15 de fevereiro de 2016

Los Angeles: cidade dos sonhos e dos anjos!!!

Olá Amigo & Viajante!!!

Seguimos para mais uma etapa da nossa viagem pela costa oeste dos EUA, na companhia de nossos amigos Bela (Maria Izabel Mariano), Dani (Daniele Rossato) e Beto (Roberto Hartungs). A parada agora é Los Angeles, a maior cidade da Califórnia e segunda mais populosa dos EUA, atrás somente de Nova York. Por ser esta grande metrópole muitos acreditam que ela é a capital do estado. Só que não!!! A capital é Sacramento. 
Na cidade dos sonhos e dos anjos!!!
Los Angeles 2015

Bem, tirando este pequeno detalhe (que não faz diferença alguma!!!), a Cidade dos Anjos é um dos principais centros turísticos no mundo, bem como destino de uma multidão de aspirantes a artista que buscam realizar o sonho de se tornarem famosos em Hollywood. Olha, não fomos com esta intenção, mas não é que tivemos nossos minutinhos de fama na capital do cinema!!! A seguir contaremos melhor esta história.


Então, “curta a trilha sonora” e acompanhe nosso "TOP5"!!!



- Hollywood: O famoso bairro tem atrações que são obrigatórias em uma primeira passagem por L.A. e não poderíamos deixar de visitá-las...
Hollywood, o sucessooo!!! Los Angeles 2015



O Letreiro de Hollywood (Hollywood Sign) foi construído em 1923 para permanecer temporariamente no Monte Lee como uma peça publicitária, porém acabou se tornando o símbolo da cidade e um de seus principais pontos turísticos. Chegar lá não foi muito difícil, bastou seguir o caminho orientado pelo Waze, subindo o morro em estradinhas bem sinuosas e estreitas. É proibido ir até as letras, mas existem vários pontos bem próximos que garantem aquela foto do porta retrato!!! Anota aí 2 endereços: 6084 Mulholland Drive Highway ou 3400N Beachwood Drive.
Calçada da Fama, Hollywood
Los Angeles 2015

A Calçada da Fama (Hollywood Walk of Fame), localizada ao longo da Hollywood Boulevard e Vine Street, há décadas vem acumulando estrelas que fazem menção a celebridades da indústria do entretenimento. 
Estrelas na Calçada da Fama!!! Hollywood
Los Angeles 2015

As pessoas se divertem quando se deparam com algum artista de seu gosto, mas se você quiser encontrar algum específico entre no site Star Finder, ele lhe indicará o endereço exato da estrela do seu famoso favorito. Pode ser útil, afinal hoje já são mais de 2500 distribuídas pelos vários quarteirões que formam a Calçada da Fama.
Teatro Chinês, Hollywood
Los Angeles 2015

Ainda na Hollywood Boulevard se encontra o Teatro Chinês (TCL Chinese Theatre), outro marco da indústria do cinema em L.A. No pátio estão as centenas de blocos de concreto com assinaturas, marcas de mãos, de pegadas e de outras características de alguns artistas famosos, que inspiraram a posterior criação da Calçada da Fama. 
Marcas de celebridades no pátio do Teatro Chinês
Hollywood, Los Angeles 2015

Logo em seguida o Dolby Theatre é uma casa de espetáculos onde é realizada a cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles. Do Oscar!!! É muito legal as colunas no corredor de entrada com todos os filmes vencedores desde 1929. Se você ama cinema como a gente, vai adorar!!! Os dois teatros oferecem tours guiados para conhecer suas histórias e dependências.
Dolby Theatre - do Oscar!!! Hollywood
Los Angeles 2015

Colado ao Dolby Theatre, o Hollywood and Highland Center é um shopping aberto que concentra um grande número de lojas e restaurantes, além de ter uma vista especial para o letreiro de Hollywood. Uma boa pedida para dar uma paradinha estratégica!!! Esta região também é cheia de lojinhas e mega lojões de souvenirs, de onde você poderá levar o seu próprio Oscar para casa. Nós garantimos o nosso!!!
Hollywood and Highland, Los Angeles 2015

Caminhando despretensiosamente pela Calçada da Fama, nos deparamos com as gravações externas do programa Jimmy Kimmel Live!!!, que é super famoso por lá. Era época de Octoberfest e o participante que segurasse por mais tempo o canecão de chopp de 1 litro ganhava. Entramos como figurantes e acabamos tendo o nossos "15 minutos de fama"!!! Tudo bem, não é pra tanto!!! Mas nos divertimos horrores!!! Coisas que só acontecem em Hollywood!!!


