21 de novembro de 2015

Todos deveriam viver um dia em São Francisco...

Hello Amigo & Viajante!!!

Acabamos de retornar de uma viagem sem explicação (!!!) pelo oeste dos Estados Unidos... São Francisco, Los Angeles e Las Vegas!!! E o mais fantástico de tudo é que com a “desculpa” de comemorar nossos aniversários tivemos a companhia de 8 amigos maravilhosos que aos poucos foram se juntando a nós. Contaremos tudo neste e nos próximos posts e eles também participarão como colaboradores!!!
É muita alegria, não é mesmo?!?!
E com o tempo o grupo ficou completo!!! Estados Unidos 2015
Foto: Adriana Corsetti

Para entrar no clima junto com a gente, estamos lançando a sessão “curta aqui a trilha sonora”!!! Vai lá, liga o som!!!

Chegamos ao aeroporto internacional de SanFran (para os mais chegados!!!) e de lá pegamos o BART (Bay Area Rapid Transit), que é o metrô deles, até a estação Powell, próxima a Union Square. Este trajeto custou US$8,65 para cada uma e levou cerca de 30 minutos. Atenção somente para as máquinas que vendem os tickets para o BART, pois são um pouco complicadas. Veja só, o preço do BART varia de acordo com o trajeto e tem um painel com os valores. Sabendo até onde vai e o valor, você coloca o dinheiro na máquina e imprime o ticket. A pegadinha é que se colocar US$10 para um ticket de US$8,65, você deve ir apertando os botões para diminuir a carga do cartão até chegar a US$8,65. Se confirmar a operação antes fica sem o troco. Nós marchamos com alguns dólares na primeira tentativa!!! A segunda foi com cartão de crédito, sem erro!!! Da Union Square pegamos um táxi e em poucos minutos estávamos no nosso hotel, na Lombard Street. Lá nos esperavam nossos amigos Daniele Rossato (a Dani, figurinha já carimbada deste Blog!!!), Maria Izabel Mariano (a Bela) e Roberto Hartungs (o Beto). O grupo da primeira parte da jornada estava formado!!!
Fabrícia, Laura, Beto, Dani e Bela, O quinteto da primeira parte da viagem
São Francisco 2015 - Foto: Roberto Hartungs

Temos que confessar que apenas duas noites em São Francisco foi um pouco corrido, mas deu para aproveitar ao máximo!!! Dizem que todos deveriam viver um dia em São Francisco, mas ir embora antes de ficar com o coração mole demais!!! Enquanto outras regiões dos EUA são mais conservadoras esta parte da Califórnia tem um ar de liberdade que dita a cultura e o comportamento dos locais. Terra de hippies, de imigrantes de todo o mundo (Chinatown, Little Italy...), de alternativos, meca da causa LGBT... Em São Francisco existe um respeito enorme por todas as diferenças. Realmente não tem como não se apaixonar!!!
A sinuosa Lombard St, São Francisco 2015

Então aqui está o nosso “TOP 5”...

- Lombard Street: A rua é bem longa e movimentada, inicia dentro do enorme Parque Presidio e se estende até a baía de São Francisco, na altura do Pier 27. Nesta região se encontram vários hotéis estilo motel americano, onde as tarifas são um pouco mais acessíveis do que em outras áreas da cidade. Em São Francisco a hospedagem é carííííssima. Ficamos no Town House Motel (reservado pelo Booking.com), com café da manhã simples, mas no geral bem bom!!! Perto do hotel, tinha um Mels drive-in, tradicional e barato restaurante de rede que também ajudou a nos mantermos dentro do orçamento.
Lombard St, as ladeiras e ao fundo a baía, São Francisco 2015

Mas voltando a Lombard St, a parte que lhe deu fama é apenas uma quadra entre as ruas Hyde e Leavenworth. E desde 1922 ela é considerada a via mais sinuosa do mundo, com 8 curvas fechadíssimas, que formam um ziguezague louco em uma inclinação de 27°. Diariamente centenas de turistas a percorrem a pé (e de língua de fora!!!), entre seus canteiros floridos e casas muito bem cuidados. De carro a velocidade máxima permitida na descida é 8Km/h. Em alguns momentos acaba formando um certo congestionamento, com carros e pessoas (querendo tirar suas fotos/selfies no meio da rua!!!) disputando o mesmo espaço. Mas vale a pena, a rua e a vista são bem fotogênicas!!!
O Cable Car (bondinho) e a ilha de Alcatraz, São Francisco 2015

