1 de novembro de 2014

Roma e Vaticano, por Alexandre Chini

Olá Amigo & Viajante!!!

Com o tempo as coisas estão tomando forma e o que pensávamos que seria legal para o blog está acontecendo. Estamos muito felizes, pois este é o primeiro post escrito por um colaborador!!!
E não poderíamos falar sobre a Itália sem o parecer de um expert no assunto. Por isso convidamos o nosso querido Amigo & Viajante Alexandre Chini, que a seguir contará para nós um pouco da SUA Roma... E Vaticano também, é claro!!!
 Que este seja o primeiro de muitos Ale!!!

Para este primeiro post, vou me dedicar a Roma, a Cidade Eterna, que vai estar eternamente na minha lista de lugares para ir (já estive lá 6 vezes). Vou escrever para os leitores que nunca estiveram na cidade e indicar primeiramente o básico do básico. Sim, pois se nos dedicarmos a ver uma cidade inteira, seja ela qual for, acabamos por não ver nada. Nem o básico. Para uma primeira viagem à Roma, 3 ou 4 dias são suficientes, pois planejar uma viagem à Itália não é nada fácil. A pessoa vai querer começar no Lago de Como e terminar na Sicília!!! Tudo no mesmo roteiro.

Eis os lugares confirmados, ou imperdíveis:
- Basílica S. Giovanni in Laterano (que é a catedral de Roma, cujo bispo é ninguém menos que o Papa). Basílica Sta. Maria Maggiore, Igreja di S. Pietro in Vincoli (onde está o Moisés do Michelangelo). Coliseu, Fórum Romano, Monumento Vittorio Emanuele II, Campidoglio, Termas de Caracala e Via Appia. Museu do Vaticano (um dos melhores que já conheci). No fim do roteiro do museu, está a Capela Sistina. Basílica de S. Pedro. Subir na cúpula da Basílica (coragem, é chata a subida, mas ao chegar lá, Roma passa a ser mais linda!!!), Praça de S. Pedro, Castel Sant’Angelo. Piazza Navona. Piazza di Spagna, Panteon, Fontana di Trevi, Campo dei Fiori, Piazza del Popolo. Bairro Trastevere. 
Coliseu, Roma 1995 - Foto: Alexandre Chini

Como eu escrevi, indiquei o básico do básico de Roma. Numa primeira olhada parece pouca coisa, mas não é. Cada lugar tem que ser visto com calma. Aconselho conhecer Roma “a pé”!!!  Tem metrô, mas não ajuda muito. Ônibus, taxi, ok, mas não é necessário a meu ver. Durante o passeio o turista vai se deparar com igrejas pra mais de metro, lugares que dá vontade de parar, cafeterias, etc. Sim, Roma é cheia de pequenas atrações que nem os guias de viagem contam, mas que o turista pode achar interessante. Viu, gostou, parou. Essa é a regra. 

Agora a Minha Roma, e coisas que eu fiz por lá:
- Pra quem leu o livro e viu o filme “Anjos e Demônios” do Dan Brown é interessante percorrer os lugares do filme, seguindo o roteiro. Fiz isso numa das minhas idas à Roma. Melhor ainda, errar de igreja (há centenas delas em Roma), à moda mega turista mal vestido, e na dita cuja estar acontecendo um casamento mega elegante... Entrei nada silencioso. Até o padre e os noivos pararam pra me olhar!!! Coisas de Roma.
Castel Sant'Angel, Roma 1997 - Foto: Alexandre Chini

- Audiência do Papa: muito bem, na minha primeira ida à Roma em 1995, fui numa audiência do papa João Paulo II, na Praça São Pedro. Fui por Ele, uma das minhas figuras históricas preferidas. Abstraí que ele Era chefe da Igreja Católica. Pelo Papa argentino, considero ir novamente na próxima viagem.

- Com o passar do tempo, vejo que os lugares confirmados que citei acima me chamam!!! Tipo, venha nos ver novamente. Sentar nas escadas da Piazza di Spagna por bastante tempo e ficar, ficar e ficar por lá... Mesmo nos confirmados sempre acabo descobrindo coisas novas. A Fontana dos Quatro Rios da Piazza Navona estava eternamente sendo limpa, andaimes pra todos os lados. Na penúltima viagem, lá estava Ela, limpa e linda para ser observada. A Fontana di Trevi... Essa, só de ir chegando perto e ouvir o barulho da água já me dá uma emoção. Basílica De São Pedro: horas lá dentro sempre. Coliseu: ainda não terminei de me espantar com ele e sua história. Vou sempre. Via Appia: bem, caminhar por ela é apenas uma grande aula de história, pois por ali o Império Romano circulou com seus soldados.
Cafeteria do Castel Sant'Angel, Roma 2007 - Foto: Alexandre Chini

- Não citei nos confirmados as Catacumbas de San Calisto. Fica um pouco fora de Roma. Se der tempo recomendo. Mas vale à pena. Só de pensar que cristãos perseguidos moravam naquele lugar, é uma coisa meio doida.
- Villa Adriana, fora de Roma também, recomendo se der tempo. Ruínas do tempo do Império Romano extremamente interessantes.
- Na cobertura do Monumento a Vitório Emanuele II tem uma cafeteria* bem legal, com ótima vista da cidade. No Castel Sant’Angelo também tem uma cafeteria* com ótima vista para o Vaticano. Recomendo ambas.
- Como citei antes, na Igreja di San Pietro In Vincoli está o Moisés do Michelangelo. Vou sempre visitar. Ele me cativa de tal maneira que nem sei explicar (como também o Davi, que está na Academia em Firenze). A Pietà, também do Michelangelo, que está na Basílica de São Pedro. Na primeira vez que a vi fui às lágrimas, o que se repetiu em outras vezes. É linda e chocante a expressão dela.
- Capela Sistina: Também sempre entrei nela em eternas obras de restauração. Na última viagem lá estava Ela, linda e restaurada. O que dizer? Não tem o que dizer. Faltam-me palavras. 
Fontana di Trevi, Roma 2008 - Foto: Alexandre Chini

- Igrejas: Viram que eu citei poucas, basicamente as basílicas. Numa oportunidade fui na San Paolo fuori le mura, que é a segunda maior das 4 basílicas papais (as outras 3: São Pedro, San Giovanni in Laterano, Santa Maria Maggiore). Mas em Roma há tantas igrejas que eu sempre procuro conhecer. Fui a muitas já. Elas são lindas e cada uma tem sua história e sua arte. Muitas eram feitas por famílias abastadas, que queriam financiar uma igreja melhor que a do vizinho. A questão das igrejas é simples: Roma é a capital da Cristandade e ponto final. Faz parte de qualquer roteiro por lá, mesmo que você seja um ateu de carteirinha. 

- As minhas praças preferidas: São Pedro, Piazza Navona e Campo dei Fiori. A mais pitoresca é a Campo dei Fiori, pois como diz o nome, há floristas, feirinha de alimentos, gente vendendo de tudo um pouco. Na Piazza Navona há artistas vendendo seus trabalhos. Bem interessante. Praça São Pedro, dispensa comentários. É a minha preferida, gosto de passar por lá nos finais de tarde. 
- Compras: se seu interesse é comprar, roupas por exemplo, vá pra Milão e Firenze. Roma está em outro patamar. Roma é história. Se você sentir falta de uma modernidade, vá no Hard Rock Café. Esse pecado é permitido em Roma. 
- O que e onde comer: se estiver lá pelas bandas do Vaticano, fuja!!! Vá pra outras regiões da cidade. Os restaurantes no entorno do Vaticano não são bons. Se tiver muita fome por lá, coma um panino. Resolve momentaneamente o caso.
Coliseu, Roma 2010 - Foto: Alexandre Chini

No Trastevere tem vários restaurantes, bem legais. Não cito nenhum em específico, mas há vários pra se comer bem!!! Se come muito bem em Roma. Eu gosto dos restaurantes (tem uns 3) na praça do Panteon. Sentar na parte externa e comer sem pressa com aquele cenário!!! (P.S.: pra mim quanto menor melhor. Ou seja, se há turistas num restaurante “X”, procuro um com cara de que seja frequentado mais pelos romanos. Difícil errar).

Minhas preferências: Melão com prosciutto crudo (ou apenas, crudo como eles dizem). Qualquer prato que tenha tartufi (trufas)!!! Já criei meu método: faço uma cara de triste e digo que no meu país não se come trufas (e não se come mesmo). Aí eles se compadecem e capricham na dose. Funciona sempre. Pizza, pizza e pizza!!! Só eles sabem fazer. Comer com a mão, me lambuzar!!! Me farto de pizza. Panini, idem, adoro e como bastante (regime??? Já viram que não). Uma vez fui num restaurante no Trastevere, chamado "Cencio La Parolaccia" (parolaccia = palavrão). Bem engraçado, pois os garçons falam besteiras à vontade. É só você entrar no clima. Comi bem lá.
Na região da Termini também não se come bem. Vá pra outras partes da cidade. Ou então desça a Via Cavour em direção ao Coliseu. Naquela região tem uns restaurantes honestos.
E os gelati (sorvetes)!!! Esses são espetaculares. Recomento os de mirtilli e frutti di bosco. 
Piazza di Spagna, Roma 2013 - Foto: Alexandre Chini

- Quando ir à Roma: desaconselho os meses de verão, pois a cidade é quente, abafada e cheia de turistas. Nas outras épocas do ano fica mais tranquilo. O inverno é bom também.

- Onde ficar: na região da Termini (a estação central de trens). Pois além da estação de trem, as locadoras de carro estão por lá. Lá você tem o “Leonardo Express”, trem que vai até o aeroporto Fiumicino (mas eu prefiro pegar ônibus, é mais rápido). O Metrô passa por lá também, mas o Metrô de Roma não é de muita abrangência na cidade.
Fiquei nas últimas viagens num hotel chamado "Madison". Da porta do hotel você entra na porta da estação. Hotel simples, mas com ótimo café da manhã. Sem maiores exigências.
Uma vez errei a data da reserva e ao chegar, dei com a cara na porta. Eles prontamente me hospedaram em um hotel perto por uma noite, pois nas próximas havia vaga. Foram bem gentis. Aliás, apesar do folclore, eu considero os romanos muito gentis.

- Minha regra em Roma: CAMINHAR!!!! Não faça muitos roteiros, apenas vá conhecendo (pontuando os lugares confirmados que citei). Em cada hotel eles fornecem um mapa super bem elaborado da cidade. Por ele você pode se guiar.

- Meu projeto futuro: Ficar pelo menos 1 mês em Roma, alugar um apartamento, e viver como um romano, sem máquina fotográfica, e esquecer que sou turista.

*Cafeteria Vittorio Emanuele II
Piazza Venezia, 00186 – Roma

*Cafeteria Castel Sant’Angelo
Lungotevere Castello, 50 – Roma


                                                                                      Alexandre Chini


Nenhum comentário:

Postar um comentário