21 de dezembro de 2014

Munique, por Liliana Schlittler

Amigo & Viajante!!!

Como dar adeus à Alemanha foi muito difícil para nós (!!!), contamos mais uma vez com a ilustre moradora de terras germânicas Liliana Schlittler, e nossa colaboradora Amigo & Viajante, para assim termos a oportunidade de permanecer um pouquinho mais por lá...

Obrigada Lili!!!

Esta foi a terceira vez que visitei Munique... Na primeira fui apenas num bate e volta pra conhecer a Oktoberfest e na segunda fui com conhecidas que vieram do Brasil para fazer uma trip pela Europa.

Esta viagem foi toda planejada e esquematizada por mim, com o aval e as opiniões dos meus parceiros de viagem! A escolha por Munique foi deles, pois queriam muito conhecer a famosa cidade alemã! As reservas de hotel fiz pelo Booking.com (meu fiel ajudante). Alugamos um carro, pois eu já tinha passado por essa experiência de locar e dirigir por aqui e sabia o quão valorosa era esta opção. As estradas europeias são impecáveis e as paisagens do caminho encantadoras!

Pois bem, minha irmã e meu cunhado chegaram em Munique no dia 16 de setembro de 2014, e ficamos durante 3 dias na cidade e arredores. Pegamos o carro locado no Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss, onde eles desembarcaram, e partimos para nossa aventura! No primeiro dia apenas saímos para jantar, pois eles chegaram do Brasil à noite. Fomos a uma das mais antigas e famosas cervejarias da Alemanha, a Hofbräuhaus, que existe há mais de 400 anos.
Fachada da Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Você entra no clima da Oktoberfest ao adentrar no restaurante, todos os garçons e garçonetes vestindo trajes típicos, banda tocando música típica e muuuuuita cerveja e animação! Saboreamos uma bela cerveja alemã - Hofbräu Original e jantamos um prato típico alemão... joelho de porco com bolinho de batata - Resche Haxe mit Kartoffelknödel e linguiça com salada de batata - Wurst und Kartoffelsalat
Cerveja Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Foi uma noite mágica, eles tinham acabado de chegar e tudo foi maravilhoso... O ambiente dessa cervejaria é encantador e traduz perfeitamente a alegria de uma festa típica alemã!
Ambiente interno da Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

No segundo dia, tínhamos no roteiro a visita ao famoso Lago do Rei (Königsee), localizado no sudeste da Baviera, no território de Berchtesgadener Land, município de Schönau. Levamos aproximadamente uma hora de carro, são cerca de 160 km. O lago Königsee possui um formato de fiorde e é cercado pelos Alpes da Baviera. Tem 8 km de comprimento, largura de 1250 m, uma profundidade de cerca de 200 m e fica a 600 m acima do nível do mar. É um lugar incrível, onde a natureza é deslumbrante!
Königsee (Lago do Rei), Schönau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

O dia estava lindo, ensolarado e é possível fazer um passeio de barco pelo lago, a única maneira de realmente conhecer toda a extensão do mesmo, pois só existe uma pequena faixa de terra possível de conhecer sem pagar este passeio. O lago está localizado dentro do Parque Nacional dos Alpes Berchtesgaden cercado por várias montanhas inclusive o Watzmann (segunda montanha mais alta da Alemanha) com cerca de 2000 metros. Vale muito a pena fazer o passeio de barco!!! Existem barcos saindo a todo instante, e a procura é grande. Nós esperamos cerca de uma hora.
Igreja de São Bartolomeu, Königsee, Schönau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

O passeio ida-volta (cerca de 15 euros) dá uma parada em São Bartolomeu e vai até Salet, onde há um lago menor. Há um guia que explica as peculiaridades do lago e dos seus arredores. Durante o passeio de barco, fomos surpreendidos na ida por um belo espetáculo... O barco pára em frente a um paredão, um dos guias toca um trompete e a parede ecoa a música tocada por ele. De arrepiar! A primeira parada é numa pequena península onde está a famosa igreja de São Bartolomeu, construída em 1134. Na península de São Bartolomeu vale a pena ficar um pouco mais e desfrutar da natureza e apreciar os Alpes. No local encontram-se restaurantes, banheiros e lojas de souveniers.
Obersee, Salet 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Saindo da Igreja São Bartolomeu a segunda e última parada é em Salet onde está o Obersee, que é um lago bem menor, mas não menos belo! Pra nós foi como a cereja do bolo. Eu já tinha visto fotos de uma casinha que pairava sobre o lago, e estava inquieta por ainda não tê-la visto pessoalmente. Eis que então, nesta última parada, após uma caminhada de 10 minutos, encontramos a famosa casinha! E este segundo lago é lindíssimo, ele produz um reflexo dos paredões que o circundam que é mágico! É imperdível, quem for ao lago, aconselho fazer o passeio completo de barco e conhecer o Obersee!
"A casinha", Obersee, Salet 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Após o passeio, almoçamos um belo Pretzel, que é um pão tradicional alemão, em forma de nó, seco, estaladiço, habitualmente assado e salgado, o lanche mais habitual dos alemães. É rotineiro encontrar nas ruas, padarias, lanchonetes do país e ver os alemães saboreando o mesmo, todo turista deve provar. Eu adoro!!! Em seguida pegamos a estrada, de volta à Munique. No caminho resolvemos dar uma passada na Allianz Arena, o Estádio do Bayern de Munique, e por sorte, neste exato dia estava tendo jogo, mas os ingressos já estavam esgotados, portanto presenciamos apenas do lado de fora a vibração de uma das grandes paixões dos alemães, o futebol!
Allianz Arena, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

No terceiro dia, fizemos um tour pela cidade e pelos principais pontos turísticos. Pela manhã fomos ao Palácio Nymphenburg (em alemão Schloss Nymphenburg) que serviu de residência de verão aos governantes da Baviera. Como fomos muito cedo, a neblina (apesar de estarmos em pleno verão europeu) nos impediu de ver toda a extensão do local e contemplar os belos jardins do palácio, quase mais famosos que o palácio em si! Portanto, deixo aqui uma dica, independente da estação do ano, deixe para visitá-lo à tarde!
Schloss Nymphenburg,  Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Partimos então ao Englischer Garten, em português Jardim Inglês que é um grande parque urbano, com cerca de 4,17 km². Uma das paixões do povo de Munique, e um dos maiores da Europa. Um belo lugar para fazer um piquenique, andar de bicicleta, passear com o cachorro ou ler um bom livro! Mas o que nós procurávamos era a famosa ONDA!!! Isso mesmo, Munique não tem mar, mas tem onda! Eisbach é o pico mais famoso das ondas de rio em Munique, que se forma perto do parque Englischer Garten. E era onde queríamos chegar! Ficamos alguns minutos ali observando, tinham muitas pessoas surfando, homens e mulheres, ia um de cada vez, sempre respeitando a ordem e a organização... Algo tão peculiar dessa gente!
"A onda", Englicher Garten, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Após o surfe na terra onde não tem mar, partimos para uma caminhada pelo centro da cidade. Lojas, restaurantes, bicicletas por todos os lados, souveniers, enfim, uma cidade alemã! Percorremos a rua principal chamada Neuhauser Strasse até chegarmos na Marienplatz. Nesta praça, todos os dias, centenas de pessoas se reúnem para apreciar o Glockenspiel, famoso carrilhão da cidade, situado no alto da fachada principal da Neues Rathaus – Nova Prefeitura. Pontualmente às 11, 12 e 17 horas, durante 8 minutos, seus 43 sinos executam um verdadeiro espetáculo à parte. São grandes bonecos de madeira que se movem acompanhados por músicas, representando momentos importantes da história, como o casamento de Wilhelm V e Renata von Lothringen em 1568, e dançarinos comemorando o fim da peste que assolou o país em 1517. Sem contar na beleza arquitetônica do prédio, que já é de se admirar!
Neues Rathaus (Nova Prefeitura), Marienplatz, Munique 2014
Foto: Liliana Schlittler

Fomos também na Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora, onde está a tumba do imperador Ludwig (Ludovico) da Baviera. A igreja estava naquela ocasião em reforma externa.
Túmulo do imperador Ludwig da Baviera, Frauenkirche, Munique 2014

À tarde, pegamos a estrada, em direção à Áustria, mas ainda na Alemanha, fomos conhecer o famoso Castelo de Neuschwanstein (em alemão Schloss Neuschwanstein), construído na segunda metade do século XIX, perto da cidade de Füssen, na vila de Schwangau, no sudoeste da Baviera. É uma grande oportunidade conhecer este belo castelo quando se visita Munique, pois é perto, e é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha! Viajamos de carro por aproximadamente duas horas, são cerca de 130 km. Neuschwanstein é o mais famoso dos três palácios construído por Ludovico, e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela, na Disney World, e hoje é usado como logotipo da empresa. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e considerado "cartão postal" do país.
Schloss Neuschwanstein, Schwangau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Chegamos à tarde no local e como eu já havia me informado, não é possível chegar de carro até o castelo, mas existem ônibus a cada 30 min. Ou então, se desejar algo mais peculiar, subir de charrete, ou ainda, a pé, uma bela caminhada íngreme! Nós decidimos ir de charrete, custava 6 euros por pessoa, e acreditamos que tenha sido uma ótima escolha! Optamos por não conhecer o castelo por dentro, pois a parte externa já nos fascinava! A charrete nos levou até muito próximo do portão do castelo, mas ainda tivemos que caminhar uns 10 minutos de subida, imagina subir tudo a pé! Hehehe!
"A charrete", Schwangau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Ele é muito lindo, imponente e o que mais me instigava era imaginar ele sendo construído, no alto de uma montanha, há muuuuuuitos anos atrás, quando não existiam as tecnologias que possuímos hoje e tudo era manual e mais trabalhoso. É difícil explicar em palavras o que é esta construção, só estando lá pra entender! Depois de várias fotos, fomos caminhando por um caminho de terra, pois o nosso objetivo era chegar a uma ponte, que víamos do castelo. A ponte se chama Marienbrücke e possui 984 metros de altura, e embaixo dela passa uma cachoeira.
Marienbrücke (ponte de Maria), Schloss Neuschwanstein
Schwangau 2014 -
Foto: Liliana Schlittler

E ao chegar nela, foi surpreendente! Desta ponte tínhamos a melhor vista do castelo, a mais famosa, de onde é possível ver toda a imensidão e a pequenez do castelo ao mesmo tempo. Ele é muito alto, mas ao fundo você enxerga toda uma imensidão de terras e rios que o circundam!
"O conto de fadas", Schloss Neuschwanstein, Schwangau 2014

Pra descer da montanha, fomos a pé... porque pra descer todo santo ajuda! Hehehehe! Durante a descida, fomos surpreendidos por uma bela pancada de chuva de verão. Rimos muito, pois quando se está viajando e curtindo muito aquele momento, nada atrapalha, tudo vira festa e uma boa história pra contar! E neste momento estar de carro foi a maior recompensa, pois todas nossas roupas estavam ali e logo estávamos secos e prontos pra partir pra Áustria, que era nosso próximo destino...

Esta foi nossa viagem pra Munique... É considerada por muitos como a cidade mais bonita da Alemanha, e depois de conhecê-la melhor, concordo plenamente! Munique é uma mistura de cultura, belezas naturais, arquitetura única e alegria de viver. É sempre lembrada como a capital da cerveja e associada à Oktoberfest, mas é muito mais! É uma daquelas cidades onde o ritmo de cidade grande convive em harmonia com belas e gostosas tradições de uma cidade pequena!
Auf Wiedersehen!!!

Liliana Schlittler

20 de dezembro de 2014

Munique, ein Prosit!!!

Olá Amigo & Viajante!!!

Partimos de Berlin e, após um vôo de 1h15min, chegamos à região mais tradicional da Alemanha, a Baviera (Bayern em alemão e Bavária em latim), mais especificamente à sua capital Munique (München). Permanecemos 5 noites na cidade, hospedadas bem próximas da Hauptbahnhof (estação principal de trem) e a 10 minutos do ponto mais movimentado de lá, a Marienplatz.
Munique realmente nos surpreendeu, pois ao mesmo tempo que tem um ar de cidade grande (e é, tem mais de 1 milhão de habitantes), também apresenta um astral de vilarejo alpino, com casas e prédios de telhados vermelhos e triangulares. A cidade possui um grande número de atrações que vão desde palácios, monumentos históricos, museus... Além de ícones alemães como a sede (e museu) da BMW (Bayerische Motoren Werke, a Fábrica de Motores da Baviera) e a Allianz Arena, casa da maior torcida e do mais bem sucedido clube de futebol da Alemanha, o Bayern de Munique. Sem contar a animação que está presente nas cervejarias da cidade. Isso que quando a visitamos nem era época de Oktoberfest!!! A festa que teve sua origem em Munique há mais de 200 anos e que espalhou a cultura desta região (e a tradição de beber cerveja!!!) pelo mundo.

Então vamos ao nosso “Top 5”…

- Deutsches Museum: Sugerimos que você não deixe de visitar este que é o maior museu de ciência e tecnologia do mundo, com um acervo de mais de 100 mil objetos. E não pense que é exagero, você realmente fica tão entretido lá dentro que nem vê o tempo passar. Ele é simplesmente fascinante!!!
Deutsches Museum, Munique 2013

Pelos setores do museu é possível conhecer a história das maiores invenções e descobertas da humanidade bem como acompanhar a sua evolução. O que também torna ele bem interessante, dentro de uma fase de modernização do próprio museu, é que alguns destes setores são interativos.
Exibição: O sonho do voo humano torna-se realidade

Exibição: Para o espaço - Para a Terra
Deutsches Museum, Munique 2013

Ele conta com inúmeras seções desde a idade da pedra até a era espacial, incluindo tudo o que você possa imaginar (ou nem imagina!!!) sobre aviação, navegação, transportes terrestres, telecomunicações, mineração, eletricidade, aeronáutica, ciências naturais, fotografia, informática, instrumentos musicais, novas tecnologias... Ufaaa!!! E isto não é nem a metade!!! Vai por nós, vale muito conhecer o Deutsches Museum!!!
Exibição: Desenhando com luz

- München Residenz: Este palácio fica na região central de Munique, o qual, de 1508 a 1918, foi a residência oficial dos duques, eleitores (governantes) e dos reis da Baviera, a poderosa família Wittelsbach.
München Residenz, Munique 2013

Atualmente o Residenz é um museu que apresenta mais de 130 salas que podem ser visitadas, com móveis, tapeçarias, objetos de ouro e porcelana, pinturas e miniaturas em exposição como no tempo em que ele era habitado. Destaque para o Antiquarium, uma galeria com 66 metros de comprimento, adornada com bustos e esculturas clássicas. A Hofkapelle (capela da corte), a Reiche Kapelle (capela privada dos reis), o Kaisersaal (salão de festas do imperador), a Ahnengalerie (galeria dos ancestrais, com mais de 100 pinturas de membros da família Wittelsbach), a Schatzkammer (tesouro, onde está exposta a vasta coleção de joias da coroa), além de inúmeros aposentos, sala de concertos, teatro e jardins magníficos.
Antiquarium, München Residenz, Munique 2013

Hofkapelle, München Residenz, Munique 2013

O palácio foi seriamente danificado durante a II Guerra Mundial e somente não teve o seu acervo totalmente perdido porque muitos dos objetos foram retirados e escondidos previamente. Não se engane, pois apesar de ter uma fachada que pode ser considerada simples o seu interior é belíssimo e luxuosamente decorado. A cara da riqueza da Baviera!!!
Aposentos ricamente decorados, München Residenz, Munique 2013

- Dachau: A pequena e lindinha cidade (cerca de 20 Km de Munique) teve sua história marcada por ser o local do primeiro campo de concentração nazista construído por Hitler em 1933, logo que subiu ao poder. Estima-se que, desde a sua abertura até 1945 (quando o exército norte-americano libertou os milhares de prisioneiros sobreviventes), cerca de 200 mil pessoas foram presas e mais de 40 mil morreram nas suas dependências. Ele ainda permaneceu anos como campo de refugiados e em 1965 foi transformado em museu-memorial.
 Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau, Dachau 2013

O museu conta a história do nazismo, do campo e do seu funcionamento, e de como viviam e eram (mal) tratados os prisioneiros, através de muitas fotos, relatos de sobreviventes e objetos pessoais. Pode-se visitar as celas para os prisioneiros “especiais”, 2 barracões para os presos “comuns” (todos os demais foram derrubados, porém seus espaços seguem demarcados), a câmara de gás e o crematório.
Entrada, alojamento, crematório e memorial

Além do memorial a todos os mortos de Dachau, também existem templos pertencentes a algumas religiões (judeus, católicos, evangélicos...) espalhados pelo complexo. Estávamos receosas de conhecer o campo, devido sua carga histórica e emocional, mas apesar de realmente ser muito triste (um verdadeiro “soco no estômago”) acreditar que tantos horrores indescritíveis aconteceram ali, a visita ao KZ-GedenkstätteDachau é imperdível.
Escultura de Nandor Glid, Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau
Dachau 2013

A entrada é gratuita e você pode alugar áudio guias em português. A viagem de Munique a Dachau é muito fácil e rápida, mais ou menos 20 minutos de trem, o S-Bahn S2 (partindo da estação central de Munique, por exemplo) na direção Dachau/Petershausen. Ao chegar à estação, quase em frente fica um ponto de ônibus (compre o bilhete integrado, trem + ônibus) onde você pode pegar as linhas 722, 724 ou 726 até KZ-Gedenkstätte.
"O trabalho liberta", o cínico lema dos campos nazistas
Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau, Dachau 2013

- Região da Marienplatz: Esta é a parte da cidade mais movimentada de turistas e locais. Partindo da Karlsplatz, percorra a rua exclusiva para pedestres Neuhauser Strasse, que além de restaurantes e banquinhas de rua, tem lojas de um comércio muito diversificado, as nossas lojinhas de souvenirs e algumas de produtos bem tradicionais como os relógios cucos de madeira... Claro que tivemos que comprar!!!
Karlstor (Portão) no início da Neuhauser Strasse, Munique 2013

Ao final chega-se à badalada Marienplatz, o coração de Munique. Nela estão localizados a Mariensäule (Coluna de Maria, que dá nome à praça), a Altes Rathaus (antiga prefeitura), a lindíssima Neues Rathaus (nova prefeitura) e o Glockenspiel (carrilhão que fica na torre da nova prefeitura e toca todos os dias às 11, 12 e 17 horas). Logo ao lado encontra-se a Frauenkirche (Dom zu Unserer Lieben Frau, Catedral de Nossa Senhora Bendita), considerada um símbolo de Munique. Tivemos a possibilidade de assistir a missa quando a visitamos... Em alemão, lógico!!!
Mariensäule (Coluna de Maria), Frauenkirche (Catedral de Nossa Senhora) e a
 Neues Rathaus (Nova Prefeitura), Marienplatz, Munique 2013

Glockenspiel (carrilhão), Neues Rathaus, Marienplatz, Munique 2013

A dois passos da Marienplatz também está localizado o Viktualienmarket. Verdade, dá vontade de parar, provar e comprar tudo neste mercado ao ar livre. São centenas de barracas dos produtores da região que vendem pães, bolos, doces, queijos, frutas, legumes, os mais variados tipos de salsichas e linguiças. Algumas bancas vendem refeições como sopas e pratos de comida típica. Ahhh, e muita cerveja!!!
Totem no centro do Viktualienmarket, Munique 2013

- Cervejarias: Na Alemanha a cerveja é uma paixão nacional e em nenhum lugar do mundo se bebe tanto quanto na Baviera. Tudo bem que a estatística aumenta em função dos milhões de litros ingeridos durante a Oktobrfest, mas mesmo fora deste período o povo pega pesado mesmo. Nós não podíamos deixar de acompanhar esta tradição, que por sinal apreciamos muito!!!
Tarefa difícil, Munique 2013

Além de bancas de ruas e restaurantes, peça uma bebida da cervejaria local em um bierstube (bar de cerveja), biergarten (jardim de cerveja, ao ar livre, o que é muito apreciado pelos alemães no verão) ou bierkeller (adega de cerveja). Conhecemos todas as opções menos os biergartens, pois era inverno e tomar uma cerveja abaixo de neve não rola, nem para eles.
Gostamos muito do Ratskeller, localizado no porão da nova prefeitura, e das cervejarias Paulaner, Augustiner, Hacker-Pschorr e a maior de todas e mais famosa da Alemanha, a Hofbräuhaus am Platzl
Cervejaria Hofbräuhaus am Platzl, Munique 2013

A Hofbräuhaus foi fundada em 1589 para uso exclusivo do Duque da Baviera que não queria comprar cerveja de outro Estado (!!!) e pagar altos impostos. Somente em 1828 ela foi aberta ao público. Se você está querendo encontrar aquele estereótipo do alemão com roupas de tirolês, garçonetes carregando de 6 a 8 canecões de 1 litro de chope (Mass) com a mesma mão e aquela animada música típica germânica, sem dúvida este é o melhor lugar e o mais divertido!!! A HB é imensa, com vários salões, e as mesas são todas coletivas, o que favorece a socialização com os frequentadores.
Bandinha animada na Hofbräuhaus, Munique 2013

Estima-se que na alta temporada (verão) cerca de 30 mil visitantes circulam pela cervejaria por dia. O cardápio, obviamente, é só de pratos da culinária bávara. Então aproveite para provar algum de carne de porco, Sauerkraut (chucrute), Knödel (massa de batata fervida), todos os tipos de linguiças e salsichas, principalmente a especial da casa Weisswürst que é uma salsicha branca fervida servida com molho de mostarda preta doce, o Breze (Pretzel, pão salgado em forma de nó, que combina muito com tudo isto) e o Apfelstrudell (folhado doce de maçã). Tudo muito bom!!! O mais difícil é se decidir pela cerveja, mas escolhemos a Hofbräu Original que é deliciooosaaa!!! Na saída passe na lojinha HB e adquira, entre muitas opções de souvenirs, o seu próprio canecão de chope. Nós adquirimos!!!

Enfim, aproveite tudo com moderação, se conseguir!!!
Ein Prosit!!!
Ein Prosit!!!, Munique 2013

Assim nos despedimos não só de Munique, como da Alemanha!!!
Auf Wiedersehn!!!

Fabrícia Hoff & Laura Santos

1 de dezembro de 2014

Berlin, por Liliana Schlittler

Olá Amigo & Viajante!!!

O blog está completando um mês no ar e para comemorarmos em grande estilo este post tem a participação especial de mais um Amigo & Viajante... Nossa queridíssima nova colaboradora Liliana Schlittler!!! Ela que vive a experiência extraordinária de morar na Alemanha (e de conhecer toda a vizinhança europeia!!!) vai nos presentear com o seu relato sobre Berlin, que visitou recentemente.

Obrigada Lili, e que venham outros posts!!!

Essa viagem planejei e realizei sozinha, porém fiquei hospedada em Berlin na casa de um amigo brasileiro, que assim como eu, estuda aqui na Alemanha. Fiz pesquisas na internet antes de decidir tudo, pois era uma das cidades que mais queria visitar na Europa e sempre pretendi conhecê-la com calma e detalhadamente, tinha que ser especial, muito bem planejado! E foi assim que aconteceu... Foi uma viagem muito marcante e especial pra mim! Fui e voltei de ônibus, saindo da cidade onde moro, Offenburg, que é bem no sul do país... Foram 10hs de viagem, mas foi tranquila e com belas paisagens pra apreciar! Optei pelo ônibus, pois é o meio de transporte mais barato aqui da Alemanha, apesar de terem trens para todos os destinos possíveis, o ônibus ganha atualmente muita força por aqui, principalmente por terem preços bem em conta. Todo o percurso que eu fiz, em torno de 800 Km, paguei apenas 25 euros. Viajei pra Berlin em novembro de 2014, cheguei na noite do dia 4 e retornei na manhã do dia 10, escolhi esta data pois dos dias 7 à 9 de novembro foram comemorados os 25 anos da queda do Muro de Berlin (Mauerfall), e como ainda não conhecia a cidade, pude conhecê-la e prestigiar os festejos numa viagem só!

Minha estadia em Berlin durou 5 dias e como sabia que 4 dias seriam o suficiente pra conhecer a cidade, no primeiro optei por visitar Potsdam, que é uma cidade muito próxima à Berlin.  Em uma hora de trem você chega até ela! O sistema de transporte público de Berlin é bem distribuído e funciona muito bem, eu me locomovi o tempo todo utilizando metrôs, trens e ônibus. Comprei um ticket que dá o direito de utilizar todos os meios de transportes disponíveis durante 5 dias nas zonas ABC, incluindo a zona de Potsdam que é a zona C, paguei €34,90 e é possível comprá-lo em qualquer estação nas máquinas de venda de bilhetes. A cidade de Potsdam tem seus pontos principais de turismo muito próximos, desci na estação central da cidade e fui caminhando e fotografando suas belezas. Mas o ponto principal e mais famoso é o Parque Sanssouci. Depois de meia hora de caminhada, cheguei ao portão de entrada do Parque.  Como era outono, o parque estava com um colorido especial, muitos tons amarelos e folhas caídas pelo chão, uma paisagem típica europeia, como sempre vi nos filmes! Caminhei durante 3 horas pelo parque, e não entrei em nenhum palácio, apenas curti o parque em si! E não é para menos: a área é gigantesca, possui mais de 287 hectares, com jardins, esculturas, fontes, terraços, templos, capelas, um Jardim Botânico e vários palácios.
Parque e Palácio Sanssouci, Potsdam 2014 - Foto: Liliana Schlittler

O mais famoso é o Schloss Sanssouci, nome que Friedrich II (conhecido como Friedrich, der Grosse, ou em português, Frederico, o Grande) deu ao palácio e a todo o parque. Aqui, ele poderia ficar sem preocupações (daí o nome sans souci, “sem se preocupar” em francês). Friedrich queria cultivar ameixas, figos e fazer o seu próprio vinho. E conseguiu. Os terraços de vinhas (Weinberg) se espalham pelos jardins em frente ao Schloss Sanssouci.

Neste dia também fui conhecer o trecho mantido mais famoso do Muro de Berlin, que fica na Mühlenstraße, ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho do muro tem 1316m de extensão e contém 106 pinturas de artistas de diversas partes do mundo. As pinturas expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro e estão no lado oriental, por isto chama-se “East Side Gallery”. É uma galeria a céu aberto e motivo de muitas fotos dos inúmeros turistas que visitam a cidade e o local.
Reprodução de um beijo entre o então presidente da RDA Erich Honecker e o seu camarada
Leonid Brezhnev, líder da União Soviética, East Side Gallery, Berlin 2014
Foto: Liliana Shlittler

No segundo dia, havia reservado uma das visitas que mais iria me divertir... O Zoo! O Zoológico de Berlin, situado na parte oeste da cidade, é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Inaugurado em 1844 e com cerca de 35 hectares, é um dos maiores, mais antigos e com mais espécies no mundo. Sempre tinha ouvido muito falar desse zoo por causa do panda que tinha nele, pois bem, tinha, ele morreu em 2012 e desde lá o zoo não tem mais panda... Lamentável, pois queria muito ter visto o animal!!!
Placa com os dados do panda Bao Bao, Zoo de Berlin, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

Mas foi um dia bem especial, voltei a ser criança por algumas horas! A entrada custa 13 euros e tem uma estação de trem do lado do portão principal, o acesso é muito simples e rápido! Indico muito esta visita a quem é apaixonado por animais e natureza! É necessário no mínimo 4 horas para a visita, como eu fui no outono, não estava muito cheio, portanto pude ver tudo com calma, mas se for na primavera ou verão, é preciso um dia inteiro pra esta visita!

E a partir do terceiro dia, com uma lista de pontos turísticos e um mapa nas mãos parti pra conhecer Berlin! Às 8 horas da manhã já precisava estar no “Reichstag”, o prédio que abriga o Parlamento Alemão (Bundestag), uma das atrações mais visitadas de Berlin.  Projetado por Paul Wallot e inaugurado em 1894, este deslumbrante edifício em estilo neo-renascentista tem dimensões monumentais: 137 metros de comprimento e 97 metros de largura.
Parlamento Alemão, Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Tinha reserva para conhecer a cúpula do prédio. Fiz esta reserva online, pois na hora, é quase impossível conseguir, portanto, se você deseja fazer esta visita que não tem custo, reserve com antecedência pelo site! Foi um dos momentos mais especiais que vivi em Berlin... Na chegada à cúpula, você recebe um áudio-guia (tem em português e também é grátis... Uhhhuuulll) que lhe narrará sobre o parlamento e sobre outros pontos de Berlin que você vai vendo à medida que vai circulando. É uma experiência muito bacana!
O projeto da cúpula é do arquiteto britânico Sir Norman Foster, ela é toda de vidro, com 23,5 metros de altura, localiza-se sobre a sala do plenário que tem em sua parte interna um caminho em forma de espiral que leva até o topo, de onde se pode ter uma bela vista da cidade.
Interior da Cúpula do Reichtag, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

Depois desta visita, já estava num dos melhores pontos da cidade, onde tudo acontece! Saí dali, a pé, e muito próximo está o Portão de Brandemburgo, que estava todo circundado com hastes que prendiam no topo balões representando o trajeto do Muro de Berlin, neste dia iriam começar as comemorações da queda. Portanto, pude ir acompanhando todo o trajeto do muro, e imaginando como seria viver em uma cidade totalmente dividida!
Cidade com o muro representado por balões, Berlin 2014

Fui então ao Memorial do Holocausto, um memorial dedicado aos judeus mortos durante o regime nazista. O monumento é formado por blocos sóbrios, não contém nenhum texto, nome ou foto. Faz parte ainda do memorial, uma sala subterrânea com 800 metros quadrados chamada de “Local da Informação” (ou Ort der Information em alemão).  Optei por pegar o áudio-guia nesta visita, custava 2 euros e também tinha em português, e foi muito valioso, pois a narração acompanhada das imagens, me fizeram viajar até aqueles tristes anos de uma Alemanha cinza e escura...
Memorial do Holocausto, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

Logo após fui também à Topografia do Terror, que é um museu, ou como também pode ser chamado em alemão, um dos diversos Erinnerungsorten (“locais de lembrança” ou memorial) que existem em Berlin e que documenta os horrores praticados pelos nazistas, mostrando às gerações atuais e futuras tudo que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.
Topografia do Terror, Berlin 2014

Ainda neste dia, iniciariam as comemorações da queda do muro, a programação começou as 17hs... Encontrei outros amigos brasileiros que foram à Berlin para este evento no Portão de Brandenburgo, onde assistimos shows de bandas nacionais e os balões que representavam o muro estavam todos posicionados, e com a escuridão da noite, por serem brancos, davam um efeito de luz muito bonito!
Show de abertura das comemorações aos 25 anos da queda do Muro de Berlin, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

No quarto dia, fui ao Checkpoint Charlie que era um posto militar na fronteira entre Berlin Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria.
Checkpoint Charlie, Berlin 2014

Fui à Alexanderplatz, que possui uma estação de trem com esse nome, portanto é super fácil de chegar até lá. Dentre as atrações desta praça, encontram-se o Urania-Weltzeituhr, um grande relógio que mostra os nomes de diversas cidades do mundo com as suas respectivas horas; a Fonte da Amizade Internacional, uma fonte com 23 metros de diâmetro que foi construída em 1970 durante a remodelação da praça e claro a famosa Torre de TV (Fernsehturm) que com seus 368 metros de altura, uma das construções mais altas da Europa. Acabei não subindo na Torre de TV, pois a fila estava gigantesca e iria perder muito tempo ali!
Fonte da Amizade e Torre de TV, Alexanderplatz, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