Na Hyde Street pegamos a linha Powell-Hyde do charmoso Cable Car, que nos levou à região da Union Square. O bondinho de São Francisco está em operação desde 1873 e atualmente é o único que ainda funciona por este sistema de cabos. Normalmente a fila para pegá-lo é enorme, mas naquele dia tivemos sorte, pois não tinha muita gente na parada da Hyde St e o que passou não estava lotado. O ticket custa US$7,00 e você pode pagar diretamente para o cobrador. Muito legal descer aquelas enormes ladeiras de SanFran literalmente penduradas no Cable Car!!! Tem que ir!!!
Pendurada no Cable Car, São Francisco 2015

- Union Square: Área agitadíssima, cheia de turistas e locais, este é o coração da cidade. Muitas lojas para todos os gostos e bolsos. De departamento como Macy’s, Bloomingdale’s, Saks Fifth Avenue,… Chiquérrimas como Louis Vuitton, Chanel, Prada,… Mais descoladas como Uniqlo (que a gente ama, ama muito!!!), GAP, Banana Republic,... E as bem econômicas como ROSS (né Dani?!?!), Marshals,... Também é uma região com vários bares e restaurantes. Tem uma unidade do The Cheesecake Factory, restaurante que adoramos com ótima comida e cheesecakes deliciosos, no último andar da Macy’s. Boa pedida para dar uma paradinha quando estiver circulando por ali, e ainda aproveitar a vista!!!
Deliciosos... impossível resistir!!! The Cheesecake Factory
São Francisco 2015

O que nos chamou muito a atenção foi a quantidade de homeless (sem teto), viciados e doentes mentais que encontramos por esta região. Realmente, muito mais do que em qualquer outra cidade que já tenhamos visitado. Depois de nos inteirarmos sobre o assunto descobrimos que estas pessoas acabaram migrando para a Califórnia, e mais precisamente para São Francisco, por causa do clima ameno e da tolerância que existe com as minorias. E que acabaram se concentrando nesta área da cidade (no quadrilátero formado pela Ellis St, Mason St, Mission St e Larkin St), pois ali existem vários abrigos, igrejas e entidades sociais que acabam dando alguma assistência a eles. Enfim, não nos pareceu perigoso durante o dia, mas é uma região que deve ser evitada à noite.
Union Square, vista do The Cheesecake Factory

Seguindo pela Market St chega-se ao Civic Center, onde estão localizados belos prédios administrativos e históricos como a Biblioteca Pública, teatros, museus, a Ópera House, o City Hall (prefeitura), entre outros...
O lindo prédio City Hall (prefeitura)
São Francisco 2015

- Painted Ladies: Atrás do Civic Center, entramos em um dos bairros mais tranquilos e cools de SanFran, o Western Addition. Foi uma delícia caminhar pela lindinha Hayes Street com muitas lojas, galerias de arte, bares, restaurantes e cafés. Almoçamos no Absinthe Bresserie & Bar, com comida boa e lugar agradável.
Tradicional casario, São Francisco 2015

Terminada esta parte mais voltada ao comércio inicia uma área bem residencial do bairro onde existem muitos exemplares das “megafofas” painted ladies. Este é um termo arquitetônico usado para designar as casinhas de madeira em estilo vitoriano, pintadas com três ou mais cores para salientar seus detalhes, e que são tão características de São Francisco. As que restam hoje são remanescentes do grande terremoto, seguido de incêndio, que devastou grande parte da cidade em 1906.
Nós e o mais famoso conjunto de painted ladies
São Francisco 2015 - Foto: Roberto Hartungs

O principal, e mais famoso, conjunto de painted ladies são as seis que se encontram em frente à Alamo Square, no cruzamento da Hayes St com a Steiner St. Com certeza as Painted Ladies, com a cidade moderna ao fundo, é uma das mais fotografadas imagens de São Francisco!!!
As Painted Ladies e a parte moderna da cidade
São Francisco 2015

- Alcatraz: Um dos passeios imperdíveis é visitar e conhecer a história desta ilha que fica no meio da baía de São Francisco e que, de 1934 a 1963, abrigou a prisão de mesmo nome. Para entender melhor o seu significado, essa frase de autor desconhecido resume bem: “Quebre as regras e você vai para prisão, quebre as regras da prisão e você vai para Alcatraz”.
Alcatraz, São Francisco 2015

Chamada também de The Rock (A Rocha), teve como “moradores” os criminosos mais perigosos de sua época, entre eles o lendário gangster Al Capone. Após algumas poucas tentativas frustradas de fuga, em 1962, com um plano cinematográfico, 3 detentos desapareceram de suas celas e nunca foram encontrados. As frias e fortes correntes marítimas de São Francisco levam a acreditar que eles tenham morrido, mas vai saber!!! Toda esta aura transformou Alcatraz em lenda, e Hollywood, através de vários filmes e séries, se encarregou de fazê-la famosa no mundo inteiro.
Alcatraz: o prédio, as celas, o museu e a solitária
São Francisco 2015

Alcatraz é um ponto turístico muito concorrido de SanFran e como a entrada na ilha é controlada e só pode ser feita através da linha de barco turístico, recomendamos fortemente que o ingresso seja adquirido antecipadamente. Compramos os nossos (US$31,00 cada o day tour) pelo site com 2 meses de antecedência e já tinham horários esgotados. O embarque é feito no Pier 33 na região do Embarcadero e é super organizado. Não se esqueça de levar um casaco, pois durante a travessia o vento na baía é de cortar a alma, mas a vista é espetacular. Chegando lá você pode aproveitar o passeio pela ilha e visitar as dependências do presídio, percorrendo um tour que inclui apresentações de vídeos e um áudio guia muito bom (tem em português) que conta a história de Alcatraz, dos funcionários e dos detentos. Vale cada segundo!!!
Fila para o barco que leva à Alcatraz, Pier 33

A cidade vista da Ilha de Alcatraz
São Francisco 2015

Após nossa visita à Alcatraz, fomos retirar o carro que já havíamos reservado pelo site da Decolar.com, em uma loja da locadora Avis, bem próxima ao Embarcadero. Já escrevemos aqui sobre como é dirigir nos EUA.

- Golden Gate Bridge: Agora definitivamente motorizados partimos para um passeio muitooo legal até o cartão postal de São Francisco. A Golden Gate Bridge (Ponte do Portão Dourado) foi inaugurada em 1937 e levou 4 anos para ser construída sobre o estreito Golden Gate que separa o Oceano Pacífico da baía de SanFran.
Golden Gate Bridge, São Francisco 2015

Marés e ventos fortes, correnteza, neblina (uma constante em São Francisco), maresia, a proximidade da Falha de San Andreas (causando tremores frequentes) e a exigência de um grande vão livre para passagem de embarcações fez com que a construção da ponte se tornasse um grande desafio. E até hoje a Golden Gate Bridge é considerada uma façanha da engenharia frente às dificuldades para sua realização naquela época.

A pé na Golden Gate Bridge... só até a metade!!!
São Francisco 2015

Você pode atravessar a ponte de carro, ônibus, a pé (é uma puxadinha), e, como muitos fazem, de bicicleta. Existem vários pontos de aluguel desde a região de Fishermen’s Warf até a ponte. Nós fizemos de carro mesmo e foi ótimo!!! Um dos melhores lugares para apreciar toda a beleza da ponte e fazer aquele registro é no Golden Gate Bridge Welcome Center, próximo à praça de pedágio (aliás, só para constar, este foi o ÚNICO pedágio que pegamos em toda nossa viagem!!!), antes de entrar na ponte. O local tem banheiros, lanchonete, lojinha de souvenirs, estacionamento, ponto de ônibus e você pode ir caminhando até a ponte.
Lindo, lindo, lindo!!! É impressionante o contraste daquela cor vermelha da ponte (na verdade a cor é laranja internacional) com o azul do céu e do mar!!! Lindo, lindo mesmo!!!
Lindo, lindo, lindo!!!, Golden Gate Bridge
São Francisco 2015

Do outro lado da ponte fica Sausalito, uma graça de cidade!!! Tem um centrinho super charmoso, com várias lojas, bares e pequenos restaurantes gourmets. Almoçamos no Venice Gourmet, uma delicatessen com mesinhas na calçada de frente para a baía. Uma delícia!!! Passamos uma tarde muito agradável com direito a apresentação dos Blue Angels, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos Estados Unidos.
Uma tarde do outro lado da ponte
Sausalito 2015 - Foto: Roberto Hartungs

Bem, por aqui encerra a nossa participação, mas como nossos amigos chegaram dias antes de nós, eles também têm algumas dicas para dar!!!

