20 de dezembro de 2014

Munique, ein Prosit!!!

Olá Amigo & Viajante!!!

Partimos de Berlin e, após um vôo de 1h15min, chegamos à região mais tradicional da Alemanha, a Baviera (Bayern em alemão e Bavária em latim), mais especificamente à sua capital Munique (München). Permanecemos 5 noites na cidade, hospedadas bem próximas da Hauptbahnhof (estação principal de trem) e a 10 minutos do ponto mais movimentado de lá, a Marienplatz. 
Munique realmente nos surpreendeu, pois ao mesmo tempo que tem um ar de cidade grande (e é, tem mais de 1 milhão de habitantes), também apresenta um astral de vilarejo alpino, com casas e prédios de telhados vermelhos e triangulares. A cidade possui um grande número de atrações que vão desde palácios, monumentos históricos, museus... Além de ícones alemães como a sede (e museu) da BMW (Bayerische Motoren Werke, a Fábrica de Motores da Baviera) e a Allianz Arena, casa da maior torcida e do mais bem sucedido clube de futebol da Alemanha, o Bayern de Munique. Sem contar a animação que está presente nas cervejarias da cidade. Isso que quando a visitamos nem era época de Oktoberfest!!! A festa que teve sua origem em Munique há mais de 200 anos e que espalhou a cultura desta região (e a tradição de beber cerveja!!!) pelo mundo. 

Então vamos ao nosso “Top 5”…

- Deutsches Museum: Sugerimos que você não deixe de visitar este que é o maior museu de ciência e tecnologia do mundo, com um acervo de mais de 100 mil objetos. E não pense que é exagero, você realmente fica tão entretido lá dentro que nem vê o tempo passar. Ele é simplesmente fascinante!!! 
Deutsches Museum, Munique 2013


Pelos setores do museu é possível conhecer a história das maiores invenções e descobertas da humanidade bem como acompanhar a sua evolução. O que também torna ele bem interessante, dentro de uma fase de modernização do próprio museu, é que alguns destes setores são interativos.  
Exibição: O sonho do voo humano torna-se realidade
Deutsches Museum, Munique 2013

Exibição: Para o espaço - Para a Terra
Deutsches Museum, Munique 2013





Ele conta com inúmeras seções desde a idade da pedra até a era espacial, incluindo tudo o que você possa imaginar (ou nem imagina!!!) sobre aviação, navegação, transportes terrestres, telecomunicações, mineração, eletricidade, aeronáutica, ciências naturais, fotografia, informática, instrumentos musicais, novas tecnologias... Ufaaa!!! E isto não é nem a metade!!! Vai por nós, vale muito conhecer o Deutsches Museum!!!
Exibição: Desenhando com luz
Deutsches Museum, Munique 2013



- München Residenz: Este palácio fica na região central de Munique, o qual, de 1508 a 1918, foi a residência oficial dos duques, eleitores (governantes) e dos reis da Baviera, a poderosa família Wittelsbach. 
München Residenz, Munique 2013



Atualmente o Residenz é um museu que apresenta mais de 130 salas que podem ser visitadas, com móveis, tapeçarias, objetos de ouro e porcelana, pinturas e miniaturas em exposição como no tempo em que ele era habitado. Destaque para o Antiquarium, uma galeria com 66 metros de comprimento, adornada com bustos e esculturas clássicas. A Hofkapelle (capela da corte), a Reiche Kapelle (capela privada dos reis), o Kaisersaal (salão de festas do imperador), a Ahnengalerie (galeria dos ancestrais, com mais de 100 pinturas de membros da família Wittelsbach), a Schatzkammer (tesouro, onde está exposta a vasta coleção de joias da coroa), além de inúmeros aposentos, sala de concertos, teatro e jardins magníficos. 
Antiquarium, München Residenz, Munique 2013


Hofkapelle, München Residenz, Munique 2013




O palácio foi seriamente danificado durante a II Guerra Mundial e somente não teve o seu acervo totalmente perdido porque muitos dos objetos foram retirados e escondidos previamente. Não se engane, pois apesar de ter uma fachada que pode ser considerada simples o seu interior é belíssimo e luxuosamente decorado. A cara da riqueza da Baviera!!!
Aposentos ricamente decorados, München Residenz, Munique 2013



- Dachau: A pequena e lindinha cidade (cerca de 20 Km de Munique) teve sua história marcada por ser o local do primeiro campo de concentração nazista construído por Hitler em 1933, logo que subiu ao poder. Estima-se que, desde a sua abertura até 1945 (quando o exército norte-americano libertou os milhares de prisioneiros sobreviventes), cerca de 200 mil pessoas foram presas e mais de 40 mil morreram nas suas dependências. Ele ainda permaneceu anos como campo de refugiados e em 1965 foi transformado em museu-memorial. 
 Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau, Dachau 2013



O museu conta a história do nazismo, do campo e do seu funcionamento, e de como viviam e eram (mal) tratados os prisioneiros, através de muitas fotos, relatos de sobreviventes e objetos pessoais. Pode-se visitar as celas para os prisioneiros “especiais”, 2 barracões para os presos “comuns” (todos os demais foram derrubados, porém seus espaços seguem demarcados), a câmara de gás e o crematório. 
Entrada, alojamento, crematório e memorial
Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau, Dachau 2013



Além do memorial a todos os mortos de Dachau, também existem templos pertencentes a algumas religiões (judeus, católicos, evangélicos...) espalhados pelo complexo. Estávamos receosas de conhecer o campo, devido sua carga histórica e emocional, mas apesar de realmente ser muito triste (um verdadeiro “soco no estômago”) acreditar que tantos horrores indescritíveis aconteceram ali, a visita ao KZ-GedenkstätteDachau é imperdível.
Escultura de Nandor Glid, Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau
Dachau 2013


A entrada é gratuita e você pode alugar áudio guias em português. A viagem de Munique a Dachau é muito fácil e rápida, mais ou menos 20 minutos de trem, o S-Bahn S2 (partindo da estação central de Munique, por exemplo) na direção Dachau/Petershausen. Ao chegar à estação, quase em frente fica um ponto de ônibus (compre o bilhete integrado, trem + ônibus) onde você pode pegar as linhas 722, 724 ou 726 até KZ-Gedenkstätte.
"O trabalho liberta", o cínico lema dos campos nazistas
Museu-Memorial Campo de Concentração de Dachau, Dachau 2013



- Região da Marienplatz: Esta é a parte da cidade mais movimentada de turistas e locais. Partindo da Karlsplatz, percorra a rua exclusiva para pedestres Neuhauser Strasse, que além de restaurantes e banquinhas de rua, tem lojas de um comércio muito diversificado, as nossas lojinhas de souvenirs e algumas de produtos bem tradicionais como os relógios cucos de madeira... Claro que tivemos que comprar!!! 
Karlstor (Portão) no início da Neuhauser Strasse, Munique 2013



Ao final chega-se à badalada Marienplatz, o coração de Munique. Nela estão localizados a Mariensäule (Coluna de Maria, que dá nome à praça), a Altes Rathaus (antiga prefeitura), a lindíssima Neues Rathaus (nova prefeitura) e o Glockenspiel (carrilhão que fica na torre da nova prefeitura e toca todos os dias às 11, 12 e 17 horas). Logo ao lado encontra-se a Frauenkirche (Dom zu Unserer Lieben Frau, Catedral de Nossa Senhora Bendita), considerada um símbolo de Munique. Tivemos a possibilidade de assistir a missa quando a visitamos... Em alemão, lógico!!! 
Mariensäule (Coluna de Maria), Frauenkirche (Catedral de Nossa Senhora) e a
 Neues Rathaus (Nova Prefeitura), Marienplatz, Munique 2013


Glockenspiel (carrilhão), Neues Rathaus, Marienplatz, Munique 2013




A dois passos da Marienplatz também está localizado o Viktualienmarket. Verdade, dá vontade de parar, provar e comprar tudo neste mercado ao ar livre. São centenas de barracas dos produtores da região que vendem pães, bolos, doces, queijos, frutas, legumes, os mais variados tipos de salsichas e linguiças. Algumas bancas vendem refeições como sopas e pratos de comida típica. Ahhh, e muita cerveja!!!
Totem no centro do Viktualienmarket, Munique 2013

- Cervejarias: Na Alemanha a cerveja é uma paixão nacional e em nenhum lugar do mundo se bebe tanto quanto na Baviera. Tudo bem que a estatística aumenta em função dos milhões de litros ingeridos durante a Oktobrfest, mas mesmo fora deste período o povo pega pesado mesmo. Nós não podíamos deixar de acompanhar esta tradição, que por sinal apreciamos muito!!! 
Tarefa difícil, Munique 2013



Além de bancas de ruas e restaurantes, peça uma bebida da cervejaria local em um bierstube (bar de cerveja), biergarten (jardim de cerveja, ao ar livre, o que é muito apreciado pelos alemães no verão) ou bierkeller (adega de cerveja). Conhecemos todas as opções menos os biergartens, pois era inverno e tomar uma cerveja abaixo de neve não rola, nem para eles. 
Gostamos muito do Ratskeller, localizado no porão da nova prefeitura, e das cervejarias Paulaner, Augustiner, Hacker-Pschorr e a maior de todas e mais famosa da Alemanha, a Hofbräuhaus am Platzl
Cervejaria Hofbräuhaus am Platzl, Munique 2013



A Hofbräuhaus foi fundada em 1589 para uso exclusivo do Duque da Baviera que não queria comprar cerveja de outro Estado (!!!) e pagar altos impostos. Somente em 1828 ela foi aberta ao público. Se você está querendo encontrar aquele estereótipo do alemão com roupas de tirolês, garçonetes carregando de 6 a 8 canecões de 1 litro de chope (Mass) com a mesma mão e aquela animada música típica germânica, sem dúvida este é o melhor lugar e o mais divertido!!! A HB é imensa, com vários salões, e as mesas são todas coletivas, o que favorece a socialização com os frequentadores. 
Bandinha animada na Hofbräuhaus, Munique 2013



Estima-se que na alta temporada (verão) cerca de 30 mil visitantes circulam pela cervejaria por dia. O cardápio, obviamente, é só de pratos da culinária bávara. Então aproveite para provar algum de carne de porco, Sauerkraut (chucrute), Knödel (massa de batata fervida), todos os tipos de linguiças e salsichas, principalmente a especial da casa Weisswürst que é uma salsicha branca fervida servida com molho de mostarda preta doce, o Breze (Pretzel, pão salgado em forma de nó, que combina muito com tudo isto) e o Apfelstrudell (folhado doce de maçã). Tudo muito bom!!! O mais difícil é se decidir pela cerveja, mas escolhemos a Hofbräu Original que é deliciooosaaa!!! Na saída passe na lojinha HB e adquira, entre muitas opções de souvenirs, o seu próprio canecão de chope. Nós adquirimos!!! 

Enfim, aproveite tudo com moderação, se conseguir!!! 
Ein Prosit!!!
Ein Prosit!!!, Munique 2013



Assim nos despedimos não só de Munique, como da Alemanha!!! 
Auf Wiedersehn!!!


                                                                 Fabrícia Hoff & Laura Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário