26 de outubro de 2014

“Em Roma como os romanos...” – Roma: parte 2

Ciao Amigo & Viajante!!!

Não foi nada fácil estabelecer o NOSSO “TOP 5” de Roma. Poderia ser “TOP 10, 20...”, pois amamos a cidade. Então vamos lá...

- História: um dos berços da civilização ocidental, a cidade apresenta muitos monumentos que remontam aos períodos mais longínquos de sua história. Já comentamos sobre alguns, mas indiscutivelmente o que mais nos impressionou foi o grandioso Coliseu.
Coliseu, Roma 2014

Inicialmente chamado de Anfiteatro Flaviano, foi construído na época em que “todos os caminhos levavam a Roma”, entre 70 e 90 d.C. E após ser danificado por terremotos, pilhado por ladrões, abandonado por anos, hoje encontra-se em ruínas num eterno processo de restauro, na tentativa de que ele não caia, como o Império.
Uma da 7 novas maravilhas do mundo, considerado por muitos como a imagem símbolo de Roma e um de seus principais pontos turísticos. Então, se você não quiser perder a paciência em horas de fila para entrar, se organize e chegue cedo. O ideal é que compre as entradas (Coliseu + Fórum Romano) antecipadamente pelo site.
Coliseu, Roma 2014

- Religião: Mais um título que Roma detém é a capital do Cristianismo. E independente de você ser católico ou não, é difícil não considerar o que ela fez para manter a sua história ao longo dos séculos. Um reflexo disto são as igrejas que existem na cidade. Têm de todos os tamanhos, idades, estilos, algumas ricamente ornadas, outras muito simples, uma do lado da outra, até uma sobre a outra... Difícil escolher, mas para nós, imperdível foi a Basílica di Santa Maria Maggiore.
Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma 2014

Uma das 4 basílicas papais (as outras são San Paolo fuori le mura, San Giovanni in Laterano e San Pietro no Vaticano), é a maior igreja de Roma dedicada à Nossa Senhora. Com uma rica ornamentação, logo à entrada o teto todo dourado, as capelas laterais e a cripta sob o altar principal (onde Santo Inácio de Loyola celebrou sua primeira missa) impressionam.
Capela Sistina, Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma 2014

Em Roma, as igrejas tem entrada gratuita, porém algumas cobram para visitar seus museus. Mas, no verão, o que é mais controlado é a vestimenta. Os fiscais não deixam entrar nas igrejas (não adianta insistir!!) pessoas com roupas muito curtas e nem de ombros de fora. Nós carregávamos na bolsa uma saia longa de elástico que colocávamos sobre a bermuda e um lenço sobre os ombros... Bem lindas!!! Quem chega desprevenido, tem banquinhas que dão, e algumas vendem, peças de “TNT” para as pessoas se enrolarem... Nada lindas!!! Logo, se prepare para poder entrar nas igrejas.

- Fontanas e Piazzas: Na Roma Antiga era comum construir uma bonita fonte para marcar o final de um aqueduto e isto resultou em inúmeras praças e fontes por toda a cidade. As nossas favoritas foram a Piazza Navona e a Fontana dei 4 Fiumi.
Em formato elíptico, cercada por restaurantes, bares e cafés e sempre lotada de gente, a Piazza Navona foi construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano. Nela se encontram o Palácio Pamphilj, sede da embaixada brasileira na Itália, e em seu centro a Fontana dei 4 Fiumi. A fonte simboliza os quatro grandes rios, conhecidos na época, que representam os seus respectivos continentes... Danúbio a Europa, Ganges a Ásia, Nilo a África e da Prata as Américas. Lindíssima!!!
Fontana dei 4 Fiume, Piazza Navona, Roma 2014






Mas as “melhores” fontes são os nasoni (narigões). Mais de 2000 espalhadas por toda a cidade, sendo que muitas jorram água oriunda de aquedutos reativados do tempo do Império Romano. Água potável, geladinha, gratuita, correndo constantemente e que nós chamávamos, carinhosa e agradecidamente, de “Água de César”.
"I Nasoni", Roma 2014

- Gastronomia: Este é um quesito que consideramos fundamental em qualquer viagem. Simplesmente adoramos experimentar todos os sabores, principalmente os novos e típicos, e dedicamos um bom tempo para isto. A gente pega pesado mesmo!!! E em Roma nos esbaldamos. Na verdade come-se muito bem em toda Itália. A culinária é bem simples, com poucos ingredientes, mas muito frescos e deliciosos. Algumas opções do cardápio podem parecer bem estranhas, mas como “quem tem boca vai a Roma” não deixe de tirar as suas dúvidas com o garçom e de provar os tradicionalíssimos Bucatini all’Amatriciana e a Pasta Cacio e Pepe. Além de bruschetta, antepasto misto (queijos, presuntos, salames...), pizza romana, pizza al taglio (aos pedaços), toda e qualquer massa que você tiver vontade,  panino e gelato. Sem contar o vinho (todos bons, inclusive os da casa), prosecco (!!!), birra (cerveja Peroni, a melhor!!!) e o nosso querido limoncello (bem gelado!!!). Delícia, delícia, delíciaaa!!!
"Birra e Pasta", Roma 2014

Quanto aos restaurantes, a maioria sentou, pagou (coperto) e se for do lado de fora pagou mais ainda. Cuidado com o susto nas regiões mais turísticas, verifique os preços antes. Muitos restaurantes são bem caros e não valem o que se paga, com garçons na rua num assédio às vezes inconveniente para você entrar. Fuja deles!! Têm muitos restaurantes pequenos, simples e ótimos, as verdadeiras Tratorias / Hosterias, com preço honesto pelos produtos que vendem.
O nosso preferido foi a Hosteria La Vacca m’Briaca*. Típica cantina italiana, frequentada por locais e pouquíssimos turistas, com toalhas vermelhas quadriculadas e mesinhas do lado de fora (sem cobrar mais por isto!!!). Pasta maravilhosa, chope (“birra alla spina”) geladíssimo, ótimo atendimento e preço justo. Nada menos do que a gente merece!!!

- “La Dolce Vita”: No verão, os dias e noites quentes da Europa acontecem nos bares e restaurantes localizados em praças, ruas e calçadas. Nós adoramos... Ficamos horas conversando, falando sobre a viagem, decidindo roteiros, olhando o movimento e fazendo o que chamamos de “análise de comportamento”. É quando vivemos o lugar!!! E consideramos o Trastevere o melhor lugar em Roma para fazer isto!!!
O bairro “além do rio Tevere” é um dos mais interessantes da cidade e, apesar de bem agitado, ainda apresenta suas características medievais. Chegamos a ele pela ponte Cestio, atravessando a Isola Tiberina, em um domingo. Em poucos passos estávamos no coração do bairro, e ele palpitava de gente!!! Uma festa!!! Artistas de rua, feiras, restaurantes, bares... Todo mundo lá!!!
Bares e restaurantes as margens do Rio Tibre (Tevere) - Lungotevere - Roma 2014 
"La dolce vita" no Trastevere, Roma 2014

Por fim, chegamos a conclusão de que o melhor de tudo mesmo foi fazer “em Roma como os romanos”, tomar café da manhã em pé no balcão, um gelato ou espresso (microxícara, geralmente com “menos de um gole” de café fortíssimo que parece uma tinta) a qualquer hora do dia, beber água de graça da fonte, sentar nos bancos de alguma piazza... 
Do contrário, seria “como ir a Roma e não ver o Papa”... 
Ops, este é um assunto para um próximo post!!! Ciao!!!

*Hosteria La Vacca m’Briaca
Via Urbana, 29/30 – Monti, Roma


                                                                   Fabrícia Hoff & Laura Santos


16 de outubro de 2014

“A Cidade Eterna” – Roma: parte 1

Ciao Amigo & Viajante!!!

Como já mencionamos anteriormente, começamos nosso tour pela Itália por Roma. Para conhecer a “Cidade Eterna” é preciso foco, pois são muitas atrações a serem visitadas. Por outro lado, se você quiser simplesmente flanar pela cidade, sem maiores compromissos (como Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu!!!) pode estar certo que Roma também se revelará a você, a cada esquina, igreja, piazza... Lá estará ela, linda, milenar, cheia de história!!! 
Então defina “o quê” você quer de Roma dependendo do seu tempo, disposição e interesse. Só não esqueça, “Roma não foi feita em um dia”!!! Logo, 1 ou 2 dias na cidade tornará o passeio muito corrido. Mas se seu roteiro permitir somente isto, Ok!!! O importante é ir e se divertir!!! Nós ficamos 5 dias (entre Roma e o Vaticano) e achamos que foi um tempo suficiente para visitarmos os pontos confirmados e também para, simplesmente, curtir “il dolce far niente”.
Vista da Piazza del Popolo e de Roma, Villa Borghese, Roma 2014




Ficamos hospedadas próximo ao Vaticano, coladas na estação de trem San Pietro, o que nos facilitou alguns deslocamentos. Poucas vezes utilizamos ônibus e metrô, pois basicamente conhecemos Roma com um mapa na mão e caminhando... Na nossa opinião esta sempre é a melhor forma!!!
Dentre as maravilhas romanas que visitamos... Castel Sant’Angelo. Piazza del Popolo. Igreja Santa Maria del Popolo (em seu interior aprecie gratuitamente a “Crucificação de São Pedro” e a “Conversão de São Paulo”, ambos de Caravaggio). Villa Borghese (para uma linda vista da cidade).

Castel Sant'Angelo, Roma 2014



"Crucificação de São Pedro" e "Conversão de São Paulo" de Caravaggio
Igreja Santa Maria del Popolo, Roma 2014




Piazza di Spagna, seguida pela Igreja Trinità dei Monti no alto da monumental Scalinata di Spagna (vibrante, ponto de encontro de locais e turistas). Via dei Condotti (Prada, Dolce e Gabana, Bulgari, Dior... Estão todos ali). Dobrando a esquina, Via del Corso (Fossil, Diesel, GAP, Guess... Fizemos a festa aqui!!!). Coluna de Marco Aurélio.
Scalinata di Spagna, Roma 2014

Fontana di Trevi (toda coberta por andaimes, pois está sendo restaurada. Jogamos a moedinha mesmo assim, afinal, teremos que voltar para ver a mais famosa fonte de Roma!!! Não foi desta vez Anita Ekberg!!!). Pantheon (construído em 125 d.C. e inacreditavelmente intacto). Campo dei Fiori (é uma praça, onde de dia ocorre um dos maiores mercados ao ar livre, e à noite se transforma num dos principais locais de agito da “Capital da Bota”. Muitos bares e restaurantes).
Dizem que a Fontana di Trevi está atrás dos andaimes... Será?!?!
Teremos que voltar para ver!!! Roma 2014
Pantheon, Roma 2014
Campo dei Fiori, Roma 2014



La Bocca della Verità, localizada no pórtico da Igreja Santa Maria in Cosmedin (entramos na fila com uma centena de japoneses para saber se estávamos falando a verdade. Ufa, ainda bem, saímos de mãos abanando!!!). Teatro di Marcello. Monumento Vittorio Emanuele II. Piazza Venezia. Piazza del Campidoglio (projetada por Michelangelo). Fórum Romano e Palatino (foi o coração do Império Romano, hoje ruínas...).
La Bocca della Verità, Roma 2014
Piazza del Campidoglio, Roma 2014
Foro Romano, Roma 2014


Mas de tudo o que foi visto, sentido e vivido em Roma, resolvemos estabelecer o NOSSO “TOP 5”...
Mas isto merece um post próprio!!! Ciao!!!


                                                                  Fabrícia Hoff & Laura Santos


12 de outubro de 2014

A Itália "ferve" no verão!!!

Amigo & Viajante!!!

Em julho deste ano viajamos para a Itália e ela, bem como toda a Europa mediterrânea, "ferve" no verão!!! Não somente na temperatura, mas na quantidade de gente. São hordas de turistas!!! Mas calma, nada que um pouquinho de organização não resolva, como principalmente chegar cedo às atrações mais concorridas. No fim, a multidão não atrapalhou em nenhum momento nossos planos. Já o calor pode ser realmente escaldante, e até limitante por vezes. Porém, de forma alguma gostaríamos que estes fatores desmotivassem você. Nós amamos o verão europeu!!! Esta foi a terceira vez que viajamos nesse período para lá e sempre aproveitamos muito. Os dias parecem não ter fim... Anoitece lá pelas 22 horas (ainda tem horário de verão), o que fez nossos 20 dias de férias parecerem 40!!!
Piazza San Pietro, Vaticano 2014
A Itália tem inúmeras cidades encantadoras (das grandes e mais famosas até as minúsculas e desconhecidas), cada uma com milhares de atrações turísticas. E o que a maioria das pessoas deseja (e alguns tentam!!!) é conhecê-las, TODAS, na mesma viagem. Nós também gostaríamos de conhecer TODAS, mas seria necessário pelo menos um ano, dois, uma vida inteira quem sabe... Tivemos que selecionar para não se tornar uma maratona. Só nós sabemos como foi difícil!!!
Veneza 2014
Iniciamos nosso roteiro por Roma e Vaticano. Há tanta coisa para fazer, conhecer, viver em Roma que novamente tivemos que selecionar. E o Vaticano, com a Basílica e seus museus, faz se emocionar até os menos religiosos. Seguimos para Veneza. A cidade é linda e inacreditavelmente parece flutuar (e dizem afundar!!!) sobre os seus canais. De lá partimos para a capital do Renascimento italiano, Florença. Esta foi nossa base para desbravar a Toscana. Siena, Lucca, Pisa e Assis foram as escolhidas. Não poderia faltar a praia, e a Itália tem. Com penhascos, de pedrinhas e não de areia... Cinque Terre, belissima così!!! Finalizamos com Milão, moderna, da moda. É uma Itália totalmente diferente. 
Na verdade, descobrimos que a Itália são muitas!!! 
Monterosso al Mare, Cinque Terre 2014





Os detalhes de cada um destes destinos, da NOSSA Itália, serão relatados nos próximos posts. Aguarde!!!


                                                                   Fabrícia Hoff & Laura Santos



Está no ar!!!

Querido Amigo & Viajante!!!

Hoje é um dia muito especial, pois finalmente nosso projeto se concretizou. O Blog Amigo & Viajante está no ar!!! A sensação é a mesma de quando se entra em um avião pela primeira vez (tá bem, todas as vezes)... Aquele frioooo na barriga, mas que a gente adora!!! Estamos ansiosas em poder corresponder as nossas e as suas expectativas!!!

A ideia de compartilhar experiências de viagens vinha “atormentando” nossos pensamentos há algum tempo, no bom sentido é claro!!! E desde o momento que decidimos criar o blog até hoje foram meses de planejamento, organização e muito trabalho, pois a linguagem deste novo mundo (de blogueiras!!!) era totalmente estranha, e ainda estamos aprendendo. Você pode não acreditar, mas todo o processo de criação e de identidade visual foi realizado por nós e estamos bem orgulhosas disto. Foi um dos grandes desafios!!!
O bom é que daqui pra frente não estaremos sozinhas nesta aventura, muitos posts serão escritos por nossos amigos viajantes. E o objetivo de todos, além de compartilhar relatos de viagens, é transformar este blog em uma ferramenta que possa auxiliar no planejamento de viagens do nosso leitor. Sempre com o máximo de transparência e credibilidade.



Vale ressaltar que tudo o que você ler aqui tem caráter informativo, com base em relatos do que nós, e nossos colaboradores, conhecemos e provamos, em nossas experiências e opiniões pessoais. Não nos responsabilizamos pelas consequências do uso destas informações. Infelizmente, não viajamos todos os anos para os lugares que aqui serão mencionados, então é recomendável que todas as dicas sejam atualizadas paralelamente antes da sua viagem. Afinal, hotéis, lojas, restaurantes, atrações... fecham ou trocam de endereço, o câmbio oscila e os preços mudam (e como mudam!!!)... Leia mais sobre Termo de Uso e Isenção de Responsabilidade do Blog.
Por fim, uma das nossas maiores dúvidas foi por onde começar, sobre o que seria o primeiro post? E depois de muitas considerações, decidimos contar um pouco da nossa viagem pela maravilhosa Itália, nosso destino das últimas férias.



Seja bem vindo... E, não importa se por ar, terra ou mar, tenha sempre conosco uma boa viagem!!!

                                                          Fabrícia Hoff & Laura Santos