21 de dezembro de 2014

Munique, por Liliana Schlittler

Amigo & Viajante!!!

Como dar adeus à Alemanha foi muito difícil para nós (!!!), contamos mais uma vez com a ilustre moradora de terras germânicas Liliana Schlittler, e nossa colaboradora Amigo & Viajante, para assim termos a oportunidade de permanecer um pouquinho mais por lá...

Obrigada Lili!!!

Esta foi a terceira vez que visitei Munique... Na primeira fui apenas num bate e volta pra conhecer a Oktoberfest e na segunda fui com conhecidas que vieram do Brasil para fazer uma trip pela Europa.

Esta viagem foi toda planejada e esquematizada por mim, com o aval e as opiniões dos meus parceiros de viagem! A escolha por Munique foi deles, pois queriam muito conhecer a famosa cidade alemã! As reservas de hotel fiz pelo Booking.com (meu fiel ajudante). Alugamos um carro, pois eu já tinha passado por essa experiência de locar e dirigir por aqui e sabia o quão valorosa era esta opção. As estradas europeias são impecáveis e as paisagens do caminho encantadoras!

Pois bem, minha irmã e meu cunhado chegaram em Munique no dia 16 de setembro de 2014, e ficamos durante 3 dias na cidade e arredores. Pegamos o carro locado no Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss, onde eles desembarcaram, e partimos para nossa aventura! No primeiro dia apenas saímos para jantar, pois eles chegaram do Brasil à noite. Fomos a uma das mais antigas e famosas cervejarias da Alemanha, a Hofbräuhaus, que existe há mais de 400 anos. 
Fachada da Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Você entra no clima da Oktoberfest ao adentrar no restaurante, todos os garçons e garçonetes vestindo trajes típicos, banda tocando música típica e muuuuuita cerveja e animação! Saboreamos uma bela cerveja alemã - Hofbräu Original e jantamos um prato típico alemão... joelho de porco com bolinho de batata - Resche Haxe mit Kartoffelknödel e linguiça com salada de batata - Wurst und Kartoffelsalat
Cerveja Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler





Foi uma noite mágica, eles tinham acabado de chegar e tudo foi maravilhoso... O ambiente dessa cervejaria é encantador e traduz perfeitamente a alegria de uma festa típica alemã!
Ambiente interno da Hofbräuhaus, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler



No segundo dia, tínhamos no roteiro a visita ao famoso Lago do Rei (Königsee), localizado no sudeste da Baviera, no território de Berchtesgadener Land, município de Schönau. Levamos aproximadamente uma hora de carro, são cerca de 160 km. O lago Königsee possui um formato de fiorde e é cercado pelos Alpes da Baviera. Tem 8 km de comprimento, largura de 1250 m, uma profundidade de cerca de 200 m e fica a 600 m acima do nível do mar. É um lugar incrível, onde a natureza é deslumbrante! 
Königsee (Lago do Rei), Schönau 2014 - Foto: Liliana Schlittler


O dia estava lindo, ensolarado e é possível fazer um passeio de barco pelo lago, a única maneira de realmente conhecer toda a extensão do mesmo, pois só existe uma pequena faixa de terra possível de conhecer sem pagar este passeio. O lago está localizado dentro do Parque Nacional dos Alpes Berchtesgaden cercado por várias montanhas inclusive o Watzmann (segunda montanha mais alta da Alemanha) com cerca de 2000 metros. Vale muito a pena fazer o passeio de barco!!! Existem barcos saindo a todo instante, e a procura é grande. Nós esperamos cerca de uma hora.
Igreja de São Bartolomeu, Königsee, Schönau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

O passeio ida-volta (cerca de 15 euros) dá uma parada em São Bartolomeu e vai até Salet, onde há um lago menor. Há um guia que explica as peculiaridades do lago e dos seus arredores. Durante o passeio de barco, fomos surpreendidos na ida por um belo espetáculo... O barco pára em frente a um paredão, um dos guias toca um trompete e a parede ecoa a música tocada por ele. De arrepiar! A primeira parada é numa pequena península onde está a famosa igreja de São Bartolomeu, construída em 1134. Na península de São Bartolomeu vale a pena ficar um pouco mais e desfrutar da natureza e apreciar os Alpes. No local encontram-se restaurantes, banheiros e lojas de souveniers.
Obersee, Salet 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Saindo da Igreja São Bartolomeu a segunda e última parada é em Salet onde está o Obersee, que é um lago bem menor, mas não menos belo! Pra nós foi como a cereja do bolo. Eu já tinha visto fotos de uma casinha que pairava sobre o lago, e estava inquieta por ainda não tê-la visto pessoalmente. Eis que então, nesta última parada, após uma caminhada de 10 minutos, encontramos a famosa casinha! E este segundo lago é lindíssimo, ele produz um reflexo dos paredões que o circundam que é mágico! É imperdível, quem for ao lago, aconselho fazer o passeio completo de barco e conhecer o Obersee!
"A casinha", Obersee, Salet 2014 - Foto: Liliana Schlittler



Após o passeio, almoçamos um belo Pretzel, que é um pão tradicional alemão, em forma de nó, seco, estaladiço, habitualmente assado e salgado, o lanche mais habitual dos alemães. É rotineiro encontrar nas ruas, padarias, lanchonetes do país e ver os alemães saboreando o mesmo, todo turista deve provar. Eu adoro!!! Em seguida pegamos a estrada, de volta à Munique. No caminho resolvemos dar uma passada na Allianz Arena, o Estádio do Bayern de Munique, e por sorte, neste exato dia estava tendo jogo, mas os ingressos já estavam esgotados, portanto presenciamos apenas do lado de fora a vibração de uma das grandes paixões dos alemães, o futebol!
Allianz Arena, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler



No terceiro dia, fizemos um tour pela cidade e pelos principais pontos turísticos. Pela manhã fomos ao Palácio Nymphenburg (em alemão Schloss Nymphenburg) que serviu de residência de verão aos governantes da Baviera. Como fomos muito cedo, a neblina (apesar de estarmos em pleno verão europeu) nos impediu de ver toda a extensão do local e contemplar os belos jardins do palácio, quase mais famosos que o palácio em si! Portanto, deixo aqui uma dica, independente da estação do ano, deixe para visitá-lo à tarde!
Schloss Nymphenburg,  Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler



Partimos então ao Englischer Garten, em português Jardim Inglês que é um grande parque urbano, com cerca de 4,17 km². Uma das paixões do povo de Munique, e um dos maiores da Europa. Um belo lugar para fazer um piquenique, andar de bicicleta, passear com o cachorro ou ler um bom livro! Mas o que nós procurávamos era a famosa ONDA!!! Isso mesmo, Munique não tem mar, mas tem onda! Eisbach é o pico mais famoso das ondas de rio em Munique, que se forma perto do parque Englischer Garten. E era onde queríamos chegar! Ficamos alguns minutos ali observando, tinham muitas pessoas surfando, homens e mulheres, ia um de cada vez, sempre respeitando a ordem e a organização... Algo tão peculiar dessa gente!
"A onda", Englicher Garten, Munique 2014 - Foto: Liliana Schlittler 



Após o surfe na terra onde não tem mar, partimos para uma caminhada pelo centro da cidade. Lojas, restaurantes, bicicletas por todos os lados, souveniers, enfim, uma cidade alemã! Percorremos a rua principal chamada Neuhauser Strasse até chegarmos na Marienplatz. Nesta praça, todos os dias, centenas de pessoas se reúnem para apreciar o Glockenspiel, famoso carrilhão da cidade, situado no alto da fachada principal da Neues Rathaus – Nova Prefeitura. Pontualmente às 11, 12 e 17 horas, durante 8 minutos, seus 43 sinos executam um verdadeiro espetáculo à parte. São grandes bonecos de madeira que se movem acompanhados por músicas, representando momentos importantes da história, como o casamento de Wilhelm V e Renata von Lothringen em 1568, e dançarinos comemorando o fim da peste que assolou o país em 1517. Sem contar na beleza arquitetônica do prédio, que já é de se admirar! 
Neues Rathaus (Nova Prefeitura), Marienplatz, Munique 2014
Foto: Liliana Schlittler

Fomos também na Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora, onde está a tumba do imperador Ludwig (Ludovico) da Baviera. A igreja estava naquela ocasião em reforma externa.
Túmulo do imperador Ludwig da Baviera, Frauenkirche, Munique 2014
Foto: Liliana Schlittler




À tarde, pegamos a estrada, em direção à Áustria, mas ainda na Alemanha, fomos conhecer o famoso Castelo de Neuschwanstein (em alemão Schloss Neuschwanstein), construído na segunda metade do século XIX, perto da cidade de Füssen, na vila de Schwangau, no sudoeste da Baviera. É uma grande oportunidade conhecer este belo castelo quando se visita Munique, pois é perto, e é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha! Viajamos de carro por aproximadamente duas horas, são cerca de 130 km. Neuschwanstein é o mais famoso dos três palácios construído por Ludovico, e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela, na Disney World, e hoje é usado como logotipo da empresa. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e considerado "cartão postal" do país.
Schloss Neuschwanstein, Schwangau 2014 - Foto: Liliana Schlittler

Chegamos à tarde no local e como eu já havia me informado, não é possível chegar de carro até o castelo, mas existem ônibus a cada 30 min. Ou então, se desejar algo mais peculiar, subir de charrete, ou ainda, a pé, uma bela caminhada íngreme! Nós decidimos ir de charrete, custava 6 euros por pessoa, e acreditamos que tenha sido uma ótima escolha! Optamos por não conhecer o castelo por dentro, pois a parte externa já nos fascinava! A charrete nos levou até muito próximo do portão do castelo, mas ainda tivemos que caminhar uns 10 minutos de subida, imagina subir tudo a pé! Hehehe!
"A charrete", Schwangau 2014 - Foto: Liliana Schlittler


Ele é muito lindo, imponente e o que mais me instigava era imaginar ele sendo construído, no alto de uma montanha, há muuuuuuitos anos atrás, quando não existiam as tecnologias que possuímos hoje e tudo era manual e mais trabalhoso. É difícil explicar em palavras o que é esta construção, só estando lá pra entender! Depois de várias fotos, fomos caminhando por um caminho de terra, pois o nosso objetivo era chegar a uma ponte, que víamos do castelo. A ponte se chama Marienbrücke e possui 984 metros de altura, e embaixo dela passa uma cachoeira.
Marienbrücke (ponte de Maria), Schloss Neuschwanstein
Schwangau 2014 - 
Foto: Liliana Schlittler

E ao chegar nela, foi surpreendente! Desta ponte tínhamos a melhor vista do castelo, a mais famosa, de onde é possível ver toda a imensidão e a pequenez do castelo ao mesmo tempo. Ele é muito alto, mas ao fundo você enxerga toda uma imensidão de terras e rios que o circundam! 
"O conto de fadas", Schloss Neuschwanstein, Schwangau 2014
Foto: Liliana Schlittler



Pra descer da montanha, fomos a pé... porque pra descer todo santo ajuda! Hehehehe! Durante a descida, fomos surpreendidos por uma bela pancada de chuva de verão. Rimos muito, pois quando se está viajando e curtindo muito aquele momento, nada atrapalha, tudo vira festa e uma boa história pra contar! E neste momento estar de carro foi a maior recompensa, pois todas nossas roupas estavam ali e logo estávamos secos e prontos pra partir pra Áustria, que era nosso próximo destino...

Esta foi nossa viagem pra Munique... É considerada por muitos como a cidade mais bonita da Alemanha, e depois de conhecê-la melhor, concordo plenamente! Munique é uma mistura de cultura, belezas naturais, arquitetura única e alegria de viver. É sempre lembrada como a capital da cerveja e associada à Oktoberfest, mas é muito mais! É uma daquelas cidades onde o ritmo de cidade grande convive em harmonia com belas e gostosas tradições de uma cidade pequena!
Auf Wiedersehen!!!

                                                                                      Liliana Schlittler


Nenhum comentário:

Postar um comentário