4 de abril de 2015

Primavera não... Inverno de Praga!!!

Olá Amigo & Viajante!!!

Então, partindo de Viena, e após 4 horas de uma viagem bem tranquila de trem, chegamos à estação Hlavní Nádraží, no último destino da nossa jornada pelo trio de ouro do Velho Mundo... Praga (Praha)!!! Da estação fomos puxando as nossas malinhas pelas ruas geladas da cidade e 2 quadras depois já estávamos no hotel. Ficamos 4 noites hospedadas no Hotel Sovereign. Tudo muito bom e “super bem” localizado!!!
Estação de trem Hlavní Nádrazí, Praga 2015









Como a Hungria, os tchecos não adotaram o euro como moeda, e sim a coroa tcheca, com a conversão que é uma tentação ao nosso bolso (!!!) e também com aquele monte de zeros (R$ 1,00 = CZK 8,28). Ah, e com um idioma igualmente incompreensível. Mas já estávamos bem adaptadas a estas peculiaridades e tiramos de letra!!! Porém, atenção na hora de trocar dinheiro por lá, algumas casas de câmbio cobram altas taxas que vêm embutidas no valor final da conversão. Como tem a dificuldade da língua (meio inglês, meio tcheco, affff!!!), pode ser bem fácil de você ser passado para traz, num momento “esperteza” dos tchecos. Não tivemos problemas na eXchange.

Ainda bem que sabíamos para onde ir!!!
Praga 2015


A história da Nação Tcheca é bem interessante (sempre achamos as histórias interessantes!!!), e atribulada... Desde o séc. IX, o reino da Boemia (como se chamava na época) foi um centro político e comercial europeu. Também passou pelo domínio do Império Austro-Húngaro (dos nossos conhecidos Habsburgos), até a sua queda em 1918. Neste ano, como forma de fortalecimento político, a Boemia se uniu aos eslovacos formando a antiga Tchecoslováquia. Após, esta foi ocupada pela Alemanha nazista e com o final da guerra ficou sob o comando da União Soviética, integrando o bloco da Cortina de Ferro. Em 1968, Praga foi palco de um grande movimento popular contra o comunismo, que resultou na invasão e repressão da cidade pelas tropas soviéticas e seus aliados, episódio que ficou conhecido como Primavera de Praga. Com a pacífica Revolução de Veludo em 1989 houve a deposição do governo comunista, 4 anos depois os tchecos e eslovacos dissolveram os laços que os uniam e Praga passou a ser a capital de um novo país, a República Tcheca.
Banquinhas de comida no Centro Histórico
Staré Mesto, Praga 2015





E o que dizer desta cidade gente?! Medieval, histórica, moderna, cultural, de conto de fadas, “de mentira”!!! Não dá para acreditar de tão linda que ela é!!! Tanto que até o insano do Hitler resolveu poupá-la dos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, pois queria no futuro morar lá (tolinho!!!).
Todos os locais de interesse são bem próximos e podem (e devem) ser alcançados a pé. Somente assim você terá a oportunidade de conhecer o que Praga tem de mais encantador... Suas ruelas, becos, casarios de vários estilos arquitetônicos e que permanecem intactos. Começamos nossa visita pela Praça Venceslau (Václavské Náměstí), no bairro Cidade Nova (Nové Město), a uma quadra do nosso hotel. A praça na verdade é uma grande avenida rodeada por prédios históricos, lojas, hotéis, restaurantes, cafés, museus..., e foi sempre o principal cenário de encontros, comemorações e manifestações em Praga.
Praça Venceslau (Václavské Námestí), Praga 2015




Seguimos para o que há de mais confirmado em Praga... E está tudo no nosso “TOP 5”!!!

- Staré Město: O centro histórico, ou Cidade Velha (Staré Město), é o ponto de maior concentração de turistas e locais. As ruas da região (algumas muito antigas e somente para pedestres) formam um verdadeiro labirinto, e as pessoas, em um constante vai e vem, olhando para todos os lados, parecem atordoadas com tanta beleza!!! 
Caminhos do Centro Histórico
Staré Mesto, Praga 2015


Aqui se localiza uma quantidade absurda de restaurantes, bares, cafés e lojas de souvenirs, onde você encontrará, entre outros, o produto mais tradicional daquelas bandas, os famosos cristais da Boemia.
Os lindos, famosos e às vezes exagerados cristais da Boemia
Staré Mesto, Praga 2015 






No coração de Staré Město está a fotogênica Praça da Cidade Velha (Staroměstské Náměstí), com uma coleção de predinhos coloridos em sua volta que parecem de brinquedo, banquinhas de comida e artistas de rua. Destaque para a gótica Igreja de Nossa Senhora diante de Týn (Kostela Matky Bozí Pred Týnem), com sua entrada que é difícil de achar.
Predinhos coloridos na belíssima Praça da Cidade Velha (Staromestské Námestí),
Staré Mesto, Praga 2015


