1 de novembro de 2015

Um cruzeiro até o Fim do Mundo!!!

Olá Amigo & Viajante!!! 


Como a gente adora escrever um post para o Blog, principalmente se é sobre uma viagem mais antiga!!! Temos que fazer um exercício para “puxar forte pela memória” e lembrar tudo que aconteceu ou pelo menos o que mais nos marcou. Para tanto guardamos milhares de fotos (literalmente), folders, mapas, guias, bilhetes, entradas e registros do bloquinho, tudo o que possa nos ajudar nesta divertida tarefa de reviver momentos maravilhosos. A internet também auxilia para termos certeza de que as atrações, restaurantes e hotéis ainda estão por lá.

Então, seguindo a história que começamos no post anterior, em 2009 fizemos uma viagem inesquecível pelo Chile (Santiago, Viña del Mar e Valparaíso) e um cruzeiro pela América do Sul, com a companhia da nossa amigona Daniele Rossato. E agora vamos contar como foram estas 12 noites no mega transatlântico... Embarque conosco!!!

Prestes a zarpar!!!, Cruzeiro Star Princess
Valparaíso 2009


Star Princess, o Navio: chegamos ao porto de Valparaíso à tarde e imediatamente começaram os preparativos para o embarque. A impressão é que levariam horas para que aquele mundo de gente entrasse no navio. Mas como o processo de check-in é extremamente organizado e tudo era uma novidade, nem vimos o tempo passar.
1, 2, 3 e estávamos a bordo!!!
Cruzeiro Star Princess, Valparaíso 2009

Com 18 andares e uma capacidade para 2600 passageiros (e mais 1100 tripulantes), o Star Princess, da Princess Cruises, é grandiosamente espetacular!!! Como se fosse um enorme hotel + shopping + centro de entretenimento + clube, boiando no mar. 
Cruzeiro Star Princess, Oceano Pacífico 2009

Fomos direto para nossa cabine A712, no Aloha - deck 12, para arrumar nossas bagagens. A cabine era interna, sem vista e sem balcão (sacadinha), mas estávamos bem felizes com ela!!! Também só íamos lá para tomar banho e dormir, sempre mortas de cansaço.
Nossa micro e amada cabine!!! Cruzeiro Star Princess 2009

O primeiro evento do navio foi reunir todos os passageiros (distribuídos nos diversos teatros) para uma apresentação de boas vindas e para dar as orientações de segurança em caso de emergência. E não adianta se enganar, sempre vem aquele pensamento “Titanic” se vai ter bote e coletes para todo mundo!!! Kkkkk!!! Depois foi feito um tour guiado, para conhecer as instalações e ter um contato inicial com o navio.
Pensamento "Titanic"... Será que tem bote para todo mundo?!?!
Cruzeiro Star Princess 2009


Circulando pelo navio!!!, Cruzeiro Star Princess 2009

Todo dia a bordo tinham inúmeras atrações e oportunidades de se divertir. Na noite anterior e em um canal específico da televisão eram disponibilizados todos os horários das atividades, bem como os horários de embarque e desembarque, previsão do tempo, excursões (...) para o próximo dia. É muito difícil ficar entediado, basta você se permitir e entrar na brincadeira. Parafraseando o lema do Star Princess, “se o mundo exterior não fosse tão fascinante, você nunca sairia do navio”!!!
Em alto mar a jogatina era liberada!!! Cruzeiro Star Princess 2009

Em diferentes decks, 14 restaurantes davam conta do recado. Variavam dos mais casuais, a beira das piscinas, Buffet 24hs (se quiser e conseguir pode passar o dia inteiro comendo), pizzaria, lancheria..., até os de especialidades e mais formais. Em geral, a comida servida era muito boa e visualmente bem preparada, com pratos da culinária de várias partes do mundo. Um dos pontos altos do cruzeiro é o Jantar do Comandante. Quando toda a galera usa o seu traje mais fino (!!!), podendo escolher entre dois horários para jantar na presença do próprio. Mas, se não quiser não precisa participar.
À esquerda: melhor traje no Jantar do Comandante. À direita: um dos restaurantes
 informais do navio. Cruzeiro Star Princess 2009

Após o jantar a lista de atividades era intensa... No teatro várias apresentações de musicais, de mágica, show de talentos (engraçadíssimo por sinal)... Você pode fazer uma “fezinha” no cassino ou participar de festas temáticas bem divertidas que são realizadas nos diferentes bares do navio. E, como sempre fazíamos, terminar a noite na Skywalker Nightclub, a danceteria que fica no deck panorâmico do 18º nível, com uma vista inacreditável!!!
Musicais e plateia animada no teatro, Cruzeiro Star Princess 2009

Durante o dia, quando o navio não tinha parada ou para aqueles que não queriam descer, a programação também era variada, com aulas de dança e ritmos, cursos, brincadeiras, filmes no cinema... Você pode fazer compras nas lojas duty-free (livre de impostos), aproveitar as piscinas abertas e fechadas, a academia, o spa ou praticar algum esporte. Ou, se preferir, pode simplesmente não fazer nada!!! Olha que bom!!!
Piscinas fechada e aberta, Cruzeiro Star Princess 2009


Vida dura!!! Cruzeiro Star Princess 2009

Todos perguntam se o navio balançava muito e se não ficamos enjoadas. Bem, para garantir, no primeiro dia tomamos um remedinho contra náusea, mas nos adaptamos rápido e acabamos por não tomar mais. Geralmente, o navio era muito estável e nem percebíamos que estávamos no meio do oceano. Porém, em alguns momentos o mar esteve muito agitado e o navio balançou pra valer!!! Mas não nos abalávamos, íamos para a Skywalker e todo mundo dançava se segurando nas mesas e cadeiras, sem maiores problemas!!! kkkk
O fim da noite era sempre na Skywalker!!! Cruzeiro Star Princess 2009

Os destinos: Nosso primeiro dia foi o do embarque e o segundo de navegação pelo sul do Pacífico, quando aproveitamos bastante as atividades do navio. Mas, o melhor nos aguardava na nossa primeira parada...
Vulcões Osorno e Calbuco no horizonte, Puerto Montt 2009
 

- Puerto Montt (Chile): Logo que avistamos a cidade portuária 2 imagens se destacaram no horizonte, as pontinhas dos vulcões Osorno e Calbuco. Passamos o dia percorrendo a belíssima região do Lago Llanquihue e as cidades de Puerto Varas e Frutillar que circundam o lago. Também visitamos o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e os Saltos do Río Petrohue, com agora um imponente Osorno bem próximo. Este mundo realmente tem lugares maravilhosos!!!
Lago Llanquihue e o imponente Osorno.
Frutillar e Puerto Varas 2009

- Fiordes Chilenos e Glaciar Amália (Chile): os 4º e 5º dias foram de navegação, mas estávamos bem próximos da costa e fizemos um cruzeiro panorâmico pelos Fiordes Chilenos e o impressionante Glaciar Amália. Uma grande e espessa massa de gelo formada por sucessivas camadas de neve compactada resultaram neste monumento da natureza que se prolonga por vários quilômetros e tem cerca de 30 mil anos. Este mundo realmente tem lugares maravilhosos, parte 2!!!
Fiordes Chilenos, Cruzeiro Star Princess 2009


Glaciar Amália, Cruzeiro Star Princess 2009

- Punta Arenas (Chile): o próximo desembarque foi na cidade que é a porta de entrada para a Antártida e a Terra do Fogo. Circulamos pelo centro de Punta Arenas e depois visitamos o Fuerte Bulnes, uma reconstrução histórica do primeiro povoado chileno na Patagônia. Deixamos a cidade pelo lendário Estreito de Magalhães, que antes do canal do Panamá foi a principal ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
Porta de entrada para a Antártida, Punta Arenas 2009

- Ushuaia (Argentina): no 7º dia de cruzeiro chegamos finalmente ao Fim do Mundo!!! Ushuaia está localizada às margens do Canal de Beagle, é considerada a cidade mais austral do planeta e é uma graça, com atrações o ano inteiro. Mas ela “ferve” mesmo no inverno, quando o Cerro Castor desponta como um dos points do esqui na América do Sul. Ficamos ali pela região central onde tem várias lojinhas, bares e restaurantes. Adoramos!!! Achamos o Fim do Mundo bem legal!!!
E chegamos ao Fim do Mundo!!! Ushuaia 2009

- Cabo Horn (Chile): Na manhã seguinte fizemos um cruzeiro panorâmico por esta região que é a última fronteira antes da Antártida. O Cabo Horn fica na ponta do arquipélago mais extremo do Hemisfério Sul. Como é nesta área que se encontram os oceanos Pacífico e Atlântico, com suas diferentes correntes marítimas, as águas são mais agitadas e os ventos beeem fortes. Com certeza é lá que o vento faz a curva!!!
Ponto mais meridional do hemisfério sul!!! Cabo Horn 2009

- Port Stanley (Falkland Islands): na manhã do 9º dia desembarcamos na Inglaterra!!! Opa, não!!! Em Port Stanley, capital das Falkland Islands. O arquipélago ao sul do Oceano Atlântico é motivo de disputa entre o Reino Unido e a Argentina há centenas de anos, e esta até desencadeou um confronto bélico na década de 80, a Guerra das Malvinas. Mas a verdade é que Falklands é território britânico, a língua oficial é o inglês e o hino é “God save de Queen”. Mesmo que a pequena Stanley seja uma cidade perdida no meio do oceano, ela tem pubs, mão inglesa, cabine telefônica e ônibus vermelhos, ... Quase Londres!!! Kkkkk
Londres??? Não, Port Stanley!!! Kkkk
Falkland Islands 2009

- Montevidéu (Uruguai): após um dia de navegação chegamos à capital uruguaia. Como já conhecíamos a cidade, circulamos tranquilamente apenas pela Ciudad Vieja e seu movimentado centro histórico, onde visitamos o Museu Torres García e a Plaza Independencia. Na principal atração de Montevidéu, o Mercado del Puerto, almoçamos no restaurante El Palenque uma autêntica parrilhada (churrasco típico uruguaio) acompanhada de uma cerveja Patrícia bem gelada!!! Por fim, percorremos as Ramblas a beira do Rio da Prata.
Autêntica parrillada, Montevidéu 2009

Voltamos exaustas para arrumar e despachar nossas bagagens. E ainda tínhamos que aproveitar a última noite no navio!!!
Check-out extremamente organizado. Parecia impossível, mas foi moleza
 de encontrar nossas malas!!! Cruzeiro Star Princess 2009

- Buenos Aires (Argentina): No 12º dia desembarcamos no nosso porto derradeiro... Como cantaria Gardel, em “mi Buenos Aires querido”!!! Também já tínhamos visitado a cidade anteriormente, mas mesmo assim fizemos um city tour que estava incluído no pacote. Casa Rosada, Plaza de Mayo, Calle Florida, Obelisco, Teatro Colón, Cemiterio da Recoleta, Caminito, Floralis Generica... Todos os confirmados!!!
Nosso último dia foi na capital dos portenhos, Buenos Aires 2009

Chegamos ao fim desta verdadeira aventura por mares, vulcões, lagos, geleiras, regiões inóspitas, cidades no Fim do Mundo, arquipélagos isolados que não imaginávamos alcançar, que realmente adoramos, mas que provavelmente não voltaremos...
Será que não mesmo?!?!
Amigo & Viajante, Cruzeiro Star Princess 2009


Hasta la vista!!!

                                                 Fabrícia Hoff & Laura Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário