16 de outubro de 2014

“A Cidade Eterna” – Roma: parte 1

Ciao Amigo & Viajante!!!

Como já mencionamos anteriormente, começamos nosso tour pela Itália por Roma. Para conhecer a “Cidade Eterna” é preciso foco, pois são muitas atrações a serem visitadas. Por outro lado, se você quiser simplesmente flanar pela cidade, sem maiores compromissos (como Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu!!!) pode estar certo que Roma também se revelará a você, a cada esquina, igreja, piazza... Lá estará ela, linda, milenar, cheia de história!!!
Então defina “o quê” você quer de Roma dependendo do seu tempo, disposição e interesse. Só não esqueça, “Roma não foi feita em um dia”!!! Logo, 1 ou 2 dias na cidade tornará o passeio muito corrido. Mas se seu roteiro permitir somente isto, Ok!!! O importante é ir e se divertir!!! Nós ficamos 5 dias (entre Roma e o Vaticano) e achamos que foi um tempo suficiente para visitarmos os pontos confirmados e também para, simplesmente, curtir “il dolce far niente”.
Vista da Piazza del Popolo e de Roma, Villa Borghese, Roma 2014

Ficamos hospedadas próximo ao Vaticano, coladas na estação de trem San Pietro, o que nos facilitou alguns deslocamentos. Poucas vezes utilizamos ônibus e metrô, pois basicamente conhecemos Roma com um mapa na mão e caminhando... Na nossa opinião esta sempre é a melhor forma!!!
Dentre as maravilhas romanas que visitamos... Castel Sant’Angelo. Piazza del Popolo. Igreja Santa Maria del Popolo (em seu interior aprecie gratuitamente a “Crucificação de São Pedro” e a “Conversão de São Paulo”, ambos de Caravaggio). Villa Borghese (para uma linda vista da cidade).

Castel Sant'Angelo, Roma 2014

"Crucificação de São Pedro" e "Conversão de São Paulo" de Caravaggio
Igreja Santa Maria del Popolo, Roma 2014

Piazza di Spagna, seguida pela Igreja Trinità dei Monti no alto da monumental Scalinata di Spagna (vibrante, ponto de encontro de locais e turistas). Via dei Condotti (Prada, Dolce e Gabana, Bulgari, Dior... Estão todos ali). Dobrando a esquina, Via del Corso (Fossil, Diesel, GAP, Guess... Fizemos a festa aqui!!!). Coluna de Marco Aurélio.
Scalinata di Spagna, Roma 2014

Fontana di Trevi (toda coberta por andaimes, pois está sendo restaurada. Jogamos a moedinha mesmo assim, afinal, teremos que voltar para ver a mais famosa fonte de Roma!!! Não foi desta vez Anita Ekberg!!!). Pantheon (construído em 125 d.C. e inacreditavelmente intacto). Campo dei Fiori (é uma praça, onde de dia ocorre um dos maiores mercados ao ar livre, e à noite se transforma num dos principais locais de agito da “Capital da Bota”. Muitos bares e restaurantes).
Dizem que a Fontana di Trevi está atrás dos andaimes... Será?!?!
Teremos que voltar para ver!!! Roma 2014
Pantheon, Roma 2014
Campo dei Fiori, Roma 2014

La Bocca della Verità, localizada no pórtico da Igreja Santa Maria in Cosmedin (entramos na fila com uma centena de japoneses para saber se estávamos falando a verdade. Ufa, ainda bem, saímos de mãos abanando!!!). Teatro di Marcello. Monumento Vittorio Emanuele II. Piazza Venezia. Piazza del Campidoglio (projetada por Michelangelo). Fórum Romano e Palatino (foi o coração do Império Romano, hoje ruínas...).
La Bocca della Verità, Roma 2014
Piazza del Campidoglio, Roma 2014
Foro Romano, Roma 2014

Mas de tudo o que foi visto, sentido e vivido em Roma, resolvemos estabelecer o NOSSO “TOP 5”...
Mas isto merece um post próprio!!! Ciao!!!