos lá!!!
Musée d'Orsay, Paris 2012


Sefosse para escolher apenas um museu entre todos que já conhecemos, o d’Orsay seria o nosso preferido. Voilà!!!

Nossos destaques (esta tarefa foi bem difícil!!!):
O Baile no Moulin de la Galette (1876): Mais célebre obra de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) e uma das principais do movimento Impressionista. Nela o artista pintou vários de seus amigos, com uma riqueza de detalhes impressionante (desculpe o trocadilho!!!), em um animado baile nos jardins de Montmartre.
O baile no Moulin de la Galette, Musée d'Orsay
Paris 2012 - Foto: www.musee-orsay.fr*



Pequena bailarina de 14 anos (1881): Edgar Degas (1834-1917) retratou obsessivamente em óleos, pastéis e esculturas cenas de bailarinas enquanto elas estavam no palco, em seus ensaios e em seus momentos de descanso.
Pequena bailarina de 14 anos, Musée d'Orsay
Paris 2012 
- Foto: www.musee-orsay.fr*

A Dança de Jane Avril (1892): Ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau, Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários. Frequentador assíduo de vários cabarés e teatros, tinha como principais modelos atrizes e bailarinas, como é o caso de Jane Avril, uma das grandes estrelas do mítico Moulin Rouge.
A dança de Jane Avril, Musée d'Orsay
Paris 2012
 - Foto: www.musee-orsay.fr*

Ensaio de Figura ao Ar Livre, Mulher com Sombrinha Voltada à Direita (1886) e Voltada à Esquerda (1886): Nas duas telas Claude Monet (1840-1926) não desejou fazer um retrato, mas ressaltar os efeitos da natureza sobre a mulher com sombrinha, que parece flutuar no azul das nuvens, integrando-a ao movimento criado pelo vento. E não poderia ter ficado mais lindo!!!
Mulher com sombrinha voltada à direita e à esquerda,
Musée d'Orsay, Paris 2012
 - Foto: www.musee-orsay.fr*

- Museo Frida Kahlo, Cidade do México 2016: Localizado no tranquilo bairro de Coyacán, foi a casa onde nasceu, viveu e morreu Frida Kahlo (1907-1954), a mais famosa e marcante artista mexicana. Quatro anos após sua morte foi convertido no Museo Frida Kahlo, que não abriga somente algumas de suas obras, mas também conserva o universo criativo e particular de Frida e também de seu marido, o muralista Diego Rivera.
Museo Frida Kahlo, Cidade do México 2016


Frida Kahlo foi uma personalidade autêntica e incomum, que expressou todo o sofrimento de sua vida em suas obras. Quando criança teve poliomielite e com 18 anos sofreu um gravíssimo acidente com o ônibus no qual viajava. Teve múltiplas fraturas na pelve, coluna e pernas, foi submetida a incontáveis cirurgias, passou por períodos prolongados de repouso (quando pintava deitada na cama) e acabou tendo que usar botas e coletes ortopédicos. Após muitos anos, em consequência de osteomielite, teve um dos pés amputado... “Pies para qué los quiero si tengo alas pa´ volar” (Pés para que te quero se tenho asas para voar)...
Museo Frida Kahlo, Cidade do México 2016

Nossos destaques:
As aparências enganam – os vestidos de Frida Kahlo (desde 2012): Exposição organizada em parceria com a revista Vogue do México, apresenta as tão características roupas, joias e acessórios que revelam a relação da artista com a moda. O conteúdo desta coleção ficou guardado em baús e armários lacrados até 2004 (50 anos após a morte de Frida), conforme pedido de Diego Rivera.
As aparências enganam - os vestidos de Frida Kahlo, Museo Frida Kahlo
Cidade do México 2016



A casa: La Casa Azul foi mantida exatamente como o casal a deixou. A cozinha azul e amarela repleta de cerâmicas, louças e copos de diferentes regiões mexicanas. O quarto que guarda sua máscara mortuária sobre a cama onde ela pintava. Seus pincéis, tintas, cartas, livros, cadeira de rodas, algumas fotografias e pinturas. Por todas as peças da casa frases suas estampam as paredes. E nos jardins, plantas e fontes completam a atmosfera fantástica. Sem dúvidas, a alma da artista está em cada detalhe da Casa Azul e lá podemos contemplar todas as “Cores de Frida Kahlo”!!!
La Casa Azul, Museo Frida Kahlo
Cidade do México 2016



- Guggenheim, Nova York 2011: Localizado na chiquérrima 5ª Avenida, em frente ao Central Park, o Solomon R. Guggenheim Museum foi inaugurado em 1959 e abriga uma importante coleção de arte moderna e contemporânea. O museu é mantido pela Fundação Solomon R. Guggenheim e tem outras unidades pelo mundo, como em Bilbao, Veneza (Coleção Peggy Guggenheim) e Abu Dhabi.
Guggenheim Museum, Nova York 2011


Uma atração a parte é o próprio prédio do museu que chama muito a atenção por suas linhas curvas e arquitetura arrojada (não esqueçam que foi construído na década de 50!!!). No seu interior, através de uma espiral com iluminação natural tem-se acesso aos salões de exposição.
Guggenheim Museum, Nova York 2011

Além das coleções permanentes Thannhauser e Guggenheim, o museu também organiza frequentes exposições temporárias.

Nosso destaque:
Galeria Vasily Kandinsky (1866-1944): Uma das maiores coleções do mundo do famoso pintor russo e pioneiro da arte abstrata se encontra no Guggenheim de NYC. Improvisação 28 e Composição 8 estão entre elas.
Improvisação 28 (acima) e Composição 8 (abaixo),
Guggenheim Museum, Nova York 2011
Foto: www.guggenheim.org*
- Musei Vaticani, Vaticano 2014: O conglomerado de museus abriga valiosíssimas coleções de arte adquiridas durante centenas de anos pelos sucessores de São Pedro. Você vai seguindo o roteiro de visitação por vários museus e galerias que se distribuem pelos palácios papais construídos a partir do século XIII.
Museus Vaticanos, Vaticano 2014

No itinerário dos Museus Vaticanos, além dos jardins, estão incluídos os Palácios Vaticanos, as Salas de Rafael, a Galeria dos Mapas, a Galeria das Tapeçarias, a Galeria dos Candelabros e os Apartamentos Borgia.
Jardim da Pinha, Museus Vaticanos, Vaticano 2014

Nosso destaque:
Capela Sistina (construída entre 1475 e 1483): Localizada no Palácio Apostólico, é onde hoje se realizam os conclaves, processo pelo qual o novo Papa é escolhido. Mas são seus afrescos o seu maior tesouro. Principalmente o teto e o Juízo Final, ambos de Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Como alguém deste mundo conseguiu pintar aquela obra espetacular?!?! Imperdível!!!
À esquerda: Teto da capela; À direita: O Juízo Final, ambos de Michelangelo, Capela Sistina,
Museus Vaticanos, Vaticano 2014 - Foto: Wikipédia

Mais dicas do Vaticano aqui.

- Museu Picasso, Barcelona 2012: Inaugurado em 1963, o Museu Picasso ocupa um grande palácio do século XIV e conta com mais de 4000 obras do artista, principalmente relacionadas ao seu período de formação.
Museu Picasso, Barcelona 2012

Pablo Picasso (1881-1973) conquistou ainda em vida uma imensa fortuna e renome universal, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX. Suas obras são divididas em períodos, sendo os mais destacados o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906) e, a partir de 1907, o período cubista, movimento este considerado revolucionário na história da arte, o qual foi precursor e grande expoente.

Nosso destaque:
As Meninas (1957): Série de 58 pinturas realizadas por Picasso a partir de uma análise abrangente, reinterpretação e recriação da famosa obra As Meninas do também pintor espanhol Diego Velázquez. Picasso doou a série completa ao museu de Barcelona em maio de 1968, onde encontra-se até hoje.
As Meninas, Museu Picasso
Barcelona 2012 - Foto: www.museupicasso.bcn.cat*

- Pergamonmuseum, Berlin 2013: Um dos 5 museus localizado na ilha dos museus (Museuminsel), o novo Museu Pérgamo levou 20 anos para ser construído, sendo reaberto em 1930.
Pergamonmuseum, Berlin 2013

Abriga obras monumentais e verdadeiros tesouros da antiguidade remontados de forma muito próxima às dimensões originais, como o Portão do Mercado de Mileto (século II) e a grandiosa Porta de Ishtar, um dos 8 portões da muralha que davam acesso à cidade de Babilônia.

Nosso destaque:
Altar de Pérgamo (século II a.C.): Magnífica estrutura dedicada a Zeus em Pérgamo, antiga cidade grega e que hoje pertence à Turquia. O altar tem um longo friso em baixo-relevo, com 113 metros de comprimento mostrando a luta entre deuses e gigantes da mitologia. Uma loucura!!!
Altar de Pérgamo, Pergamonmuseum
Berlin 2013

Mais dicas de Berlin aqui e aqui.

- Getty Center, Los Angeles 2015: Em funcionamento desde 1997, não se pode dizer que o Getty Center seja um museu, ele na verdade é um complexo cultural. Além de um acervo impressionante de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias em suas diversas instalações, tem centro de pesquisa, biblioteca, institutos, lojinha, restaurantes e local para piquenique.
Getty Center, Los Angeles 2015
Jardins do Getty Center, Los Angeles 2015

Mas o que nos conquistou foi a grandiosidade e beleza de seus prédios e jardins!!! O acesso ao Getty Center é gratuito, pagando somente o estacionamento.

Nosso destaque:
Os Lírios (1889): Uma das lindas e mais famosas pinturas de Vincent Van Gogh (1853-1890) com tema de lírios, realizada no ano anterior a sua morte. Antes de fazer parte do acervo do Getty, foi vendida em 1997 para um investidor, quando foi considerado o quadro mais caro jamais vendido até então. Já o Van Gogh vendeu apenas um quadro enquanto esteve vivo. Que ironia, não?!
Os Lírios, Getty Center
Los Angeles 2015 - Foto: www.getty.edu/museum*


Mais dicas de L.A. aqui.

- Museum of Natural History (AMNH), Nova York 2011: Inaugurado em 1869, hoje a coleção do museu totaliza mais de 32 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais de diversos povos do planeta. Tudo no Museu Americano de História Natural está disposto de uma forma super educativa e divertida, sendo muito indicado para quem está viajando com crianças. E para quem não está também!!! Nós simplesmente amamos!!!
Museu de História Natural, Nova York 2011

Dividido em diversos setores, entre eles o Conservatório de borboletas, Dioramas dos mamíferos, Vida oceânica, Índios das planícies e índios das florestas do leste, Exploração espacial, dos Dinossauros... Prepare-se, pois ele é E-NOR-ME!!!
Museu de História Natural, Nova York 2011

Nossos destaques:
Rotunda de Theodore Roosevelt (1936): A entrada principal já deixa todo mundo de queixo caído, pois é onde estão expostos os icônicos esqueletos de um Barossaurus e de um Alossaurus. Os ossos do Baurossauros são réplicas dos originais (que pertencem ao acervo do museu), uma vez que ele não poderia ser montado na posição em que se encontra devido o peso dos ossos e de tão alto que é, com mais de 15 metros.
Barossaurus e...
...Alossaurus, Museu de História Natural, Nova York 2011


Moai da Ilha de Páscoa: Famosa escultura de pedra originária da isolada Ilha de Páscoa (Chile) e construída pelo povo Rapa Nui por volta do ano de 1300. Diferente do Moai que se encontra no British Museum, o do AMNH de NYC não é verdadeiro, mas não tem como não lembrar da sua “participação” no filme “Uma Noite no Museu”...



Em português... "Ei bobão, me dá um chicletão!!!" Kkkkkk
Museu de História Natural, Nova York 2011
Por aqui encerramos mais esta série... Se você já visitou algum dos museus citados neste post deixe seu comentário!!! Compartilhe conosco suas obras preferidas!!! Vamos adorar!!!

Great Court, British Museum
Londres 2009

Até a próxima!!!

                                                         Fabrícia Hoff & Laura Santos

* Fotos não eram permitidas, mesmo sem flash, ou estávamos tão atordoadas que não nos lembramos de fotografar o interior destes museus!!!