11 de fevereiro de 2016

Califórnia, on the road…

Olá Amigo & Viajante!!!

Dando sequência a nossa mega trip, rumamos para o sul da Califórnia pela icônica Pacific Coast Highway, com nossos amigos Bela (Maria Izabel Mariano), Dani (Daniele Rossato) e Beto (Roberto Hartungs). E gente, as paisagens são realmente de arrasar!!! Vale muito fazer este trajeto de carro!!! Como de SanFran a Los Angeles são 730 km, resolvemos passar uma noite em Monterey para poder aproveitar o caminho com maior tranquilidade. Decisão estratégica e acertadíssima!!! Se tiver tempo fique mais do que uma noite, em alguma das outras cidades do percurso. Não irá se arrepender!!!
Pacific Coast Highway, Califórnia 2015

Deixamos São Francisco em um domingo bem cedinho, com a presença daquela névoa tão comum na costa da Califórnia. E ela nos acompanhou ainda por um bom tempo. Abastecemos o carro com combustível e a gente com muito café para enfrentar a estrada.
Opções de café é o que não faltam!!!
On the road..., Califórnia 2015

Já mencionamos aqui, que não tem como dirigir nos EUA (nem em qualquer lugar do mundo!!!) sem um GPS ou outro sistema de localização. Nós usamos o Waze, o aplicativo de navegação e trânsito mais utilizado hoje em dia. Como ele é baseado em compartilhamentos de seus usuários está sempre super atualizado. Não tem erro!!! Para ter acesso tivemos que habilitar o uso de um de nossos celulares nos EUA. Compramos um chip pelo site da Travel Mobile e o recebemos em casa em 4 dias (US$25,00). Com o chip na mão, escolhemos um plano de US$30,00 e a partir de que data ele passaria a valer. Mesmo sendo o plano mais barato, ofereceu tudo o que precisávamos com uma boa velocidade. Na data escolhida recebemos um e-mail com o novo número do celular. Por fim, chegando aos EUA, colocamos o chip da Travel Mobile e estava pronto para usar!!! Bem simples!!!
Ótimas pessoas nos ajudaram a encontrar o caminho e
abastecer o carro!!! Sim, elas existem!!!
On the road... Califórnia 2015

Voltando ao Waze, quando o programamos, ele sempre vai nos direcionar para as vias mais curtas e com menos trânsito. No nosso caso, para a cidade de Monterey ele fazia um trajeto pelo interior através da autoestrada 101, porém não era este o que queríamos fazer. Sonhávamos há meses com esta viagem pela costa da Califórnia!!! Mas o Waze insistia no rápido e sem graça!!! Então, íamos colocando como destino as cidades costeiras do caminho e assim o enganávamos!!!
Pacific Coast Highway, Califórnia 2015

Começamos por Half Moon Bay (que amor, né?!). A estrada até lá foi pelo interior mesmo, mas foi bem legal!!! Várias plantações e feiras vendendo abóboras (pumpkins) de todas as cores e tamanhos. Aliás, como era outubro e estava próximo do Halloween, o Dia das Bruxas hipercelebrado pelos americanos, tinham abóboras e monstros por toda a parte!!! Após Half Moon Bay, a próxima cidade destino do Waze foi Santa Cruz. Finalmente estávamos na “nossa highway”, lenta e cênica!!!

Agora liga o som e “curta a trilha sonora”!!!

A Califórnia State Highway 1, nome oficial da rodovia, também conhecida como Pacific Coast Highway ou Cabrillo Highway, é a maior estrada costeira da Califórnia, sendo que em grande parte de sua extensão tem o Oceano Pacífico como cenário. E este é o grande motivo de ser uma das mais lindas dos EUA!!!

A seguir as paradas que fizemos e consideramos imperdíveis...

Monterey: A distância entre São Francisco e Monterey é de cerca de 190 Km, mas o tempo que você levará vai depender de quanto você for parar nos inúmeros mirantes (vista point). E dá vontade de parar em todos!!! Tem que se organizar com o tempo!!!
Praça em Cannery Row, Monterey 2015

Chegando à cidade fomos direto para o El Castell Motel, como sempre reservado pelo booking.com, deixar nossas bagagens. O hotel, estilo motel americano, é simples, mas não nos decepcionou. E tinha um café da manhã bem bom para os padrões de café da manhã continental americano!!! De lá deixamos o carro em um estacionamento e passamos o resto do dia na região de Cannery Row.
Cannery Row, Monterey 2015

Na primeira metade do século passado esta era uma área portuária ocupada com dezenas de fábricas de sardinhas. Hoje está repleta de lojas, cafés e restaurantes e é bem movimentada. Almoçamos no Bubba Gump Shrimp Co., que além do restaurante ser delicioso é sempre uma diversão poder relembrar o filme Forrest Gump em cada detalhe do local!!!
Bubba Gump Shrimp Co., Cannery Row
Monterey 2015 - Foto: Beto Hartungs

No final da rua se encontra o fantástico Monterey Bay Aquarium. Inaugurado em 1984, este é um dos maiores aquários de água salgada do mundo e um importante centro de pesquisa, contando com milhares de plantas e animais de diferentes espécies marinhas. Destaque para a dança hipnotizante das transparentes, fosforescentes e inacreditáveis águas vivas. Os ingressos foram comprados na hora por US$39,95, mas podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.
Aquarium e a dança da águas vivas, Monterey 2015

Carmel-by-the-Sea: grudadinha a Monterey está a charmosíssima Carmel. A cidade é uma graça, toda arborizada, limpa e tranquila. Parece que nada está fora do lugar!!! O centrinho está cheio de restaurantes, cafés e galerias de arte super bem frequentados.
O charmosíssimo centrinho, Carmel 2015

A Carmel Bakery and Coffee Co. é bem tradicional e uma ótima pedida para aquela pausa para o café da tarde. Como a cidade é bem turística e um reduto de ricos e famosos da Califórnia, ela não é muito barata, principalmente para se hospedar. Uma boa opção é aproveitá-la durante o dia e dormir na vizinha Monterey, como nós fizemos!!!
Pausa para o café,  Carmel 2015

Seguindo pela Ocean Avenue chega-se a linda Carmel Beach (praia de Carmel), com areia branquinha e árvores contorcidas pelo vento, bem típicas da região. Quando a visitamos não havia muitas pessoas, pois fazia um pouco de frio, mas deve ser bem legal no calor e agito do verão. Bom motivo para voltar, não é mesmo?!?!
Praia com areia branquinha e as árvores características da região,
Carmel 2015

Uma das jóias da cidade é a missão católica de San Carlos Borromeo del Río Carmelo, fundada em 1770, na época em que a Alta Califórnia (a atual Califórnia americana) era colônia espanhola e Monterey sua capital. A missão de Carmel ainda é ativa e está aberta a visitação. Possui escola, jardins, museu e uma linda basílica. Vale conhecer!!! Ao todo 21 missões foram construídas entre San Diego e Sonoma (ao norte de São Francisco) e a ligação entre elas foi chamada de “El Camino Real”. Ainda hoje esta rota histórica é identificada com placas e sinos suspensos, a qual passamos várias vezes durante a nossa viagem.
Missão de San Carlos, Carmel 2015

Big Sur: partimos de Monterey, novamente em uma manhã com névoa e bem cedo, rumo a Los Angeles. Agora tínhamos pela frente cerca de 550 Km... Ia ser bem mais puxado!!! Logo após Carmel entramos na região chamada Big Sur, que se estende até a cidade de San Simeon e onde as Montanhas de Santa Lucia simplesmente se debruçam sobre o mar. Foi a maior concentração de “ohhh”, “nossa” e “uau”, pois ali estavam as paisagens mais esperadas e lindas desta parte da nossa viagem!!! Não é à toa que muitos artistas e escritores, deixaram de viver em cidades grandes para se refugiarem em Big Sur.
"Este é, simplesmente,  um lugar em que você deseja estar: falésias, mar e céu": Jack Kerouac,
Big Sur 2015

Mais uma vez colocamos cidades costeiras como destino do Waze para nos mantermos na Pacific Coast Highway, como Lucia, Gorda, San Simeon e Cambria.
Quando planejamos a viagem, vimos que neste trajeto existe um grande número de parques, reservas e mirantes para serem visitados. Mas como não teríamos tempo selecionamos somente 2 (não foi fácil!!!), para podermos conhece-los sem correria.
Paisagem árida ao longo da Pacific Coast Highway,

Aí estão eles...
Bixby Creek Bridge – Ao longo da estrada várias pontes tiveram que ser construídas sobre desfiladeiros e penhascos a beira mar, para assim darem acessibilidade a Big Sur. A maior e mais famosa é a Bixby Bridge, ainda no condado de Monterey.
Bixby Creek Bridge, Big Sur 2015

Inaugurada em 1932, é uma ponte de concreto em arco, com 78 metros de altura e que parece fazer uma moldura para o Oceano Pacífico. Uma das atrações mais concorridas do percurso, porém é relativamente tranquilo para estacionar.
Emoldurando o Pacífico, Bixby Bridge
Big Sur 2015

Julia Pfeiffer Burns State Park – totalmente inebriados pela estrada, ora na beira do oceano, ora por dentro de uma floresta, ora em meio a paisagens extremamente áridas (causa de tantos incêndios nesta parte da Califórnia), chegamos ao parque estadual Julia Pfeiffer Burns (não confunda com o Pfeiffer Big Sur State Park).
Dentro da floresta, Big Sur 2015

O acesso ao parque é pelo lado esquerdo da pista, para quem, como nós, está no sentido norte-sul. Após deixar o carro no estacionamento, percorremos uma trilha bem leve de cerca de 400 metros, passando por túneis e pontes de madeira até o mirante que proporcionou a vista mais extraordinária de todas!!!
Julia Pfeiffer Burns State Park,
Big Sur 2015

A McWay Falls é uma cachoeira com quase 25 metros de altura que despeja suas águas em uma pequena praia, que por motivos de segurança e de preservação da área, não tem o acesso permitido ao visitante do parque. E nem precisa, só de poder admirá-la já estávamos felizes!!! Dá para acreditar que a água daquela cachoeira cai na areia da praia?!?!
McWay Falls, Julia Pfeiffer Burns State Park,

Seguimos viagem passando direto por San Luiz Obispo e Santa Bárbara, que com certeza mereceriam uma parada, mas não foi desta vez, pois ainda queríamos fazer umas comprinhas rápidas (afff!!!). Então paramos no Camarillo Premium Outlets, que é um dos maiores da Califórnia e fica na cidade de Camarillo, cerca de 70 Km antes de Los Angeles. Apesar da exorbitância do valor do dólar, sempre dá para “adquirir umas coisinhas”!!! Dicas sobre compras em outlets nos EUA aqui.
Rumo a Los Angeles, Pacific Coast Highway
Califórnia 2015

Chegamos ao nosso hotel em Los Angeles (aguardem!!!) exaustos e quase sem acreditar em tudo que tínhamos percorrido, visto e vivido. E nenhuma palavra ou foto consegue dar esta dimensão!!! Você vai ter que ir lá e conferir!!!
Adoramos esta parte da viagem e a companhia dos nossos queridos amigos,