Igreja de Nossa Senhora de Týn,
Staroméstské Námestí,  Staré Mesto, Praga 2015


Mas o ponto alto é o Relógio Astronômico (Orloj), que está na fachada do prédio da prefeitura desde 1410. Na verdade ele não marca somente as horas, como também mostra a posição do sol, lua e algumas estrelas, além dos signos do zodíaco e as estações do ano. Basta você conseguir ver tudo isto!!! A cada hora cheia, e ao som de badaladas, uma multidão se aglomera para observar a apresentação de bonecos mecânicos. Um show a parte!!! 
O Relógio Astronômico (Orloj), Staromstské Namestí
Staré Mesto, Praga 2015


Mesmo cansado de tanto perambular, espere até a noite, quando a cidade fica ainda mais linda. Com tudo iluminado, Praga parece dourada!!!
Os concertos noturnos nas igrejas e prédios históricos são bem comuns nesta região e uma ótima oportunidade para assistir um excelente espetáculo a preços mais acessíveis. E nós não poderíamos perder esta!!! Compramos nossos ingressos no dia anterior e conseguimos um descontinho devido certa negociação (valeu a pechincha!!!). Assistimos uma apresentação clássica de órgão e violino na lindíssima Igreja de Santo Egídio (St. Giles - Kostel Sv Jiljí), com peças, entre outras, de Bach, Albinoni, Paganini e do tcheco Dvorák. Emocionante, de arrepiar!!!
Grande variedade de atrações culturais
Staré Mesto, Praga 2015


- Ponte Carlos: Seguindo o fluxo da multidão em direção à margem do rio Moldava (Vltava) nos deparamos com uma das mais célebres e lindas pontes do mundo, a Ponte Carlos (Karlův Most). 
O Rio, a Ponte e o Castelo, Praga 2015





Sua construção em pedra teve início em 1357, por ordem do imperador Carlos IV, para substituir uma ponte de madeira que tinha sido arrastada pela enchente. Originalmente foi chamada de Ponte de Pedra, depois Ponte de Praga e desde 1870 leva a denominação atual.
Ponte Carlos (Karluv Most), Praga 2015





A ponte está ornamentada por uma galeria de 30 estátuas em estilo barroco, construídas entre os séc. XVII e XVIII, e que representam diversos santos e patronos adorados naquela época. Atualmente tem o trânsito exclusivo para pedestres e é ocupada por uma grande quantidade de artistas, como pintores, retratistas e músicos. E claro, também é tomada de turistas com suas câmeras fotográficas, ávidos pelo melhor ângulo de uma das mais estonteantes vistas de Praga!!!
Uma das 30 estátuas da Ponte Carlos
Praga 2015


Aproveite para apreciar ainda mais a arquitetura dos prédios centenários situados em ambas as margens do rio, fazendo um passeio de barco ou simplesmente caminhando pela região. Descendo em direção a Nové Město não se espante ao encontrar o moderníssimo edifício A Casa Dançante (Tančící Dům). Isto também é Praga!!!
A Casa Dançante (Tancící Dum), Praga 2015




- Malá Strana: A Ponte Carlos liga diretamente Staré Město com a lindinha Cidade Pequena (Malá Strana), do outro lado do rio. Este era o bairro residencial da antiga nobreza tcheca. Um grande incêndio em 1541 fez com que Malá Strana fosse totalmente reconstruída, adotando um estilo predominantemente barroco em seus jardins, prédios, igrejas e em detalhes decorativos.
Entrada do bairro Cidade Pequena (Malá Strana) pela Ponte Carlos
Praga 2015


Em uma posição estratégica nos limites do bairro, no alto da colina Hradčany (distrito do castelo), encontra-se o magnífico Castelo de Praga (Prazsky Hrad), lar dos antigos reis da Boemia e fundado no séc. IX. Na verdade ele é um grande complexo composto por castelos, igrejas, monastérios, museus, galerias, salas de concertos, pátios, jardins..., uffa!!! Tido como o maior castelo do mundo, hoje ele também abriga a residência presidencial.
Castelo de Praga (Prazsky Hrad), Praga 2015


A “subidinha” para chegar ao castelo a partir de Malá Strana é bem puxada, mas existem linhas de bonde que fazem o trajeto, caso você não esteja no pique. Chegando lá, e após assistir a troca da guarda, adentramos (free!!!) nas dependências do complexo. 
Entrada do Castelo de Praga,  Praga 2015




Agora, a entrada nos prédios é paga, e você terá acesso dependendo do tipo de ingresso que adquirir. Compramos no local o que permitia a entrada às 4 atrações do “Circuito B” ... O Antigo Palácio Real (Starý Královský Pálac), a Catedral de São Vito (Katedrála Sv. Víta), a Basílica de São Jorge (Bazilika Sv. Jiří) e a Ruela Dourada (Zlatá Ulička). 
Esta última é formada por várias casinhas minúsculas, medievais e coloridas. Na de número 22 morou Franz Kafka, o renomado escritor tcheco autor de A Metamorfose, aquela obra em que a personagem principal um belo dia acorda achando que é uma barata gigante!!!
Ruela Dourada (Zlatá Ulicka), Castelo de Praga
Praga 2015





- Menino Jesus: Na direção contrária ao castelo, ainda em Malá Strana, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa (Kostela Panny Marie Vítezné), uma singela construção, que frente a outras igrejas parece até bastante simples e austera. Porém ela abriga uma pequena e graciosa imagem do Menino Jesus... O Menino Jesus de Praga (Pražské Jezulátko)!!! 
Igreja Nossa Senhora Vitoriosa
Malá Strana, Praga 2015


Acredita-se que a estatueta de apenas 47 cm tenha sido esculpida no séc. XVI na Espanha, e tenha ido parar na Boemia como presente de casamento de uma nobre espanhola com um nobre tcheco. Com o tempo acabou sendo doada para a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços de Praga, espalhando rapidamente sua fama de milagrosa. A devoção ao Menino Jesus de Praga se tornou extremamente popular não somente na República Tcheca, e a Igreja é um local de peregrinação e visita de fiéis vindos de todo o mundo.
Uma tradição de vestir a imagem com roupas ricamente bordadas (verdadeiras joias!!!) foi criada como forma de demonstrar a gratidão e veneração ao Menino. Atualmente, seu vestuário consta de centenas de trajes doados, geralmente por países e entidades católicas, que são trocados de acordo com o calendário religioso. Na sacristia da igreja existe um pequeno museu onde algumas destas roupas estão expostas e a imagem é comercializada de vários tamanhos e com roupas de várias cores por toda cidade.
Foi impossível sairmos de Praga sem levar um Menino Jesus conosco!!!
O Menino Jesus de Praga (Prazské Jezulátko).
À esquerda: no dia que o visitamos (a foto ficou muito escura, mas tudo bem!!!)
 o Menino não usava traje especial; À direita: Foto Wikipédia






- Cerveja: Bem, e como não poderia deixar de ser, afinal estávamos na terra das melhores (!!!), a cerveja (pivo) tinha que constar no nosso “TOP 5”. A República Tcheca é um daqueles países em que se bebe cerveja faça frio ou calor, faça chuva ou faça sol!!! O povo ama!!!
A tradição cervejeira se originou na Idade Média quando o direito de fabricar o “líquido precioso” (kkkkk) era concedido pelo rei. Um privilégio pode-se dizer. Mas cada cidade desenvolveu um processo próprio de fermentação, o que propiciou uma enorme variedade de cores, conteúdo alcoólico e sabores que ainda podem ser encontrados no país.
Na República Tcheca, cerveja (pivo) é "assunto sério"!!!
Praga 2015





Um exemplo é o tipo pilsen, originário de Plzeň, cidade da atual região da Boemia ao leste da República Tcheca, que onze entre dez pessoas (inclusive as que não bebem cerveja) conhecem muito bem!!! Mas, não pense que a tipo pilsen que você toma aqui é a mesma de lá. Não tem nem comparação!!!
A nossa preferida só poderia ser uma pilsen... A melhor, mais famosa, mais pedida, a Pilsner Urquell. Simplesmente era muito difícil tomar outra!!! Porém, quando tentamos, não nos decepcionamos com a Staropramen, Krušovice, Ferdinand, entre outras. Todas ótimas e veja só, muito baratas!!!
Restaurante U Vejvodu, lugar legal para provar a ótima Pilsner Urquell
Staré Mesto, Praga 2015


Em Praga a cerveja é atração turística (tem até museu, mas não fomos) e o melhor local para degusta-las são nos inúmeros restaurantes e tabernas da cidade. Entre outros muito bons, o U Vejvodů é bem tradicional, bem grande e além da cerveja (Pilsner Urquell!!!) serve excelentes pratos típicos. Como sempre, seguimos a indicação dos viajantes pelo TripAdvisor e fomos parar no U Magistra Kelly. O restaurante é minúsculo, caseiro, parecia que estávamos na sala da casa deles, mas a comida era maravilhosa!!! Foi a nossa melhor refeição em Praga, com certeza!!!
Delíciaaaa!!! A melhor refeição foi no U Magistra Kelly
Malá Strana, Praga 2015





Inconsoláveis (!!!) partimos de Praga pegando o ônibus Airport Express, na estação de trem Hlavní Nádraží, em direção ao aeroporto Ruzyne, e de lá um vôo para Paris (nossa cidade de conexão). Segundo a funcionária do hotel, esta é a melhor forma de chegar ao aeroporto e realmente foi bem fácil.
Amigo & Viajante,  prontas para a próxima!!!
Praga 2015


E por aqui terminamos os relatos da nossa viagem pelo centro-leste europeu. Esperamos que você tenha ficado com vontade de conhecer estes países tão diferentes e até por isso, tão magníficos!!!

Até a próxima!!! Uvidíme se!!!

                                                                 Fabrícia Hoff & Laura Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário