16 de novembro de 2014

Veneza, a Sereníssima

Olá Amigo & Viajante!!!

Partimos, já saudosas, da estação Roma-Termini e em 3h e 45min chegamos a Venezia-Santa Lucia, com o trem de alta velocidade Frecciargento. Mas atenção, não desça em Venezia-Mestre, mais distante e na parte continental de Veneza, a menos que esteja hospedado por lá. O que também desaconselhamos, pois é muito longe da muvuca!!!
Veneza 2014

Bem, chegar de trem a Veneza já é fantástico, pois quando ele sai do continente e entra na área da lagoa parece que simplesmente está “andando sobre as águas”. Mas foi quando saímos da estação, e nos deparamos com aqueles casarões, aquele movimento de gente e de embarcações logo a frente no Grande Canal, que não conseguimos encontrar palavras para definir o que estávamos assistindo!!! Simplesmente é a cidade mais indescritivelmente diferente, única e fotogênica que já conhecemos!!!
Nada se compara a Veneza!!!
"Se eu tivesse que encontrar uma palavra que substituísse música,
eu só conseguiria pensar em Veneza..." Friedrich Nietzsche, Veneza 2014

Por mais de um milênio a cidade foi a capital da Serenissima Repubblica di Venezia, quando era uma das maiores potências comerciais do Mediterrâneo, sendo hoje classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e o segundo destino mais visitado da Itália. Logo, prepare-se para disputá-la, palmo a palmo, com milhares de turistas!!!
Ficamos 2 noites em Veneza, mas se quiser conhecer outras joias do arquipélago como Murano e Burano seria interessante ficar mais um dia.
Canais, pontes, vielas e turistas, Veneza 2014

Depois de muito perambular elegemos o nosso “TOP 5” .

- Sem dúvida, Veneza: A área da Lagoa de Veneza está ocupada por mais de uma centena de pequenas ilhas. Entre elas Veneza, localizada a 4 Km da terra firme e 2 Km do mar aberto, separada por cerca de 170 canais, 400 pontes e milhares de estreitas vielas, todas muito parecidas. O que faz ser bem fácil (e muito bom!!!) se perder pelos seus labirintos. Enquanto se está passeando não tem problema, mas na hora de voltar para o hotel, por exemplo, com certeza vai precisar de um mapa.
"Sobre as águas", Veneza 2014

O transporte é exclusivamente pela água, com ônibus (vaporetto), táxis (lanchas), gôndolas... Presenciamos até um funeral, também aquático. Não tem carros, motos, nem bicicletas. Mas como a região turística é relativamente pequena, a cidade pode ser percorrida tranquilamente a pé. Não andamos nas tão famosas e superfaturadas gôndolas, mas para quem tem este sonho, não abra mão dele. Caminhamos muito, mas muito mesmo, e fotografamos muito também, e isto é o melhor que se tem para fazer por lá. Passamos o tempo flanando sobre pontes, caminhos, vielas...
Sobre as águas, como Veneza!!!
A gôndola e o gondoleiro, Veneza 2014

- Piazza, Basílica e Campanário: A Piazza San Marco é o coração do Centro Histórico e da cidade, e também o seu maior e único grande espaço aberto. Todas as pessoas, caminhos, placas e pombos convergem para lá!!! Como é a parte mais baixa, é o primeiro local que inunda quando chove ou no período de maré alta, a acqua alta.
A praça é rodeada por belas construções como o Palazzo Ducale (residência dos Doges, os antigos governantes de Veneza, hoje um museu), a Antiga e a Nova Procuradoria (o térreo das procuradorias são ocupados por concorridos Cafés), a Casa da Moeda, o Museo Correr (museu municipal) e a Torre dell'Orologio (Torre do Relógio). Mas é a Basilica di San Marco com seu Campanário os mais emblemáticos do local.
Torre dell'Orologio e a Basilica di San Marco
Piazza San Marco, Veneza 2014

São Marcos, antes de partir para Alexandria no Egito e lá fundar uma das mais antigas Igrejas Cristãs, foi discípulo e intérprete de São Pedro. Compondo, a partir de seus relatos sobre os sermões de Pedro, o Evangelho segundo Marcos. De acordo com a crença católica da cidade, em 828 dC, 2 mercadores venezianos adquiriram de forma duvidosa (roubaram!!!) os restos mortais de São Marcos Evangelista, que se encontravam em Alexandria, e o levaram clandestinamente para Veneza.
O Leão de Veneza, representação simbólica de San Marco
Piazzeta San Marco, Veneza 2014

Uma igreja foi construída provisoriamente dentro do Palazzo Ducale para guardar as relíquias, e em 1063 foi erguido o que viria ser a base do atual edifício. Embora a estrutura da basílica não tenha sido muito alterada, sua decoração mudou bastante durante os séculos. Praticamente era impossível um navio chegar do oriente sem trazer peças, colunas, mármores, frisos, mosaicos retirados de construções antigas e destinados a embelezar a basílica. Do lado de fora o imenso Campanário (torre do sino da igreja) de 98,6 metros, coroa o cenário.
O conjunto monumental da Piazza + Basílica + Campanário formam um dos principais cartões postais de Veneza.
Basilica di San Marco (sendo restaurada) e o Campanário
Piazza San Marco, Veneza 2014

O entorno da praça é uma região com muitas bancas de souvenires, lojas de grife, lojas dos famosos vidros de Murano (sim, vidros e não cristais!!!), e de fantasias e máscaras do não menos famoso carnaval de Veneza. Quanto mais afastado da Piazza San Marco mais baratos serão os cafés, bares e restaurantes. Destine um tempo considerável, pois esta região tem muitas atrações bem legais e que valem ser apreciadas com calma.
Máscaras e fantasias do Carnaval de Veneza, Veneza 2014

- Ponte di Rialto: Como já comentamos, Veneza tem centenas de pontes, bem pequenas (que mal passa uma pessoa), cobertas, grandes (que passam várias embarcações ao mesmo tempo), que contribuem para o charme especial da cidade. E por incrível que pareça o Grande Canal (como o próprio nome diz, o maior canal de Veneza) tem apenas 4 a lhe atravessar. No sobe e desce de pontes várias nos chamaram atenção como a Degli Scalzi (dos Descalços, a primeira que vimos, logo a frente da estação ferroviária), dei Sospiri (dos Suspiros, próxima a Piazza San Marco), dell”Accademia (da Academia, cheia de cadeados colocados pelos casais), outras tantas que não fazemos ideia do nome e a famosíssima di Rialto.
Ponte di Rialto, Veneza 2014

Durante muitos anos a ponte do Rialto foi a única forma de atravessar o Grande Canal. Sua primeira versão foi uma ponte flutuante construída em 1181. Com a evolução do mercado do Rialto e o aumento do tráfego fluvial houve a necessidade de uma ponte maior e mais estruturada, sendo a antiga ponte substituída por uma em arco de madeira. Em 1591, a definitiva ponte em pedra, como conhecemos hoje, foi concluída. Ela é formada por duas grandes rampas inclinadas, que se encontram em um pórtico central. Voltadas para o interior há várias lojas e um trânsito intenso de venezianos e turistas.
Ponte dei Sospiri, Veneza 2014

- Hotel Sereníssima: resolvemos incluir o hotel no nosso Top 5 por que encontrar acomodações, digamos razoáveis e que não estourem o seu orçamento, em Veneza não é tarefa das mais fáceis. Os hotéis são beeem caros, o que, como tudo, só piora quanto mais perto da Piazza São Marco. Sempre utilizamos o Booking como buscador de hotéis e nunca tivemos problema. Mas existem outros sites que também parecem ser bem confiáveis como Hotéis.com e Decolar (este só usamos para buscar e às vezes comprar passagens).
Encontramos o Serenissima (que apropriado o nome, né?!) no Booking, distante apenas 5 minutos da Piazza e perto de tudo. Era barato e pelas fotos do site era bonito, descrito como estilo tradicional veneziano!!! Faltava ver pessoalmente se era tudo isto. Não nos decepcionamos!!! Um 2 estrelas bem limpo, simples e ajeitadinho, cama boa, banho bom e com café da manhã servido por uma senhora bem simpática que é a dona do hotel. Pessoal bem cordial e prestativo. O inconveniente é não ter elevador, mas como os hotéis são em casarões e palacetes muito antigos, a maioria não tem. Isto só seria um problema caso tivéssemos que subir com as malas até o nosso 3º andar, depois de já tê-las arrastado por metade de Veneza quando chegamos. Saímos da estação ferroviária já com um mapa nas mãos para poder achar o hotel, pegamos o vaporetto logo em frente, descemos na estação (aquática) Rialto, e fomos quebrando pelas vielas até encontra-lo. O ideal é ter apenas uma mala, a menos que tenha algum serviço de transfer. Pra voltar já sabíamos o caminho.
Estação aquática e o vaporetto, Veneza 2014

- Punta della Dogana di Mare: Atravessando o Grande Canal pela Ponte dell’Accademia chegamos ao bairro do Dorsoduro. Nesta região encontram-se a Academia de Belas Artes de Veneza (ou somente L’Accademia), a Coleção Peggy Guggenhein e a belíssima Basilica di Santa Maria della Salute. A Ponta da Dogana se refere a área triangular onde o Grande Canal se encontra com o Canal Giudecca, bem na extremidade leste do Dorsoduro, na outra margem da Piazzeta San Marco. Já o edifício Dogana da Mar é a antiga casa da alfândega, que hoje abriga um museu.
Vista da Punta della Dogana e Basilica Santa Maria della Salute
Ponte dell'Accademia, Veneza 2014

É um local de exposição de arte contemporânea, de encontro de artistas e de uma das mais belas vistas de Veneza. Ficamos um bom tempo por ali, e quando retornávamos para o lado de San Marco fomos surpreendidas por uma tempestade de verão. O negócio por algum momento ficou meio assustador, pois a água daqueles canais, com as ondas, parecia crescer na nossa frente. Sem contar o banho de chuva sem precedentes!!! Mas logo passou...
Artistas na Punta della Dogana da Mare, Veneza 2014

A estas alturas queríamos muito ir para o hotel nos arrumar, pois era nossa última noite em Veneza. Saímos bem animadas procurando um bar, com outros brasileiros, para assistir ao jogo Brasil e Alemanha pela Copa do Mundo. Mal sabíamos o que estava por acontecer...

No outro dia, com tudo já esquecido afinal estávamos de férias na Itália (ainda bem!!!), rumamos para Florença... Ciao!!!