10 de janeiro de 2019

Dicas da Tailândia

Grand Palace, Bangkok 2018
Localizada no sudeste asiático, a Tailândia tem uma riquíssima bagagem cultural, reflexo de sua história, religiosidade e gastronomia, além de uma natureza inacreditável com ilhas e praias paradisíacas. Considere que tirando o valor da passagem aérea, um tanto salgada para os voos saindo do Brasil (procure promoções!!), esta pode ser uma viagem bem econômica, o que torna o destino ainda mais atrativo. Dá até para esbanjar um pouquinho!! Mas, só um pouquinho!!
Já que estávamos por ali, aproveitamos para também conhecer os vizinhos Vietnã e Camboja (contaremos tudo no momento oportuno!!) e mais uma vez tivemos a companhia de amigos viajantes... Marcia Barreto, Henrique Luzzardi, Sandro Groisman e Leandro Mazzucco. Foi demais!!!

Amigos Viajantes, Templo do Buda Reclinado
Bangkok 2018
Listamos algumas informações que consideramos importantes para você organizar sua trip por conta própria, como nós normalmente fazemos.
Então vamos lá... Que comece a viagem!!

Melhor época para ir: Depende para qual região da Tailândia você vai... Se a sua viagem incluir Bangkok e as ilhas/praias do Mar de Andaman, como as da região de Krabi e Phuket, a melhor época é entre novembro e fevereiro, no inverno deles. Quanto à temperatura não faz muita diferença, pois a média é de 30ºC em qualquer época do ano. O problema são as monções, a temporada de chuva (pensa em chuva!!) que nessa região é de abril a novembro. Já na região do Golfo da Tailândia o período de chuvas fortes ocorre entre outubro e fevereiro. Mas, lembrando que estamos falando de clima (e que este está louco em todo o mundo!!), isto são somente previsões!! Pegamos todo o período de muito sol, com alguma chuva no final do dia nas praias, pra refrescar.

