3 de janeiro de 2017

“♪♪La vie en rose♪♪”!!! – Paris: parte 1

Paris 2012

Paris é tudo o que você já ouviu falar sobre ela. “Cidade Luz” (Figura de linguagem), “É sempre uma boa ideia” (Audrey Hepburn, filme “Sabrina”), “É uma festa” (livro de Ernest Hamingway)!!! Mas certamente você descobrirá outros adjetivos. Será impossível não se encantar ao se deparar com cenários que já foram vistos em filmes, lidos em livros ou escutados em músicas!!! Programe-se de acordo com os dias disponíveis, pois é uma das cidades com maior número de atrações que já visitamos. E, por favor, não crie a expectativa de que conseguirá conhecer tudo na sua viagem, e nem se desespere. Afinal, nós sempre teremos Paris (Humphrey Bogart, filme “Casablanca”)!!!

Para se localizar na cidade, a região central, onde estão localizados praticamente todos os pontos de interesse, é circundada pelo Boulevard Peripherique e dividida em 20 arrondissements (Arrt., distritos). Para completar, o Rio Sena separa a cidade em Rive Droite (margem direita do curso do rio, que fica ao norte) e Rive Gauche (margem esquerda, ao sul).
Arrondissements de Paris. Foto: www.parisgratuit.com 

Devidamente orientado e com um mapa na mão (de papel ou aplicativo, como preferir!!!), a ordem é bater perna. Porém, o ótimo sistema de metrô vai lhe levar para qualquer lugar que desejar. 
Agora “curta a trilha sonora” e acompanhe o nosso roteiro por regiões!!!



Tuileries e Opéra:

Nosso ponto de partida é o magnífico e enorme Musée du Louvre (leia mais sobre o Louvre aqui). Se organize, pois ficamos o dia inteiro e não conhecemos tudo!!! De um lado do museu a Rue de Rivoli é cheia de lojinhas de souvenirs e do outro a Rive Droite convida para uma agradável caminhada. Aliás, você conhecerá muitas das atrações mais famosas de Paris somente percorrendo as margens do Sena ou fazendo um passeio de barco pelo rio.
Musée du Louvre, Paris 2012


Em frente às pirâmides do Louvre, o Arc de Triomphe du Carrousel dá a passagem para o Jardin des Tuilleries, onde está localizado o Musée de l’Orangerie, com as gigantescas telas de Monet (leia aqui sobre o l’Orangerie). Ao final dos jardins, a Place de la Concorde é a histórica praça onde Luís XVI e Maria Antonieta, entre muitos outros, foram guilhotinados após a Revolução Francesa. Mas também é onde Anne Hathaway joga o celular em uma das fontes no filme “O Diabo veste Prada”. História e ficção dividindo o mesmo cenário!!! 
Ahhh Paris!!! 😍😍
Place de la Concorde, Paris 2012

Alguns quarteirões na direção oposta ao rio chega-se a Place de la Madeleine. A região é rodeada por diversas lojas de produtos gourmets, porém, o destaque é a imponente igreja de la Madaleine. Bem próximo se encontra a Opéra Garnier, uma das mais célebres e belas casas de ópera do mundo. E para umas comprinhas, o Boulevard Haussmann conta com a Galeries Lafayette e a Au Printemp, endereços clássicos do consumo em Paris, com artigos que vão dos mais luxuosos, de marcas como Chanel e Dior, aos mais acessíveis. Mas, como sempre, uma unidade da Uniqlo (rede japonesa, espalhada pelo mundo, de roupas básicas, ótimas e podemos dizer high tech), foi a nossa perdição.... Voilá!!!
Galeries Lafayette, Paris 2012

Champs-Élysées e Chaillot:
A famosíssima e ampla Avenue des Champs-Élysées liga a Place de la Concorde à Place Charles de Gaulle (l’Étoile), local de outra construção emblemática de Paris, o Arc du Triomphe. A avenida é repleta de lojas, restaurantes e cafés e está sempre apinhada de turistas e locais. Também é o endereço em que os parisienses costumam celebrar seus eventos nacionais e onde passamos o Réveillon de 2015... À fran-ce-sa!!! Nas imediações da Champs-Élysées, as ruas du Faubourg-St.-Honoré e Montaigne guardam a residência do presidente da França (Palais de l’Élysée), os ateliês de alta costura dos mais renomados estilistas, hotéis cinco estrelas e os restaurantes mais caros de Paris. Très, très chic!!!
Arc du Triomphe, Paris 2012

Voltando em direção ao Rio Sena estão o Grand e Petit Palais, com belíssima arquitetura, e a Ponte Alexandre III a mais linda de Paris, que aparece no clipe “Someone like you” da Adele. Seguindo pela margem do rio chega-se ao Palais de Chaillot no alto do Jardin du Trocadéro. Voltado para o Sena, é um ótimo local para fotos da Torre Eiffel – parte 1!!!
Palais de Chaillot , ótimo local para fotos
da Torre Eiffel!!! Paris 2012

Invalides e Torre Eiffel:
Atravessando a Pont d’Iena, lá está ela, um dos monumentos mais visitados e fotografados do mundo... A Tour Eiffel!!! Construída para a Exposição Universal de 1889 hoje é o símbolo de Paris e de toda a França. E quem voltou para casa trazendo um souvenir da torre?!?! Mais que um?!?! Do outro lado o Champ de Mars é um local bem legal para piqueniques e ótimo para fotos da Torre Eiffel - parte 2!!! Depois de uma caminhadinha mais puxada chega-se a Tour Montparnasse. Do alto tem-se a melhor vista de Paris e ela também é ótima (maravilhosa!!!) para fotos da Torre Eiffel – parte 3!!! Novamente à margem esquerda do Sena, o Hôtel des Invalides guarda o túmulo de Napoleão Bonaparte, logo abaixo da cúpula dourada que reluz sobre os telhados de Paris...
Champ de Mars, outro ótimo local para
fotos da Torre Eiffel!!! Paris 2012

Temos muito ainda para contar, mas vai ficar para o próximo post!!! 
Au revoir!!!
Fabrícia Hoff & Laura Santos

GUIA DAS GURIAS – Programe sua Viagem
Informações gerais
- Documentos exigidos: passaporte, com validade mínima de seis meses.
- Idioma: francês
- Moeda: euro
- Fuso horário oficial: 4 horas a mais na França em relação a Brasília.
- Seguro de viagem: Mondial Assistance. O Tratado de Schengen estabelece a obrigatoriedade da Assistência Viagem para turistas, com o valor mínimo de 30.000 euros.
Quando fomos: janeiro de 2012 (14 noites) e dezembro de 2014-janeiro de 2015 (2 noites).
Como chegamos: as duas vezes, de Porto Alegre a Paris com conexão em Lisboa, voamos com a TAP. Pesquisa de ofertas de passagens na decolar.com. Compramos diretamente no site da TAP. Do aeroporto Charles de Gaulle até a região central de Paris, pegamos o ônibus Roissybus diretamente até a Opéra e de lá o metrô até o hotel.
Onde ficamos: Hôtel Gaston (3 estrelas) em 2012 no 17º Arrt. e Hôtel Le Compostelle (3 estrelas) em 2015 no 4º Arrt., ambos reservados pelo booking.com.
Onde comemos: algumas redes com vários endereços em Paris e preços bem acessíveis podem ajudar no orçamento, como o Hippopotamus (grelhados em geral), Bistro Romain (bistrô francês) e Pomme de Pain, le Pain Quotidien e Paul (pães, sanduiches, saladas, alguns pratos quentes). Evite os restaurantes turísticos, entre nos frequentados pelos franceses. Não tem erro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário