11 de setembro de 2015

Chile... Do pé da cordilheira ao litoral

Bienvenido, Amigo & Viajante!!!

Depois de algumas aventuras pela Europa e Estados Unidos, resolvemos aportar em terras sul-americanas e relatar uma viagem muito legal que fizemos para o Chile, Uruguai e Argentina em 2009. Desta vez tivemos a companhia da nossa grande amiga muy guapa Daniele Rossato, a Danica!!! O que tornou tudo mais especial e divertido!!!
Neste post vamos falar especificamente da parte chilena terrestre do roteiro... Santiago, Viña del Mar e Valparaíso. Sim, pois o restante foi feito a bordo de um imenso transatlântico, em um cruzeiro de 12 dias, por águas nunca antes navegadas e paisagens jamais imaginadas por nós!!! Aguardem o próximo post!!!
Mirante no Cerro San Cristóbal, Santiago do Chile 2009

Chegamos a Santiago do Chile dia 30 de dezembro de 2008, já que nosso cruzeiro partiria de Valparaíso dia 05 de janeiro e queríamos ter alguns dias para aproveitar a cidade e também o litoral. Nesta época ainda não tínhamos a “manha” de organizar uma viagem grande por conta própria, então compramos o pacote em uma agência de turismo. Passagens aéreas + hotéis + transfers + passeios + cruzeiro + seguro + alguns restaurantes + 1 guia de turismo, tudo incluído... É uma tranquilidade não ter que se envolver e nem se preocupar com o que pode dar errado. Porém, hoje consideramos que faz parte da viagem gastar horas e horas pesquisando, organizando-a em cada detalhe!!! Tudo na vida tem o ônus e o bônus, não é mesmo?!?!
Catedral Metropolitana, Plaza de Armas, Santiago do Chile 2009

Algumas considerações... Atualmente 1 real vale cerca de 180 pesos chilenos (bora lá fazer os cálculos com um monte de zeros!!!), e com a alta do dólar e do euro os países da América do Sul acabam por ser uma alternativa para quem quer viajar para o exterior. O verão é realmente escaldante do centro para o norte do Chile e o litoral fica lotado de gente. Já Santiago fica meio vazia nesta época (principalmente dias 31 e 01, festas de Fim de Ano), o que em alguns momentos pode ser um ponto positivo. Como sempre batemos pé por toda a cidade, mas também usamos o metrô, que é bem bom. Algumas linhas de ônibus não aceitam dinheiro, pois o sistema é integrado com o metrô e tem que ter um cartão magnético. Claro que pegamos este ônibus e depois não tínhamos como pagar, mas o motorista, muito gentil, viu que éramos turistas e nos liberou numa boa. Neste momento começamos a gostar muito do povo chileno!!!
Plaza de Armas, Santiago do Chile 2009

- Santiago do Chile: Ficamos hospedadas 3 noites no Hotel Panamericano, muito bem localizado na região central da cidade.

E foi por ali que iniciamos nosso tour...
Pode-se dizer que o coração de Santiago é a Plaza de Armas, local de fundação da cidade por Pedro de Valdívia, em 1541. A praça é bem arborizada e florida, possui várias esculturas em seu entorno e nela se encontra um dos cartões postais mais famosos de todo Chile, o contraste do antigo com o moderno, da Catedral Metropolitana (vale a visita!!!) com o edifício todo espelhado que fica ao seu lado. Fotos, fotos e mais fotos!!!
Porque nenhum momento pode ser perdido!!! Santiago do Chile 2009

Bem próximo à Plaza de Armas está o imperdível Museo Chileno de Arte Precolombino. Seu acervo contempla mais de 5000 peças de artes que demonstram a diversidade cultural de vários povos americanos antes da chegada dos espanhóis. As principais atrações da vasta coleção são as múmias de Chinchorro com mais de 7000 anos. Mais antigas que as egípcias!!!
Painel na entrada do Museo Chileno de Arte Precolombino
Santiago do Chile 2009

O Palacio de la Moneda é a atual sede do governo chileno e também fica na região central de Santiago. O prédio foi inaugurado em 1805 para ser a Casa da Moeda e hoje também abriga um movimentado centro cultural. Em 1973 o La Moneda foi bombardeado pelo General Pinochet durante o golpe militar e também foi palco do suicídio do então presidente Salvador Allende.
Palacio de la Moneda, Santiago do Chile 2009

Indo na direção do rio Mapocho está o Mercado Central. Local fervilhante, barulhento e cheio de turistas, mas bom para apreciar peixes frescos e os inusitados crustáceos e frutos do mar chilenos. Aproveite para degustar a centolla, espécie de caranguejo gigante que é o carro chefe da maioria dos restaurantes.
A centolla do Mercado Central, Santiago do Chile 2009

Na direção de Lastarria, o Cerro Santa Lucía é na verdade um parque muito lindinho que vale conhecer. Logo na entrada a fonte Netuno rende ótimas fotos. Mas se prepare para a subida íngreme, por escadas estreitas e labirínticas de pedra, passando por jardins, monumentos e estátuas, até o topo. Lá se encontra o Castillo Hidalgo, uma antiga fortaleza espanhola e de onde tivemos a melhor imagem da Cordilheira dos Andes, que se ergue como um paredão no horizonte de Santiago.
Fonte Netuno, Cerro Santa Lucía

A Cordilheira dos Andes vista do Cerro Santa Lucía

Já no bairro Bellavista o Cerro San Cristóbal, dentro do Parque Metropolitano, é bem maior e mais movimentado. Subimos com o funicular e descemos com o teleférico, em um dia de calor quase insuportável. Mas a água que compramos em uma carrocinha foi praticamente uma recompensa. De tão gelada parecia ter vindo direto dos Andes!!! Como tem coisas simples que marcam as nossas viagens!!! Lá em cima a estátua da Virgem de la Inmaculada Concepción guarda a cidade e a Terraza Bellavista é o lugar ideal para curtir o panorama. A “bela vista”, compreende?!?!
De  funicular ou teleférico, o importante é chegar ao Cerro San Cristóbal!!!
Santiago do Chile 2009

Seguindo pela calle Constituición encontram-se várias lojas, pequenas e bem grandes, de um dos maiores orgulhos do país, o lápis-lazúlli. Esta é uma pedra semipreciosa, azul escura e opaca encontrada no Chile e Afeganistão, e com ela são confeccionados todo tipo de joias e esculturas. Claro que não poderíamos voltar sem alguns regalitos!!!
Calle Costituición com o Cerro San Cristóbal ao fundo

Ainda no bairro Bellavista, conhecemos uma das casas de Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto. Oi, quem?!?! Ahh tá... Pablo Neruda!!! Hoje a Casa Museo La Chascona é um mergulho na vida e na obra do maior poeta chileno, prêmio Nobel de Literatura em 1971. Neruda era um colecionador de tudo o que você pode imaginar, um “coisista” como ele mesmo se denominava, e está tudo disposto de uma forma bem excêntrica nesta casa que tem o formato de um barco. Da lojinha no final da visita você tem vontade de levar todos os livros, figuras, objetos, postais...!!! Tudo que lembre Pablo Neruda!!!
La Chascona, casa do poeta e "coisista" Pablo Neruda
Santiago do Chile 2009

À noite, uma ótima opção para bebericar um Pisco Sour ou um vinho chileno (ou ambos!!!) é o Patio Bellavista. Tem galerias de arte, lojinhas de artesanato e vinhos, livrarias e muitos, muitos bares e restaurantes. Cheio de gente, bem legal!!!
Patio Bellavista, Santiago do Chile 2009

Apesar de Santiago não ser um destino de compras, sempre dá para adquirir algumas “lembrancinhas” em qualquer lugar que se visite, né?! O enorme Shopping Parque Arauco reúne muito mais do que centenas de lojas de marcas famosas, tem também um centro de entretenimento e uma praça de alimentação externa bem concorrida.
Mas impossível falar de compras sem falar da Falabella, Ripley e Paris, as mega lojas de departamento, muito populares em todo o Chile. Simplesmente encontra-se de tudo nelas!!!
Sempre podemos fazer umas comprinhas!!!
Santiago do Chile 2009

Para aqueles produtos típicos e de artesanato, gostamos muito do Pueblito los Dominicos, onde o aglomerado de lojinhas rústicas parece réplica de um pueblo chileno. Porcelanas, cerâmicas, artigos em prata, cobre e lápis-lazúli, ponchos, quadros e muito mais, além de uma área central com alguns cafés. Antes de tudo um ótimo passeio!!!
Pueblito los Dominicos, Santiago do Chile 2009

Como já mencionamos passamos o Réveillon em Santiago e foi nas dependências do nosso hotel que nos divertimos para valer!!! A ceia de Ano Novo foi no restaurante, assistimos a queima de fogos da Torre Entel do alto do prédio e depois dançamos muchoooo no salão de festas!!! Uma banda tocava músicas típicas e latinas, e nos intervalos imperava o regaeton!!! Parecia que só nós três éramos turistas, mas não nos sentimos deslocadas em nenhum momento. A estas horas, definitivamente, já adorávamos o povo chileno.
Chi Chi Chi, le le le, Viva Chile!!! Eles gritavam a toda hora, e nós também!!!
Chi chi chi, le le le, Viva Chile
Santiago do Chile 2009

- Viña del Mar: a cidade litorânea fica cerca de 140 km (1h30min de carro) de Santiago e também é conhecida como Ciudad Jardín. Realmente a cidade é muito bem cuidada, com lindos parques e jardins, o que faz jus a seu apelido. Quando chegamos a Viña (para os íntimos!!!) ainda pairava um nevoeiro que dizem ser bem comum na região pela manhã, mas logo abriu um dia lindo, com um céu muito azul. Ficamos 2 noites hospedadas no Hotel del Mar, bem próximo ao mar, veja só!!!
Relógio das Flores (Reloj de Flores),  Viña del Mar 2009

Na entrada da cidade e próximo à praia uma parada praticamente obrigatória para qualquer visitante é o Relógio das Flores (Reloj de Flores). O mecanismo do relógio foi construído em 1962, quando Viña passou por um processo de embelezamento e de reestruturação para a Copa do Mundo, principalmente da rede hoteleira, gastronômica e de entretenimento.
Calorão e praia lotada!!! Viña del Mar 2009

Os chilenos praticamente se mudam para Viña del Mar nos meses de verão e a cidade fica lotada!!! E nós estávamos ansiosas para chegar à praia, pois fazia aquele calorão e queríamos muito dar nosso primeiro mergulho (da vida!!!) no Pacífico. Para nosso espanto a água quase beira o “congelamento”, devido uma corrente muito fria vinda da Antártida. De nós 3, uma molhou o pé, outra nem isso e a outra quase teve uma parada respiratória (segundo suas próprias palavras!!!) quando se aventurou em um mergulho!!! Mesmo assim muita gente estava tomando banho de mar, totalmente adaptados ao meio!!!
Só que a água do mar é gelada!!! Viña del Mar 2009

A praia de Reñaca fica a 6 km da região central de Viña e fomos até lá caminhando em um passeio bem agradável pelo calçadão a beira mar. De longe já avistávamos os condomínios e hotéis em forma de escada que ficam na encosta do cerro. A praia é uma muvuca só, frequentada por um pessoal mais descolado e praticantes de surf e bodyboard. À noite, também é o local de maior agito, com vários bares, restaurantes e casas noturnas.
Praia de Reñaca, Viña del Mar 2009

Em Vinã tivemos a oportunidade de provar o típico, enorme, barato e delicioso Completo. Nada mais do que um cachorro-quente, porém com dois ingredientes bem inusitados... Palta e chucrute!!! A palta é um purê salgado de abacate (lembra o guacamole) que é muito apreciado pelos chilenos. Em toda lanchonete tem um pote de palta ao lado dos de ketchup, maionese e mostarda!!! Já o chucrute vem da colonização alemã que é bem forte em algumas regiões do Chile. Mas, se preferir, pode pedir sem!!! Para acompanhar, uma cerveja local Escudo, bem gelada!!!
Um Completo completo!!! Viña del Mar 2009
E quem acha que Viña del Mar é só badalação e praia, o interessante Museo de Arqueología e Historia Francisco Fonck abriga uma coleção de objetos de vários povos antigos de todas as regiões chilenas, com destaque para os da cultura Rapa Nui, da Ilha de Páscoa. Inclusive a grande atração do museu fica do lado de fora, um autêntico moai, um dos poucos localizados fora da ilha.
O autêntico moai em frente ao Museo Fonck
Viña del Mar 2009

- Valparaíso: coladinha a Viña del Mar (10 km separam uma da outra), mas totalmente diferente, Valparaíso é a capital legislativa do Chile. Uma cidade portuária com uma geografia muito peculiar. Coragem para enfrentar os mais de 40 cerros sobre os quais a cidade está localizada!!! Mas não se apavore, existem vários ascensores (elevadores) que levam as pessoas da parte baixa da cidade (el plan) até o alto. Uffaaaa!!!
Os cerros e o porto, Valparaíso 2009

Fomos até o Paseo 21 de Mayo, no Cerro Artillería, um dos principais miradores (mirantes) de Valpo(!!!), para conhecer o panorama. De lá é possível ter a dimensão do porto, que além de ser o maior, é o mais antigo do Chile. As casas também chamam a atenção, são antigas e coloridas, em estilo neoclássico, vitoriano e art noveau. Pena que muitas não são bem conservadas, mesmo com o casario antigo e toda a área histórica de Valparaíso sendo considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, desde 2003. Aproveite também a feirinha de artesanato que fica bem próxima do mirante.
Casario antigo, Valparaíso 2009

De volta à parte baixa, outro ponto de interesse é a Plaza Sotomayor, principal praça turística da cidade e rodeada de prédios e monumentos históricos. Nela está localizada a sede da Armada Chilena e o Monumento a los Héroes de Hiquique, um mausoléu subterrâneo onde estão enterrados alguns combatentes da Guerra do Pacífico, entre Chile, Bolívia e Peru (1879-1883).
Plaza Sotomayor, Valparaíso 2009

Passamos poucas horas em Valparaíso, mas voltaríamos no dia seguinte para embarcarmos no nosso cruzeiro até o Fim do Mundo!!!
Prontas para zarpar em direção ao Fim do Mundo!!! Valparaíso 2009

Mas esta é outra história!!!