“- Bairro Castro: Não deixe de conhecer os recantos e os encantos do Castro, famoso bairro gay de São Francisco, a começar pelo Twin Peaks Tavern. O bar está localizado na famosa esquina da Castro St, onde tudo acontece. Este foi o primeiro bar do Castro que colocou janelas, quebrando com a obscuridade que cercavam os bares gays, até então. Logo em seguida, na 407, coma um cookie no Hot Cookies, sem deixar de reparar na decoração que apresenta uma peculiar homenagem dos clientes àquela “padarie”.
Castro Theater e a Rainbown Flag, Bairro Castro
São Francisco - Foto: Maria Izabel Mariano

O Castro Theater, imponente prédio de 1922, que reluz à noite com seu letreiro, também é uma parada imperdível. Descendo a Castro St., dentre as diversas lojas e bares, vale a pena procurar uma loja de variedades que possui tudo o que você precisa (tecidos, fantasias, plumas e paetês) para recordar o guarda-roupa do RuPaul e os modelitos do clássico Priscila - A Rainha do Deserto. Ao atravessar a rua, curta a exclusiva faixa de pedestre da Castro St. com a 18th.
Imagens de Harvey Milk, Harvey's, Bairro Castro
São Francisco 2015 - Foto: Maria Izabel Mariano

A partir das 16h, reserve um momento no Harvey’s para um happy hour. E, se a sede estiver grande, delicie-se com uma Blue Moon (cerveja belga) acompanhada de nachos, ouvindo a excelente trilha sonora e assistindo os ótimos filmes na TV. O bar traz um pouco da história de Harvey Milk por meio de um display com fotografias cedidas pelo GLBT Historical Society. Não esqueça de conferir a enorme e colorida Raibown Flag, na esquina da Market St. com Castro, marca registrada do bairro.
Aliás, #fica a dica: quem não viu, corre lá e vê o filme Milk – A voz da igualdade, de 2008, com Sean Penn, encarnando o ativista e político, o que, sem dúvida, proporcionará um novo olhar ao andar pelo bairro.”
                                                                 Maria Izabel Mariano

“- Pier 39: Ouso dizer que o Pier 39 é um bom resumo de São Francisco. Localizado na Beach Street & The Embarcadero, zona portuária próxima ao Fisherman’s Wharf, o Pier oferece visões, por exemplo, da Golden Gate Bridge e da ilha de Alcatraz, valendo a pena caminhar pelo seu segundo piso em busca de ângulos mais amplos. Ao lado esquerdo do Pier, vemos uma multidão de leões-marinhos que ficam ali acampados, fixando e entretendo a legião de observadores que se aglomeram para fotografá-los.

Pier 39, São Francisco 2015
Foto: Roberto Hartungs

Diversos restaurantes, desde lanches aos mais sofisticados menus de frutos-do-mar, como o Crab House, satisfazem os diferentes gostos, sem falar na variedade de lojas. Mesmo pra quem não esteja com fome, o aroma de guloseimas no ar é tentador! Numa das escadarias que levam ao segundo piso, cada um dos degraus toca uma nota musical quando pisamos. Dá até pra tocar uma música pulando algum degrau que outro! Na ocasião, logo na entrada, uma banda de músicas incrível, formada por integrantes da Marinha, tocava um Pop Rock formidável para aquele dia de sol! Era a Fleet Week de São Francisco que rolava, com várias atrações temáticas acontecendo durante aquela semana na cidade. Além de tudo, artistas de rua se apresentam num palco situado no final do Pier, ao lado do Carousel.
Banda incrível animando o pessoal e leões marinhos indiferentes à agitação!!!
Pier 39, São Francisco - Foto: Roberto Hartungs

O Hard Rock Café e o famoso Bubba Gump Shrimp Co. também estão entre as atrações do local. Importante lembrar que o agito no Pier se dá sob a luz do dia, quando temos a impressão de que a cidade inteira está lá! À noite também funciona, mas com um movimento bem menor e sem a mesma atmosfera envolvente presenciada durante o dia.”
                                                                         Roberto Hartungs

Muito obrigada Bela e Beto por se tornarem colaboradores deste Blog, mas o melhor mesmo foi tê-los como companheiros de viagem!!!

De SanFran seguimos para o sul da Califórnia pela icônica Pacific Coast Highway...
Ops, acompanhe nosso Blog, pois esta história fica para o próximo post!!!