Tempo bom todos os dias!! Borda infinita da piscina do nosso hotel,
Koh Phi Phi Don 2018
Religião: Quase 95% da população tailandesa é budista e existem mais de 30 mil templos em todo o país, sendo 400 somente em Bangkok. Alguns são menores e outros grandiosos, mas todos lindos!! Grande parte da sua viagem você vai gastar visitando-os!!
Como os tailandeses são muito religiosos, fora os templos, também existem pequenos locais de veneração nas casas, estabelecimentos comerciais e em toda e qualquer esquina. A figura do Buda é extremamente venerada e já na chegada ao país, muitas placas avisam da importância de respeitar a imagem de Buda, não só nos locais religiosos, mas também para não fazer tatuagens, nem comprá-lo para decoração.
Templo do Monte Dourado, Bangkok 2018
Comportamento: Mesmo os tailandeses recebendo muito bem os turistas, alguns costumes devem ser respeitados para evitar situações desagradáveis, e até mesmo ilegais. Para visitar os templos não é permitida entrada de pessoas com roupas curtas, decotadas ou muito justas. Então, o ideal é usar calças, saias ou vestidos abaixo do joelho e blusas com manga. Se não for assim, não entra!! Alguns templos alugam ou emprestam roupas e lenços.
Pra não errar no modelito use blusa com manga e calça/saia
abaixo do joelho!! Grand Palace, Bangkok 2018
Também é considerado desrespeitoso: Entrar nos templos com calçados; Apontar os pés para a imagem de Buda; Encostar, falar ou encarar um monge (esta somente para mulheres); Tocar na cabeça das pessoas; Demonstrações de afeto em público (tolerado em lugares mais turísticos, exceto nos templos).
Monge budista no Templo do Monte Dourado,
Bangkok 2018
Na Tailândia, ofender a família real pode ser punido com prisão, pois ainda é um dos poucos países do mundo em que existe o crime de lesa-majestade, e isto serve também para os turistas. Sendo assim, evite comentários e fazer fotos que pareçam desrespeitosas perto das inúmeras imagens do rei, e da família real, que existem espalhadas pelo país, pois, principalmente ele é considerado uma instituição divina.
Imagem do rei em frente ao Templo do Buda Dourado,
Gastronomia: Uma das culinárias mais festejadas e apreciadas do mundo com certeza é a tailandesa!! A gente adora!! Mas, mesmo adorando vamos confessar que não conseguimos manter uma “dieta thai” todos os dias. De vez em quando apelamos para algo mais ocidental para não enjoar e deixar de gostar. Porém, não tem como negar, é uma delícia!! E, além disto, dos locais mais modestos até os melhores restaurantes, a comida é muito barata, quando comparada com os tailandeses do Brasil.
Vende o melhor pad thai e a cozinha é na calçada!!
Bangkok 2018
A base da culinária tailandesa é o arroz, cozido, frito, macarrão (noodles), salgado e até doce, sendo que suas diferentes receitas são apreciadas em todas as refeições, incluindo o café da manhã. Outra característica bem marcante é o uso de especiarias, principalmente a pimenta. Muita pimenta! Se eles disserem que é “spicy” não dá para comer. Às vezes, até quando diziam que não tinha pimenta achávamos bem picante para nossos padrões!! Vá com bastante cuidado!!
Pad thai do Thipsamai, Bangkok 2018
As opções de pratos são várias, e claro que não conseguimos provar tudo, mas o carro chefe sem sombra de dúvidas é o pad thai. Um macarrão frito de arroz que os chineses levaram para a Tailândia e os locais aprimoraram com uma mistura inacreditavelmente boa de ingredientes e especiarias. Vale, vale muito!! Foi o que mais comemos!! Os pratos com frango são bem comuns também, como o chicken satay (espetinho de frango com molho e amendoim) e o frango no abacaxi.
Todos aderiram ao frango no abacaxi + Singha!!
Bangkok 2018
E pra sobremesa o mango sticky rice (arroz doce com leite de coco e manga). Tudo regado a uma Singha, a cerveja mais popular da Tailândia. Pena que com todo aquele calorão não é costume a cerveja ser servida bem gelada. Pena!! Falando nisto, o consumo de álcool é controlado e a venda na maioria dos locais ocorre das 12:00 às 14:00 e depois das 17 até às 11:59h. Nas praias essa restrição não existe (somente em poucos lugares mais tradicionais).
Tradicional mango sticky rice, Koh Phi Phi Don 2018
E agora algumas informações importantes... Beba apenas água de garrafa e não deixe de experimentar as comidas de rua. Porém, tenha muito critério, principalmente com a higiene do local. E se tiver coragem, pode provar aqueles espetinhos de escorpiões vendidos nas banquinhas em Bangkok. Dizem que o tailandês não come e que é só para pegar turista!!! Os locais comem mesmo os grilos, larvas, bixos da seda... Arghhh!!!
É bem comum os viajantes terem algum tipo de intoxicação alimentar com toda esta extravagância, por isto faça sempre um seguro saúde. Sabe lá, né?!
Banquinha com apetitosos insetos grelhados!! Arghhh!!!
Khao San Road, Bangkok 2018 - Foto: Márcia Barreto
Transporte: Em Bangkok, aproveite o metrô de superfície Skytrain nas regiões disponíveis. Dizem que os táxis são baratos, mas que os motoristas tentam aplicar golpes nos turistas não usando o taxímetro. Como não utilizamos não podemos opinar. Os folclóricos Tuk Tuks podem acabar saindo bem mais caros se não negociar o preço. Mas tem que andar pelo menos uma vez... “Tuk Tuk Experience”!!
Tradicional Tuk Tuk, Bangkok 2018

"Tuk Tuk experience", Bangkok 2018
Nós usamos mesmo o Uber, que na capital funciona super bem!! A direção é na mão inglesa e o trânsito é bem caótico, com motoristas alucinados e às vezes imprudentes. Pegamos um transfer entre os aeroportos de Bangkok em que o motorista estava acompanhando uma luta de muay thai (o esporte nacional) na televisão enquanto dirigia!! Foi tenso!!
Transporte para o pier Klong Jilad, Krabi Town 2018
Nas praias é tudo à pé e tem alguns transportes coletivos em que os passageiros vão na carroceria de um caminhãozinho. Entre as ilhas para distâncias maiores o mais comum é o ferry. Já o passeio de barco clássico é feito com o long tail boat, o tradicional barco de madeira tailandês. Em mar aberto, mesmo com as águas bem calmas, às vezes ele parece que vai virar. Tentávamos imaginar como seria com um pouquinho mais de vento...
Sabe, saímos da Tailândia com a impressão de que lá tudo que envolve meios de locomoção é meio “vida loca”!!
Long tail boats para os clássicos passeios entre as ilhas,
Railay Beach 2018
Os tailandeses são serenos, sorridentes, pacíficos, prestativos e agradecidos. Retribua toda esta simpatia quando chegar, quando sair ou para agradecer saudando como um tailandês... Junte as palmas das mãos e incline levemente a cabeça!!
Amigo & Viajante na Tailândia, Koh Phi Phi Leh 2018

Até a próxima!!!
Fabrícia Hoff & Laura Santos

GUIA A&V – Programe sua Viagem*

Informações gerais
- Documentos exigidos: passaporte, com validade mínima de seis meses.
- Vacinas: Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela emitido pela ANVISA. Este será apresentado no balcão de controle sanitário (Health Control) quando chegar ao Aeroporto Internacional de Bangkok, onde também será preenchido um formulário. Somente após se dirija à fila da imigração.
- Idioma: tailandês
- Moeda: thai bath (THB).
- Fuso horário oficial: 10 horas a mais na Tailândia em relação a Brasília. Dependendo da época do ano pode variar para mais ou menos devido aos horários de verão.
- Seguro de viagem: Allianz Travel

Quando fomos: janeiro de 2018 (9 noites, 4 em Bangkok, 3 em Ao Nang e 2 em Koh Phi Phi Don).

Como chegamos: de Porto Alegre a Bangkok com conexão em São Paulo e Addis Abeba, voamos com a Gol e Ethiopian. Pesquisa de ofertas e compra de passagens na ViajaNet. Do aeroporto Suvarnabhumi International Airport até nosso hotel fomos de Uber (2 carros/6 pessoas). De Bangkok para Krabi voamos com a low cost Nok Air. Pesquisa de ofertas e compra de passagens na kiwi.com. Do aeroporto de Krabi até Ao Nang contratamos o transfer do nosso hotel. De Ao Nang até Koh Phi Phi fomos de ferry, partindo do píer Klong Jilad de Krabi Town. Compramos os tickets antes de embarcar. Na volta, do aeroporto de Don Mueang para o Suvarnabhumi utilizamos o ônibus que faz este transfer de graça. Se este for o caso reserve bastante tempo para o trajeto, pois os aeroportos são distantes e o trânsito pode estar congestionado.

Onde ficamos: Miramar Hotel em Bangkok (4 estrelas), The Capuchin Hotel em Ao Nang (3 estrelas) e Phi Phi Don Chukit Resort em Koh Phi Phi Don (3 estrelas), reservados pelo booking.com.

Onde comemos: Em Bangkok... Thip Samai (aclamado como o melhor pad thai de Bangkok, prepare-se para a fila, mas vale a pena!!), Mango Tree on the River (comida tailandesa, no Yodpiman River Walk), The Macaroni Club (cardápio variado, na Rambutri Rd), Jamie's Italian (pra matar a saudade do espaguete à bolonhesa, no shopping Siam Discovery) e Happy Fish (cardápio variado, no Asiatique - the Riverfront). Em Ao Nang... Umberto's cuisine (italiano, adoramos e o Umberto é muito simpático!) e Carnivore Steak and Grill (bom também!). Em Phi Phi Dom, Amico Resto (comida tailandesa e italiana, simples e bem honesto!), Chaokoh (aqueles com cardápio imenso, de frente para o mar e música ao vivo... a cantora era ótima!), Brew Café e Bistrô (lanches e cafés, mas tem alguns pratos também) e ACQUA Restaurant (cardápio variado, super descolado!).

*Estas são as informações da nossa viagem. Confirme previamente se os locais ainda existem, se as atrações ainda estão abertas e se novas regras foram adotadas!!

1. Cheap Amigo flights booking onlineAre you looking cheap amigo flights booking online? AmigoBookings offer cheap flights booking with the best price. Now, book your Cheap Amigo flights online with us.