Com uma caminhada de uns 5 minutos é possível começar a ver as cúpulas verdes da Catedral de Berlin. Quanto mais me aproximava da igreja, mais encantada ficava... Já fui em muitas igrejas aqui na Europa, mas realmente, esta tem algo em especial, ela tem uma magia, me arrebatou de tal maneira que fiquei mais de uma hora me deliciando com sua beleza, sentada no gramado que tem na sua parte frontal.
Catedral de Berlin, Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

A bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlin é sem dúvidas uma das construções mais belas da cidade. Não é de se admirar, pois com suas cúpulas marcantes e seus monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, a catedral destaca-se na paisagem. É a maior e mais importante igreja protestante de Berlin , efoi construída entre 1894 e 1905. A Berliner Dom pode ser visitada e sem dúvidas vale muito a pena, pois a catedral também é majestosa e belíssima por dentro, sendo ricamente decorada com relevos que ilustram histórias do Novo Testamento e importantes figuras da Reforma Protestante, uma riqueza incrível de detalhes!
Interior da Catedral de Berlin, Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

A igreja localiza-se às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus. Dei uma passada rápida pela Ilha, pois não pretendia visitar nenhum! Ali próxima encontra-se também outra praça importante de Berlin, a Gendarmenmarkt que é composta por três belos e harmoniosos edifícios: no centro a Konzerthaus (Casa de Concertos) e as praticamente idênticas Französischer Dom (Catedral Francesa), à direita na foto e a Deutscher Dom (Catedral Alemã), à esquerda na foto.
Gendarmenmarkt, Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

No meu último dia, e talvez o mais esperado de toda viagem, iria participar do encerramento dos festejos dos 25 anos da queda do Muro de Berlin, data em que seriam soltos os balões que representavam o muro! Pela manhã fui conhecer o Memorial do Muro de Berlin, que lembra a divisão da cidade e as pessoas que foram mortas ou morreram ao tentar fugir para o lado ocidental. Como era uma data comemorativa, havia muitas homenagens pela cidade, e neste local, pessoas fixaram flores no pedaço do muro.
Flores em homenagem aos mortos durante a divisão alemã,
Memorial do Muro de Berlin, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

À tarde dei uma passada rápida pela Potsdamerplatz, que é uma praça com prédios super modernos e arrojados e é um dos locais mais movimentados de Berlin. Em toda cidade, havia telões de vídeo que mostravam cenas marcantes da história da divisão alemã e exposições ao ar livre, com painéis dispostos ao longo da antiga fronteira que dividia Berlin, trazendo informações sobre a reunificação da Alemanha.
Cenas marcantes da história da divisão alemã em telões, Comemorações da queda do Muro
Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

E à noite, fomos cedo procurar um local pra assistir o momento em que seriam soltos os balões. Tentamos chegar ao Portão de Brandemburgo, mas a multidão já era muito grande, e não conseguimos! Resolvemos então assistir num ponto entre o Portão e a Potsdamerplatz... Consegui ficar do lado de um dos balões. Foi bem bacana!
Um dos 8 mil balões que representavam o muro,
Comemorações da queda do Muro, Berlin 2014
Foto: Liliana Schlittler

Oito mil balões brancos começaram a ser soltos, um a um, pouco depois das 19 horas. Eles subiram ao som de música clássica, e aplausos de mais de 100 mil pessoas espalhadas pelas ruas da cidade.
Multidão aguardando o ápice das Comemorações dos 25 anos da queda do Muro de Berlin
Berlin 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Cada balão tinha um padrinho, transformando a fronteira de luz numa fronteira humana. Estes padrinhos eram pessoas que tinham fatos e histórias marcantes com relação ao muro e cada balão tinha uma mensagem escrita num pequeno pedaço de papel que estava preso num cordão. Estas mensagens foram sendo encontradas, nos dias seguintes à comemoração, em regiões próximas à Berlin e também pela cidade, espalhando assim, toda a simbologia do evento!
Mensagem do balão que estava ao meu lado, Comemorações da queda do Muro

Revivendo o que aconteceu há 25 anos, o Muro foi gradualmente derrubado pelos próprios berlinenses. Só que desta vez, em vez de machadinhas, foram soltos os balões das hastes, desfazendo a fronteira das luzes. Foi incrível estar lá nesta data e poder reviver a história! Que possam ser comemoradas datas assim pelo mundo a fora, datas em que povos comemorem o fim das guerras e divisões, e quem sabe um dia não teremos mais guerras e deixaremos essas tristes e amargas lembranças apenas em memoriais e livros de história!

Assim encerro minha viagem a Berlin... Foi apaixonante conhecer esta bela cidade, que já viveu tantos momentos ruins e foi palco de tantas tragédias e se reinventa com o passar dos anos demonstrando em seu povo muita alegria de viver!