Na tela da TV, Jimmy Kimmel Live!!! Hollywood
Los Angeles 2015

- Museus: Los Angeles guarda muitas opções quando se fala em museus e galerias de arte, espaços relacionados ao cinema e outros centros culturais. Não conseguiríamos visitar todos, por isto tivemos que escolher...
O incrível Observatório Griffith, Los Angeles 2015

No alto do monte Hollywood, o Observatório Griffith pode ser avistado de vários locais da cidade, assim como a vista lá de cima também é deslumbrante. Aliás, muitos se contentam em subir somente para avistar o Letreiro de Hollywood e depois voltar. Não cometa este erro!!! O Observatório Griffith é um dos mais importantes observatórios / planetários do mundo, tem entrada gratuita e suas atrações são muito legais!!! 
Atrações interativas..., Observatório Griffith
Los Angeles 2015


... e divertidas!!!, Observatório Griffith
Los Angeles 2015

Todas as informações sobre o sistema solar, movimento das marés, fases da lua, estações do ano..., são apresentadas de forma muito divertida e interativa. Um dos passeios mais interessantes em Los Angeles!!!
The Getty Center, Los Angeles 2015

Não se pode dizer que o Getty Center seja um museu, ele na verdade é um complexo cultural. Além de um acervo impressionante de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias em suas diversas instalações, tem centro de pesquisa, biblioteca, institutos, lojinha, restaurantes e local para piquenique. Mas o que nos conquistou foi a grandiosidade e beleza de seus prédios e jardins!!! O acesso ao Getty Center é gratuito, pagando somente o estacionamento. Imperdível!!!
Jardins maravilhosos!!! The Getty Center
Los Angeles 2015

- Downtown L.A.: Fugindo um pouco do que é mais turístico resolvemos passear pelo centro da cidade. A região possui muitos prédios públicos e administrativos como o City Hall (prefeitura) e sedes de grandes empresas no centro financeiro. O complexo cultural Music Center é um conjunto de teatros que tem entre os mais famosos o arrojado Walt Disney Concert Hall, que recebe as apresentações da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, e o Dorothy Chandler Pavilion, casa da ópera de Los Angeles, onde ocorria a cerimônia do Oscar antes desta se mudar para Hollywood.
Walt Disney Concert Hall, Downtown
Los Angeles 2015

Próximo dali a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos (Cathedral of Our Lady of the Angels), ou simplesmente Catedral de Los Angeles, nos impressionou por sua arquitetura e interior bem modernos e uma capacidade para 3000 pessoas. Ela foi construída recentemente (2002) para substituir a antiga catedral que foi muito danificada por um terremoto em 1994. Belíssima!!!
Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Downtown
Los Angeles 2015

- Beverly Hills: Endereço de gente rica, chique e famosa, cenário de Uma linda mulher (o filme), Barrados no baile (a série), e por aí vai... Beverly Hills é puro glamour!!!
Puro Glamour!!! Beverly Hills 2015

Zanzamos muito pelas regiões mais residenciais, tentando adivinhar que celebridade morava em cada casa e esperando dar de cara com algum “conhecido”. Pena, não rolou!!! Inclusive, quem quiser realmente se aprofundar neste assunto tem o “mapa da casa das estrelas” com todos os endereços dos famosos e tours que saem da Calçada da Fama e fazem este passeio. 
Beverly Hills 2015

Em Beverly Hills se concentram as lojas, restaurantes e hotéis mais exclusivos da cidade, principalmente na icônica Rodeo Drive, considerada por muitos a rua mais famosa e cara do mundo. 
Rodeo Drive, Beverly Hills 2015

Mas a parte badalada de que estamos falando é a North Rodeo Drive, entre a Wilshire Boulevard e a Santa Monica Boulevard. No outro sentido ela é bem residencial. Mesmo que não vá comprar nada, vale o passeio!!!
Via Rodeo, Rodeo Drive
Beverly Hills 2015


The Beverly Wilshire Hotel, de Uma linda mulher (o filme)!!!
Beverly Hills 2015

Agora, para quem quiser fazer umas comprinhas sem perder as estribeiras o Beverly Center é o maior shopping da cidade e o Grove tem algumas lojas e restaurantes em um espaço aberto muito legal e agradável. 
The Grove, Beverly Hills 2015

Coladinho ao Grove, o Farmers Market é um mercado gastronômico aberto desde 1934 e muito frequentado por locais e turistas. As mercadorias variam entre frutas, verduras e especiarias, dispostas em inúmeras bancas e restaurantes. Uma delícia!!!
Farmers Market, Beverly Hills 2015

- Santa Monica: Não poderíamos perder a chance de conhecer pelo menos uma das clássicas praias da região de Los Angeles. E Santa Monica é incontestavelmente a cara da Califórnia!!! Leva a vida sobre as ondas, tem um por do sol dos mais lindos que já vimos e vive cheia de gente super descolada.
Pier, Santa Monica 2015

O Pier é a parada final da lendária Route 66!!!
Santa Monica 2015

A atração principal é o seu Pier, que desde 1909 atrai muitos visitantes e conta com várias lojinhas, restaurantes, artistas de rua e um parque de diversões. A sua famosa roda gigante é o cartão postal não só da cidade, como de toda Califórnia. O Pier é também o ponto final da lendária Route 66, que atravessa 9 estados dos EUA, de Chicago até Santa Monica.
Entardecer no Pier, Santa Monica 2015
Foto: Roberto Hartungs

Assim terminamos os nossos relatos e só podemos dizer que amamos Los Angeles!!! 

Mas a Dani tem mais uma dica muito legal para dar...

“- Universal Studios: Sempre é bom voltar a ser criança! Então, não se esqueça de que na Califórnia, além das praias badaladas, da Big Sur e de todos os demais encantos, vale sempre a pena dar uma passadinha na Universal Studios. Você é fã dos Minions? Dos Transformers? Gostou do filme a Múmia? É apaixonado pela sétima arte? Então este é o seu estúdio em Los Angeles! 
Universal Studios, Los Angeles 2015
Foto: Daniele Rossato

O parque fica localizado na região Norte de Los Angeles, em um bairro denominado Universal City. Chegamos cedo, e a fila já estava enorme! Resolvemos comprar o ingresso Front of Line, que isenta filas dos brinquedos e dá a possibilidade de otimizar o tempo. Se você se organizar com os horários, pode aproveitar todas as atrações do parque! Ele é dividido em três áreas: o upper lot, lower lot e o tour nos estúdios. E se você gosta de simuladores, este é o lugar!!!! Engana-se quem pensa que os simuladores, por serem a maioria de desenhos infantis, são só para crianças. Subidas assustadoras, loopings, quedas livres... lá a diversão é garantida também para os adultos! Existem atrações externas, como a montanha russa do Jurassic Park, onde você inicia o passeio acompanhada de dinossauros, e acaba encharcada, após uma queda livre na água!!!!! 
Encontre seu personagem favorito na Universal Studios!!!
Los Angeles 2015 - Foto: Daniele Rossato

Uma das atrações mais disputadas é o passeio chamado de Studio Tour que é repleto de surpresas cinematográficas! Ainda é possível encontrar vários personagens andando pelo parque durante o passeio! Fica a dica: na primavera de 2016, Harry Potter e Dumbledore serão seus guias!”

                                                                                 Daniele Rossato



Obrigada Danica!!! Por ser colaboradora do Blog e ter viajado com a gente!!! 

Foi demais!!!


Próximo destino Las Vegas!!!
Rumo à Las Vegas!!! Califórnia 2015
Foto: Roberto Hartungs

Até mais!!!
See You!!!

                                                         Fabrícia Hoff & Laura Santos


Guia A&V – Programe sua Viagem!!!

Informações gerais

- Documentos exigidos: passaporte, com validade mínima de seis meses (recomendado), e visto de entrada.

- Idioma: inglês
- Moeda: dólar americano
- Fuso horário: 4 horas a menos (5 se horário de verão) em relação a Brasília
Quando fomos: outubro de 2015
Como chegamos: de Porto Alegre a São Francisco, com conexões, voamos de American e United Airlines. Alugamos um carro com a operadora Avis, o retiramos em São Francisco e o devolvemos em Las Vegas. As duas reservas, passagens + carro, foram feitas na decolar.com.
Onde ficamos: The Hotel Hollywood, reservado pelo booking.com.
Seguro de viagem: Mondial Assistance
Chip de celular: Travel Mobile


11 de fevereiro de 2016

Califórnia, on the road…

Olá Amigo & Viajante!!! 

Dando sequência a nossa mega trip, rumamos para o sul da Califórnia pela icônica Pacific Coast Highway, com nossos amigos Bela (Maria Izabel Mariano), Dani (Daniele Rossato) e Beto (Roberto Hartungs). E gente, as paisagens são realmente de arrasar!!! Vale muito fazer este trajeto de carro!!! Como de SanFran a Los Angeles são 730 km, resolvemos passar uma noite em Monterey para poder aproveitar o caminho com maior tranquilidade. Decisão estratégica e acertadíssima!!! Se tiver tempo fique mais do que uma noite, em alguma das outras cidades do percurso. Não irá se arrepender!!!
Pacific Coast Highway, Califórnia 2015



Deixamos São Francisco em um domingo bem cedinho, com a presença daquela névoa tão comum na costa da Califórnia. E ela nos acompanhou ainda por um bom tempo. Abastecemos o carro com combustível e a gente com muito café para enfrentar a estrada.
Opções de café é o que não faltam!!!
On the road..., Califórnia 2015



Já mencionamos aqui, que não tem como dirigir nos EUA (nem em qualquer lugar do mundo!!!) sem um GPS ou outro sistema de localização. Nós usamos o Waze, o aplicativo de navegação e trânsito mais utilizado hoje em dia. Como ele é baseado em compartilhamentos de seus usuários está sempre super atualizado. Não tem erro!!! Para ter acesso tivemos que habilitar o uso de um de nossos celulares nos EUA. Compramos um chip pelo site da Travel Mobile e o recebemos em casa em 4 dias (US$25,00). Com o chip na mão, escolhemos um plano de US$30,00 e a partir de que data ele passaria a valer. Mesmo sendo o plano mais barato, ofereceu tudo o que precisávamos com uma boa velocidade. Na data escolhida recebemos um e-mail com o novo número do celular. Por fim, chegando aos EUA, colocamos o chip da Travel Mobile e estava pronto para usar!!! Bem simples!!!
Ótimas pessoas nos ajudaram a encontrar o caminho e
abastecer o carro!!! Sim, elas existem!!!
On the road... Califórnia 2015

Voltando ao Waze, quando o programamos, ele sempre vai nos direcionar para as vias mais curtas e com menos trânsito. No nosso caso, para a cidade de Monterey ele fazia um trajeto pelo interior através da autoestrada 101, porém não era este o que queríamos fazer. Sonhávamos há meses com esta viagem pela costa da Califórnia!!! Mas o Waze insistia no rápido e sem graça!!! Então, íamos colocando como destino as cidades costeiras do caminho e assim o enganávamos!!!
Pacific Coast Highway, Califórnia 2015



Começamos por Half Moon Bay (que amor, né?!). A estrada até lá foi pelo interior mesmo, mas foi bem legal!!! Várias plantações e feiras vendendo abóboras (pumpkins) de todas as cores e tamanhos. Aliás, como era outubro e estava próximo do Halloween, o Dia das Bruxas hipercelebrado pelos americanos, tinham abóboras e monstros por toda a parte!!! Após Half Moon Bay, a próxima cidade destino do Waze foi Santa Cruz. Finalmente estávamos na “nossa highway”, lenta e cênica!!!

Agora liga o som e “curta a trilha sonora”!!!
Pacific Coast Highway, Califórnia 2015



A Califórnia State Highway 1, nome oficial da rodovia, também conhecida como Pacific Coast Highway ou Cabrillo Highway, é a maior estrada costeira da Califórnia, sendo que em grande parte de sua extensão tem o Oceano Pacífico como cenário. E este é o grande motivo de ser uma das mais lindas dos EUA!!!

A seguir as paradas que fizemos e consideramos imperdíveis...

Monterey: A distância entre São Francisco e Monterey é de cerca de 190 Km, mas o tempo que você levará vai depender de quanto você for parar nos inúmeros mirantes (vista point). E dá vontade de parar em todos!!! Tem que se organizar com o tempo!!!
Praça em Cannery Row, Monterey 2015



Chegando à cidade fomos direto para o El Castell Motel, como sempre reservado pelo booking.com, deixar nossas bagagens. O hotel, estilo motel americano, é simples, mas não nos decepcionou. E tinha um café da manhã bem bom para os padrões de café da manhã continental americano!!! De lá deixamos o carro em um estacionamento e passamos o resto do dia na região de Cannery Row.
Cannery Row, Monterey 2015



Na primeira metade do século passado esta era uma área portuária ocupada com dezenas de fábricas de sardinhas. Hoje está repleta de lojas, cafés e restaurantes e é bem movimentada. Almoçamos no Bubba Gump Shrimp Co., que além do restaurante ser delicioso é sempre uma diversão poder relembrar o filme Forrest Gump em cada detalhe do local!!!
Bubba Gump Shrimp Co., Cannery Row
Monterey 2015 - Foto: Beto Hartungs



No final da rua se encontra o fantástico Monterey Bay Aquarium. Inaugurado em 1984, este é um dos maiores aquários de água salgada do mundo e um importante centro de pesquisa, contando com milhares de plantas e animais de diferentes espécies marinhas. Destaque para a dança hipnotizante das transparentes, fosforescentes e inacreditáveis águas vivas. Os ingressos foram comprados na hora por US$39,95, mas podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.
Aquarium e a dança da águas vivas, Monterey 2015



Carmel-by-the-Sea: grudadinha a Monterey está a charmosíssima Carmel. A cidade é uma graça, toda arborizada, limpa e tranquila. Parece que nada está fora do lugar!!! O centrinho está cheio de restaurantes, cafés e galerias de arte super bem frequentados.
O charmosíssimo centrinho, Carmel 2015



A Carmel Bakery and Coffee Co. é bem tradicional e uma ótima pedida para aquela pausa para o café da tarde. Como a cidade é bem turística e um reduto de ricos e famosos da Califórnia, ela não é muito barata, principalmente para se hospedar. Uma boa opção é aproveitá-la durante o dia e dormir na vizinha Monterey, como nós fizemos!!!
Pausa para o café,  Carmel 2015



Seguindo pela Ocean Avenue chega-se a linda Carmel Beach (praia de Carmel), com areia branquinha e árvores contorcidas pelo vento, bem típicas da região. Quando a visitamos não havia muitas pessoas, pois fazia um pouco de frio, mas deve ser bem legal no calor e agito do verão. Bom motivo para voltar, não é mesmo?!?!
Praia com areia branquinha e as árvores características da região,
Carmel 2015

Uma das jóias da cidade é a missão católica de San Carlos Borromeo del Río Carmelo, fundada em 1770, na época em que a Alta Califórnia (a atual Califórnia americana) era colônia espanhola e Monterey sua capital. A missão de Carmel ainda é ativa e está aberta a visitação. Possui escola, jardins, museu e uma linda basílica. Vale conhecer!!! Ao todo 21 missões foram construídas entre San Diego e Sonoma (ao norte de São Francisco) e a ligação entre elas foi chamada de “El Camino Real”. Ainda hoje esta rota histórica é identificada com placas e sinos suspensos, a qual passamos várias vezes durante a nossa viagem.
Missão de San Carlos, Carmel 2015



Big Sur: partimos de Monterey, novamente em uma manhã com névoa e bem cedo, rumo a Los Angeles. Agora tínhamos pela frente cerca de 550 Km... Ia ser bem mais puxado!!! Logo após Carmel entramos na região chamada Big Sur, que se estende até a cidade de San Simeon e onde as Montanhas de Santa Lucia simplesmente se debruçam sobre o mar. Foi a maior concentração de “ohhh”, “nossa” e “uau”, pois ali estavam as paisagens mais esperadas e lindas desta parte da nossa viagem!!! Não é à toa que muitos artistas e escritores, deixaram de viver em cidades grandes para se refugiarem em Big Sur.
"Este é, simplesmente,  um lugar em que você deseja estar: falésias, mar e céu": Jack Kerouac,
Big Sur 2015



Mais uma vez colocamos cidades costeiras como destino do Waze para nos mantermos na Pacific Coast Highway, como Lucia, Gorda, San Simeon e Cambria.
Quando planejamos a viagem, vimos que neste trajeto existe um grande número de parques, reservas e mirantes para serem visitados. Mas como não teríamos tempo selecionamos somente 2 (não foi fácil!!!), para podermos conhece-los sem correria.
Paisagem árida ao longo da Pacific Coast Highway,
Big Sur 2015



Aí estão eles...
Bixby Creek Bridge – Ao longo da estrada várias pontes tiveram que ser construídas sobre desfiladeiros e penhascos a beira mar, para assim darem acessibilidade a Big Sur. A maior e mais famosa é a Bixby Bridge, ainda no condado de Monterey.
Bixby Creek Bridge, Big Sur 2015



Inaugurada em 1932, é uma ponte de concreto em arco, com 78 metros de altura e que parece fazer uma moldura para o Oceano Pacífico. Uma das atrações mais concorridas do percurso, porém é relativamente tranquilo para estacionar.
Emoldurando o Pacífico, Bixby Bridge
Big Sur 2015



Julia Pfeiffer Burns State Park – totalmente inebriados pela estrada, ora na beira do oceano, ora por dentro de uma floresta, ora em meio a paisagens extremamente áridas (causa de tantos incêndios nesta parte da Califórnia), chegamos ao parque estadual Julia Pfeiffer Burns (não confunda com o Pfeiffer Big Sur State Park).
Dentro da floresta, Big Sur 2015

O acesso ao parque é pelo lado esquerdo da pista, para quem, como nós, está no sentido norte-sul. Após deixar o carro no estacionamento, percorremos uma trilha bem leve de cerca de 400 metros, passando por túneis e pontes de madeira até o mirante que proporcionou a vista mais extraordinária de todas!!!
Julia Pfeiffer Burns State Park,
Big Sur 2015

A McWay Falls é uma cachoeira com quase 25 metros de altura que despeja suas águas em uma pequena praia, que por motivos de segurança e de preservação da área, não tem o acesso permitido ao visitante do parque. E nem precisa, só de poder admirá-la já estávamos felizes!!! Dá para acreditar que a água daquela cachoeira cai na areia da praia?!?!
McWay Falls, Julia Pfeiffer Burns State Park,
Big Sur 2015



Seguimos viagem passando direto por San Luiz Obispo e Santa Bárbara, que com certeza mereceriam uma parada, mas não foi desta vez, pois ainda queríamos fazer umas comprinhas rápidas (afff!!!). Então paramos no Camarillo Premium Outlets, que é um dos maiores da Califórnia e fica na cidade de Camarillo, cerca de 70 Km antes de Los Angeles. Apesar da exorbitância do valor do dólar, sempre dá para “adquirir umas coisinhas”!!! Dicas sobre compras em outlets nos EUA aqui.
Rumo a Los Angeles, Pacific Coast Highway
Califórnia 2015

Chegamos ao nosso hotel em Los Angeles (aguardem!!!) exaustos e quase sem acreditar em tudo que tínhamos percorrido, visto e vivido. E nenhuma palavra ou foto consegue dar esta dimensão!!! Você vai ter que ir lá e conferir!!!
Adoramos esta parte da viagem e a companhia dos nossos queridos amigos,
On the road... Califórnia 2015 - Foto: Roberto Hartungs



Até breve!!!
See you!!!
                                                    Fabrícia Hoff & Laura Santos